Uma das principais reclamações dos alunos durante toda a vida escolar é sobre a dificuldade de gerenciar as horas de estudos.

Conseguir manter o foco, ser produtivo com o tempo e fixar bem o conteúdo pode ser complicado, mas com a aplicação de técnicas simples é possível vencer esse desafio.

O Método Pomodoro é um grande aliado de quem deseja turbinar a aprendizagem. Já conhece?

Nesse artigo, vamos explicar essa metodologia e dar dicas de como aplicá-la na rotina do seu filho!

O que é Método Pomodoro?

O Método Pomodoro é uma técnica de gerenciamento do tempo criada pelo italiano Francesco Cirillo em 1988.

Essa metodologia foi desenvolvida enquanto Cirillo estava na faculdade porque ele queria criar ferramentas que aumentassem a sua produtividade. Ela recebeu o nome de Pomodoro, pois o timer que ele usava para controlar as horas tinha o formato de tomate (pomodoro em italiano).

Sua aplicação nos estudos é bem conhecida, mas, sua lógica pode ser expandida para qualquer atividade que exija foco.

Como ele funciona?

O Método Pomodoro consiste em dividir o horário que dispõe para estudar em períodos de 25 minutos de foco total e 5 minutos de descanso.  

A duração de cada momento pode ser adaptada a quantidade de tempo que mais se adequa a necessidade do seu filho. Só é fundamental manter a proporção: cada período estudado deve render a recompensa de 20% de descanso.  

Depois de 4 ciclos a pausa deve ser maior, de 20 a 30 minutos.

O que é preciso para aplicar essa técnica em casa?

Uma das maiores vantagens do Pomodoro é que sua aplicação é muito simples. Basta ter em mãos a lista das tarefas e um marcador de tempo.  

A seguir detalhamos melhor cada etapa para executar a metodologia:

Fase 1 – planejamento

Antes de começar a estudar de fato é preciso entender o que deve ser feito naquele dia. Nesse momento, a sua participação é fundamental, principalmente se o seu filho for mais novo, juntos vocês podem anotar ponto a ponto tudo que ele precisa concluir nas próximas horas.

Por exemplo: passar matéria do dia a limpo, fazer lição de casa de inglês, responder questionário de história, ler 5 páginas do livro de biologia.

Com a lista em mãos basta definir a proporção de estudo e pausa!

Fase 2-  ciclo de foco

O primeiro ciclo deve ser referente a primeira tarefa da lista definida na etapa anterior. Durante os próximos minutos seu filho deve ficar completamente focado na execução dessa atividade sem se preocupar com as outras.

Ao final do horário, ao lado do objetivo, ele deve anotar se concluiu ou se está parcialmente terminado. Assim, quando voltar a estudar fica mais fácil saber exatamente onde parou.

Fase 3- descanso

Aproveitar o tempo livre é fundamental para fixar o conteúdo e se manter motivado. Qualquer ação curta funciona. O objetivo principal é interromper o período de concentração e ajudar o estudante a relaxar.

Fase 4- novo ciclo de foco

É só seguir avançando na lista! Caso a atividade passada não esteja totalmente terminada é importante começar por ela. O estudante só deve começar outro tópico quando encerrar o objetivo anterior.

Por mais alguns ciclos é só seguir essa lógica de divisão do tempo.

Fase 5 – pausa longa

Após encerrar 4 ciclos de estudos é hora de ter um descanso mais longo.

Nesses instantes, seu filho não deve começar nada que exija grande esforço intelectual. Ver um episódio da série favorita (se ela for curtinha) ou fazer atividade física são excelentes opções para a descompressão.  

Fase 6 – auto avaliação

Esse é o momento de entender o que funcionou no dia de estudos. Conferir se todas as metas inicias foram concluídas, quais atividades de descanso fizeram o aluno se sentir mais bem disposto, se alguma distração atrapalhou, dentre outros tópicos.

Desse modo é possível compreender exatamente quais estratégias de estudo são mais adequadas para a necessidade da criança. Com o passar dos dias, ela vai conhecer melhor seus hábitos e conseguir ajustar a rotina, aumentando a produtividade.

Como usar o tempo livre?

As pausas são muito importantes para o sucesso do método pomodoro, por isso, é importante levá-las a sério.

O período de descanso permite que seu filho consiga relaxar, por sua vez, a diminuição da tensão traz mais disposição. Assim, no próximo ciclo em que ele precisar estudar estará mais atento, conseguindo prestar atenção completa na matéria.

As pausas menores são ótimas para o aluno beber água, brincar com o pet, caminhar um pouco pela casa, ouvir música ou ver um clipe. Qualquer atividade curta funciona bem. Já durante os intervalos maiores ele pode fazer alongamentos, desenhar, preparar um lanche rápido ou até tirar um cochilo.

O principal é não negligenciar esses instantes nem preenchê-los com outras atividades que demandam muito esforço mental.

Benefícios do Pomodoro:

No livro “A técnica Pomodoro: sistema de gerenciamento de tempo que mudou a forma como trabalhamos”, algumas das principais vantagens desse método segundo Cirillo são:

-desenvolver autonomia;

-diminuir ansiedade;

-reforçar a motivação;

-melhorar a concentração;

-ensinar a focar em uma atividade por vez;

-aumentar a produtividade;

-melhorar a relação com os estudos;

-trabalhar a habilidade de entender o que é prioridade.

A tecnologia pode ajudar!

Tem sites como o Pomodoro Timer que reúnem tudo que seu filho precisa para colocar o método em prática. Basta escrever as metas diárias, definir um tempo para o timer e começar a estudar. É super simples!  

Se o aluno precisar bloquear a notificação de aplicativos de celular para focar melhor, o app Focus Me é uma boa opção, pois além de ter o temporizador ele não deixa os aplicativos enviarem mensagens enquanto está em uso.

Continue acompanhando o Blog do Plurall para receber dicas atualizadas sobre educação e técnicas de aprendizagem. Leia também o nosso post sobre: Aula de reforço, quando é necessário?