Central de Ajuda

Alunos

Dicas Técnicas: como melhorar sua experiência Plurall

Com o fechamento temporário das escolas, alguns usuários estão experimentando dificuldades em acessar o Plurall, especialmente lentidão.

Este guia explica como melhorar a performance do seu computador, tablet ou celular, garantindo a qualidade da sua experiência Plurall.

Como acessar o Plurall por uma aba anônima e evitar sair automaticamente de suas contas pessoais ?

O recurso de aula online do Plurall utiliza uma ferramenta do Google e para que tudo funcione perfeitamente você precisa acessá-lo por uma conta Google criada pelo Plurall (não se preocupe com login e senha, esse acesso é automático através do seu acesso ao Plurall). Quando você abre uma aula online você entrará automaticamente em sua conta Google Plurall e se estiver logado em outras contas naquele navegador você será deslogado. Para evitar que isso ocorra e te dar mais praticidade, sugerimos que você utilize o Plurall em uma aba anônima, permitindo assim o uso de mais de uma conta Google ao “mesmo tempo”.

O acesso a aba anônima é diferente para cada navegador e sistema operacional que você utilize. Dá uma olhadinha abaixo, procure pelas ferramentas que você usa e veja como fazer:

Google Chrome

Windows: aperte as teclas CTRL + SHIFT + N

Mac: aperte as teclas ⌘ + SHIFT + N

Mozilla Firefox

Windows: aperte as teclas CTRL + SHIFT + P

Mac: aperte as teclas ⌘ + SHIFT + P

Safari

Mac: aperte as teclas ⌘ + SHIFT + N.

*recomendamos a escolha do Google Chrome para a utilização do Plurall

Ao abrir a sua aula, observe no canto superior direito o que login estará usando um e-mail “@escola.plurall.net”. A partir desse momento você também poderá usar outros recursos Google em suas aulas, basta acessá-los nessa mesma “aba anônima”.

Minha câmera não funciona no Hangouts. O que devo fazer?

Quando você acessar a sala do Hangouts, precisa permitir o uso da câmera e do microfone. Saia e entre novamente para ter certeza de que permitiu o uso. ;-)

Verifique também se a sua câmera não está em uso em outro programa, isso pode impedir o uso correto da câmera no Hangouts.

No Google Chrome, você pode configurar para permitir automaticamente, perguntar (recomendado), ou bloquear os uso da câmera e do microfone em cada site que precise desses dispositivos.

Clique nos três pontinhos no canto superior direito do navegador e em "Configurações". No menu lateral esquerdo, vá em "Privacidade e Segurança". Clique no site do Google Meet se quiser mudar as configurações desse ambiente.

Qual a configuração mínima para acessar o Google Meet no Plurall?

Os requisitos mínimos são: ter câmera, microfone e uma conexão estável com a internet.

Mais detalhes podem ser vistos no próprio site do Google, clicando aqui.

O Google Meet funciona no celular?

Os alunos podem sim acessar as aulas online pelo celular. Nos celulares, será solicitado que o aluno instale o aplicativo Meet. Assista nesse vídeo como é realizado esse acesso pelos alunos.

Já os professores deverão fazer o acesso pela web, em computadores.

Sou aluno, como faço para acessar o Hangouts e a aula do meu professor?

Para acessar uma aula virtual, siga os seguintes passos:

  • Acesse o Plurall;
  • Na página inicial, clique em "Aula Digital (Hangouts Meet)";
  • Selecione o professor que criou a aula;
  • Clique sobre o nome da aula.

Pronto! Você já está conectado ao Hangouts. Não se esqueça de permitir câmera e áudio e de adicionar o seu nome para entrar na aula.


Preciso de uma conta Google para acessar o Hangouts?

Não. Como o Google Hangouts foi integrado ao Plurall, você pode acessá-lo com a mesma conta que acessa o Plurall. Não precisa nem sair da plataforma, é só clicar em "Aula digital (Hangouts Meet)" ou entrar no Maestro e clicar em "Aula digital (Hangouts Meet)".

Meu professor me mandou uma atividade dissertativa no Maestro. Posso responder mandando uma foto do meu caderno?

Não, ainda não é possível enviar arquivos como resposta de atividade no Maestro.

Posso realizar as atividades e visualizar os materiais do Plurall Maestro pelo celular/tablet?

Sim, os alunos podem acessar todo o conteúdo enviado pelos professores pelo aplicativo em celulares e tablets, Android e IOS.

Lembre-se sempre de manter o aplicativo em sua versão mais atualizada, assim você terá acesso a todas às novidades e evitará problemas que já foram corrigidos!

Posso acessar o Matific pelo celular?

O acesso pelo celular é restrito aos alunos. Eles devem acessar pelo aplicativo da Matific e optar por "Login de usuário - Somos" (não é possível acessar diretamente pelo aplicativo do Plurall).

O aluno será direcionado para a página do Plurall, onde deverá inserir o seu login e senha. Na sequência, ele será redirecionado para a Matific.

Observação: o aplicativo não está disponível para professores e coordenadores. Apenas para alunos.

Se ainda tiver dúvidas, veja nesse vídeo como é realizado o acesso dos alunos à Matific.

Não lembro a senha para entrar na plataforma. O que faço?

Você pode clicar no botão “Esqueci a Senha” presente na tela de login. Você vai receber um código no seu e-mail cadastrado para recuperar a senha na plataforma.

Ah! Fique atento ao seu lixo eletrônico/spam para ver se o e-mail do Plurall não caiu por lá, ok?

Caso você seja um aluno que não cadastrou um e-mail para recuperar a senha, entre em contato com a sua escola.


Sou aluno, como faço para acessar o Plurall?

Caso sua escola utilize um dos sistemas de ensino, como Anglo, pH, Ético, Maxi, Ser ou Geo, ou seja parceira nos livros didáticos da Ática, Scipione ou Saraiva, você receberá de sua escola um login e uma senha para entrar no Plurall. Sua escola escolherá o meio pelo qual lhe entregará o login e a senha, por exemplo, via email, aplicativo de comunicação da escola, entrega física, entre outros.

Após receber seu login e senha, você poderá acessar o Plurall pela web, através do site https://login.plurall.net/login, ou baixando o App pela loja de aplicativos do seu dispositivo: App Store, no caso de uso em iPhone ou iPad, ou Play Store, no caso de celular ou tablet Android.

Veja o tutorial.

Caso não tenha recebido login e senha, entre em contato com a Secretaria ou Coordenação Pedagógica de sua escola.

Caso sua escola não utilize um dos sistemas de ensino acima mencionados, e também não seja par, mas adote um dos livros didáticos das editoras Ática, Scipione ou Saraiva que estão disponíveis no Plurall, na contracapa do livro você encontrará um código de acesso. Entre no site https://www.plurall.net/, clique em CADASTRAR e preencha os campos necessários.

Quem pode acessar o Plurall?

O Plurall está disponível para alunos, responsáveis, professores e demais integrantes da equipe escolar (Diretores, Coordenadores, Auxiliares de Coordenação etc) que utilizam os sistemas de ensino Anglo, pH, Ético, Maxi, Ser, Geo e também para escolas par, que utilizam o portfólio de obras didáticas das editoras Ática, Scipione e Saraiva.

Se a sua escola não faz parte desse grupo, mas tem interesse em fazer, fale com a gente através do faleconosco@somoseducacao.com.br!

Caso você tenha um livro didático das editoras Ática, Scipione ou Saraiva que contenha o código de acesso ao Plurall na contracapa, você terá acesso a algumas funcionalidades da plataforma. Caso sua escola tenha interesse em utilizar todas as funcionalidades disponíveis, fale com a gente também através do faleconosco@somoseducacao.com.br.

O que é o Plurall?

O Plurall é uma plataforma educacional acessível a qualquer hora e em qualquer lugar.  As ferramentas do Plurall propiciam um ambiente de aprendizagem único, não apenas por ser virtual, mas pelas possibilidades de adaptação das metodologias de ensino.

Entre os benefícios que a utilização do Plurall proporciona, podemos destacar:

  • Criação de possibilidades para que o professor gere conexão com o aluno, mesmo em contextos de distância física;
  • Possibilidade de acompanhamento individual, contínuo e identificação rápida das lacunas de aprendizagem dos alunos;
  • Incorporação da linguagem digital para o dia a dia escolar de maneira significativa;
  • Desenvolvimento do protagonismo dos alunos.

Já são mais de 2,5 mil escolas, 53 mil professores e 800 mil alunos compartilhando dessa experiência educacional. 😀

Professores

É possível cancelar o envio de atividade/material no Maestro? E apenas para um aluno?

É possível cancelar o envio de uma atividade ou material para todos os alunos para quem foi enviado(a). Veja como e fique atento a alguns detalhes:

Para cancelar, entre em "Maestro" > "Minhas Turmas". Escolha a turma para a qual enviou a atividade que irá cancelar.

  1. Se na configuração de envio, você escolheu aplicá-las para a "Lista de Conteúdos", você poderá clicar nos três pontinhos à direita do título da lista e em "cancelar envio", o que cancelará o envio de todos os conteúdos da lista de uma vez. Alternativamente, você poderá clicar no título da lista para ver todos os conteúdos e nos três pontinhos à direita de cada um e clicar em "cancelar envio" apenas dos conteúdos que deseja remover da lista.
  2. Se na configuração de envio, você escolheu "Individualmente para cada conteúdo da lista", você deverá cancelar o envio de cada conteúdo. Clique para entrar na lista e nos três pontinhos à direita de cada conteúdo, clique em "cancelar envio".
  3. Não é possível cancelar o envio para apenas um aluno. O cancelamente do envio da atividade implica no não recebimento por parte de todos os alunos que foram selecionados anteriormente para receber. Ao pedir para cancelar, aparecerá o seguinte aviso:

Dicas Técnicas: como melhorar sua experiência Plurall

Com o fechamento temporário das escolas, alguns usuários estão experimentando dificuldades em acessar o Plurall, especialmente lentidão.

Este guia explica como melhorar a performance do seu computador, tablet ou celular, garantindo a qualidade da sua experiência Plurall.

Como acessar o Plurall por uma aba anônima e evitar sair automaticamente de suas contas pessoais ?

O recurso de aula online do Plurall utiliza uma ferramenta do Google e para que tudo funcione perfeitamente você precisa acessá-lo por uma conta Google criada pelo Plurall (não se preocupe com login e senha, esse acesso é automático através do seu acesso ao Plurall). Quando você abre uma aula online você entrará automaticamente em sua conta Google Plurall e se estiver logado em outras contas naquele navegador você será deslogado. Para evitar que isso ocorra e te dar mais praticidade, sugerimos que você utilize o Plurall em uma aba anônima, permitindo assim o uso de mais de uma conta Google ao “mesmo tempo”.

O acesso a aba anônima é diferente para cada navegador e sistema operacional que você utilize. Dá uma olhadinha abaixo, procure pelas ferramentas que você usa e veja como fazer:

Google Chrome

Windows: aperte as teclas CTRL + SHIFT + N

Mac: aperte as teclas ⌘ + SHIFT + N

Mozilla Firefox

Windows: aperte as teclas CTRL + SHIFT + P

Mac: aperte as teclas ⌘ + SHIFT + P

Safari

Mac: aperte as teclas ⌘ + SHIFT + N.

*recomendamos a escolha do Google Chrome para a utilização do Plurall

Ao abrir a sua aula, observe no canto superior direito o que login estará usando um e-mail “@escola.plurall.net”. A partir desse momento você também poderá usar outros recursos Google em suas aulas, basta acessá-los nessa mesma “aba anônima”.

Quero enviar minha aula para um aluno que faltou. Onde encontro os vídeos?

O Hangouts cria uma "conta Google-Plurall" para todos os professores que acessam o recurso. E o vídeo das aulas gravadas fica salvo no Google Drive dessa conta nova.

Para encontrar o vídeo:

  • Digite drive.google.com
  • E você já encontra o arquivo das suas aulas.

ATENÇÃO: caso você tenha uma conta Google pessoal, ou outras contas no seu navegador, é importante que você saia de todas essas contas antes de iniciar a sua aula no Hangouts. Assim, o Google vai conseguir gravar a sua aula e armazená-la sem conflitos.

Como gravo as aulas para compartilhar com os alunos depois?

Quando você estiver conectado na sua aula, você pode clicar nos três pontinhos do lado direito e clicar em "Gravar a reunião".

A gravação é indicada no canto superior da tela, em um ícone vermelho.

ATENÇÃO: é importante lembrar de "interromper a gravação" depois de finalizar a aula, senão o arquivo do vídeo não é gerado corretamente.

Minha câmera não funciona no Hangouts. O que devo fazer?

Quando você acessar a sala do Hangouts, precisa permitir o uso da câmera e do microfone. Saia e entre novamente para ter certeza de que permitiu o uso. ;-)

Verifique também se a sua câmera não está em uso em outro programa, isso pode impedir o uso correto da câmera no Hangouts.

No Google Chrome, você pode configurar para permitir automaticamente, perguntar (recomendado), ou bloquear os uso da câmera e do microfone em cada site que precise desses dispositivos.

Clique nos três pontinhos no canto superior direito do navegador e em "Configurações". No menu lateral esquerdo, vá em "Privacidade e Segurança". Clique no site do Google Meet se quiser mudar as configurações desse ambiente.

Dois professores podem criar aulas ao mesmo tempo no Hangouts? E o aluno pode entrar nas duas ao mesmo tempo?

Sim, dois professores podem criar aulas ao mesmo tempo, não temos controle sobre isso, assim como qualquer pessoa pode criar duas salas de Hangouts ao mesmo tempo.

O aluno também pode acessar as duas aulas, mas para o aprendizado não vai funcionar. Uma dica é alinhar com toda a equipe escolar um cronograma de aulas e montar uma agenda com os alunos, evitando conflitos. ;-)

Como entrar na conta Google integrada?

Ao entrar no Maestro e em Aula Digital, seu navegador entrará na conta Google integrada automaticamente. Se você já possui uma conta google e não gostaria que ela fosse "deslogada" de seu navegador, sugerimos usar uma aba anônima para usar o Plurall.

É possível usar o caderno/livro digital durante a aula online?

Sim! Você pode usar o caderno ou o livro digital durante a exibição de sua aula. Já na tela do Meet, no canto direito inferior da tela clique em "Apresentar agora" e escolha "Uma Guia do Chrome" para exibir a tela do navegador em que o Plurall está aberto. A partir desse momento, seus alunos já estarão vendo a tela do seu navegador do Plurall. Vá até o livro ou caderno digital que deseja exibir e navegue normalemente.

Você também poderá usar o "Modo Aula" dentro do livro ou caderno digital. O "Modo Aula" é uma forma para você utilizar os livros/cadernos digitais como uma lousa. Ao final da aula, todas as anotações são descartadas, evitando que a ferramenta trave e fique sobrecarregada.

 


Consigo "silenciar" um aluno que esteja atrapalhando a aula?

Sim, você pode desabilitar o microfone do aluno.

Durante a aula, alguns alunos podem deixar o microfone ativado/aberto e os sons externos ou o próprio barulho do aluno pode desviar a atenção da turma e atrapalhar a sua aula. Caso isso aconteça, identifique a fonte do ruído observando na lista de participantes qual aluno está com o microfone habilitado.

Os símbolos que indicam o status do microfone estão destacados e identificados na imagem abaixo:

Após identificar quais alunos estão com os microfones habilitados, você pode selecionar em cada aluno a opção que força o desligamento do microfone. Caso o aluno precise participar e falar alguma coisa, ele conseguirá reabilitar o microfone normalmente.

Consigo dar a mesma aula, ao mesmo tempo, para turmas diferentes?

Consegue por um caminho diferente do Hangouts. Veja os passos abaixo:

  • Inicie ou agende a aula com uma das turmas.
  • Quando a aula é iniciada ou agendaa, um link do Hangouts é gerado.
  • Copie esse link e envie aos alunos das outras turmas pelo Maestro, criando um material.
  • Na descrição do material, explique qual o dia e horário da aula, e os alunos com esse link poderão entrar.

Sou professor mas não estou recebendo as solicitações de entrada dos meus alunos na aula digital. O que devo fazer?

Provavelmente você está com outra conta Google logada ao mesmo tempo.

  • Tente criar a aula novamente numa aba anônima do navegador (é só apertar ctrl + shift + N no Google Chrome).
  • Ou verifique se você não está com a sua conta pessoal ativa. Caso esteja, deve sair de todas as contas vinculadas e tentar acessar novamente.

Sou professor, como faço para criar uma aula síncrona/aula online usando o Google Meet no Plurall?

Você pode criar uma aula da seguinte forma:

  • Acesse o Plurall;
  • Clique em "Aula Digital (Google Meet)";
  • Clique em "+ Criar nova aula";
  • Preencha as informações de nome e dia/horário de início.

Após seguir esses passos, você pode iniciar a aula imediatamente ou, caso tenha informado outro dia/horário para a sua aula, salvar.

Ainda com dúvidas? Assista o nosso passo a passo clicando aqui.

Sou professor, sempre vou precisar aprovar a entrada dos alunos na minha aula?

Sim, o professor precisa aprovar todas as entradas na aula digital.

Posso trocar a nota ou corrigir novamente uma atividade de um aluno?

Sim. Em "Minhas Turmas", localize a atividade que deseja alterar a nota. Clique na atividade, depois no nome do aluno. Abrirá a tela de correção novamente, onde você poderá colocar uma nova nota e comentário.

Consigo ter um controle da presença dos alunos nas minhas aulas pelo Hangouts?

Por enquanto não, mas será possível no futuro, ainda sem data prevista. Uma sugestão é o professor tirar um screenshot da tela com a lista de alunos presentes.

Qual a configuração mínima para acessar o Google Meet no Plurall?

Os requisitos mínimos são: ter câmera, microfone e uma conexão estável com a internet.

Mais detalhes podem ser vistos no próprio site do Google, clicando aqui.

Meu aluno pode copiar o link da aula e enviar para um amigo dele que não é aluno da escola?

Pode, mas o professor precisa aprovar os alunos que irão participar da chamada. Assim, mesmo que os alunos compartilhem o link com amigos, não assistirão à chamada se o professor não o aprovar.

Cabe ao professor fazer a moderação de quem pode e quem não pode assistir e, se por acaso alguém que não é o seu aluno entrar na sala, você também consegue remover essa pessoa.

O Google Meet funciona no celular?

Os alunos podem sim acessar as aulas online pelo celular. Nos celulares, será solicitado que o aluno instale o aplicativo Meet. Assista nesse vídeo como é realizado esse acesso pelos alunos.

Já os professores deverão fazer o acesso pela web, em computadores.

Quantos alunos cabem em uma sala virtual do Hangouts?

O limite comum é 100, mas o Google aumentou a capacidade para 250 até julho deste ano. Aproveite!

Posso criar uma aula online para testar a plataforma, mas sem os alunos participarem?

Pode sim :)

Os alunos não receberão nenhuma notificação na hora que a aula for criada, portanto, você pode criar e salvar quantas aulas quiser para testar a plataforma e se familiarizar com os recursos.

Clique aqui para ver o nosso material de boas práticas para as aulas online para ficar por dentro de todas as dicas ;)

Como consigo compartilhar uma apresentação ou tela no Google Meet?

Quando você estiver conectado na sua aula, você pode clicar no botão "Apresentar agora" e escolher se deseja compartilhar a tela inteira ou uma janela específica.

Caso escolha uma janela específica, você vai ver todas as opções que estão abertas no seu computador e pode escolher aquela que deseja compartilhar com os alunos.

Sou professor e agendei uma aula no Hangouts. Os meus alunos recebem uma notificação pelo aplicativo?

Não, por enquanto cabe ao professor alinhar o horário das aulas com os alunos.

Eles recebem notificação quando você envia um conteúdo, mas não quando agenda ou inicia uma aula.

Como mudar o layout da tela de visualização dos alunos no Meet?

O Hangouts Meet trabalha com alguns layouts padrão para exibir os participantes da chamada. Você pode alterar o layout clicando nos três pontinhos do canto inferior direito e depois em “Alterar layout”.

Os layouts padrões do Hangouts Meet são:

  • Automático: o Meet escolhe o layout por você;
  • Blocos: mostra até 16 pessoas quando não há uma apresentação;
  • Destaque: mostra a apresentação, o apresentador ativo ou o feed fixado ocupando toda a janela;
  • Barra lateral: mostra o participante ativo ou a apresentação com outros participantes na lateral.

O aluno consegue trocar o nome durante a aula no Meet?

Primeiro, precisamos considerar que há três possibilidades de acesso do aluno ao Meet:

1.    Aluno possui uma conta Google vinculada ao Plurall.

2.    Aluno possui uma conta Google pessoal.

3.    Aluno não possui uma conta Google.

Quando o aluno usa uma conta Google pessoal, o nome que aparecerá no Meet será o mesmo usado em sua conta Google. Ao usar a conta Google vinculada ao Plurall, o nome é o mesmo que aquele cadastro no Plurall.

Caso o aluno acesse no computador e sem utilizar uma conta Google, deverá preencher um campo com seu nome para solicitar permissão para entrar na sala.

(No celular, o uso de uma conta Google é obrigatório).

Em nenhum dos casos, o aluno conseguirá trocar o nome que aparece para o professor durante a aula sem sair da sala.

No entanto, é importante estar atento a um detalhe que diz respeito ao segundo caso: aluno com conta Google pessoal. Para esses casos, o professor deverá aprovar a entrada do aluno apenas uma vez. Se o aluno sair e entrar na sala do Meet, o professor não precisará aprovar novamente, ainda que o aluno tenha trocado o nome de sua conta pessoal.

Alunos com conta Google vinculada ao Plurall precisam abrir um chamado para nossa equipe, caso queiram trocar o nome que aparece para o professor no Meet. E para o último caso, alunos sem conta Google, cada vez que saem da sala e tentam entrar novamente, o professor deverá autorizar.

Preciso de uma conta Google para acessar o Hangouts?

Não. Como o Google Hangouts foi integrado ao Plurall, você pode acessá-lo com a mesma conta que acessa o Plurall. Não precisa nem sair da plataforma, é só clicar em "Aula digital (Hangouts Meet)" ou entrar no Maestro e clicar em "Aula digital (Hangouts Meet)".

Sou professor, tenho acesso ao Maestro mas tenho dúvidas sobre sua utilização. Onde encontro mais informações?

Para saber mais, consulte os vídeos disponíveis dentro da plataforma, na aba “Tutoriais”. Lá você encontra vídeos sobre o Maestro e pode entender melhor todos os recursos da plataforma.

Caso tenha alguém atrapalhando minha aula, consigo remover?

Caso você identifique um aluno que está atrapalhando o andamento da aula ou algum usuário que não deveria estar na sua aula, você poderá removê-lo da sala. Para isso, siga os passos a seguir:

Quando você remover um usuário que entrou com sua permissão, ele precisará de uma nova permissão para entrar na sala. Caso seja uma pessoa não identificada, tenha atenção às solicitações e não aprove a entrada.

Confira sempre o nome e a foto do usuário antes de aprovar. Caso não reconheça, clique em "negar".

Como vejo o desempenho dos alunos nas atividades que enviei pelo Maestro?

O Maestro conta um relatório bem completo das atividades que você, professor, enviar.

Você pode checar os alunos que receberam, visualizaram e fizeram sua atividade, e também pode mapear quais as respostas que eles mais deram. É uma ótima forma de identificar qual conteúdo da sua aula não foi bem assimilado ou causou alguma confusão entre os alunos.

  • Na aba Minhas Turmas, selecione a turma que recebeu o seu conteúdo.
  • Clique na atividade/material.
  • As informações aparecem em duas abas: uma geral, com o desempenho naquela atividade, e a aba alunos onde você pode ver o desempenho individual de cada aluno.

    Para saber mais, assista ao nosso tutorial: Relatórios de atividades e materiais do Maestro
Criei um conteúdo mas meus alunos não receberam. O que eu faço?

A criação de um conteúdo não significa o envio automático aos alunos.

O Maestro tem duas etapas separadas: a criação do conteúdo e o envio desse conteúdo para os alunos. Quando você, professor, criar um conteúdo, a plataforma vai salvá-lo e você pode voltar para localizar a qualquer momento. Só depois de localizá-lo, podemos iniciar o processo de envio aos alunos.

  • Busque pelo conteúdo que deseja enviar aos alunos e, ao encontrá-lo, clique na setinha verde do lado direito.
  • O primeiro passo será selecionar as turmas e alunos que vão receber esse conteúdo. Você pode mandar o seu conteúdo para uma turma inteira ou para alunos específicos.
  • O segundo passo será configurar o envio. Você pode determinar um período para aquele conteúdo ficar disponível, um tempo de resposta para as atividades e se o aluno vai visualizar ou não o gabarito.
  • Ao final do processo, clique em Enviar.

Que tal dar uma olhadinha se você, de fato, fez o envio?

Enviei uma atividade dissertativa para os meus alunos, ela também será corrigida automaticamente pelo Maestro?

Não. No caso de atividades dissertativas, você professor verá um alerta no Maestro, em Minhas Turmas, informando que existe uma atividade pendente de correção. Você poderá analisar a resposta do aluno, atribuir uma nota, um comentário se desejar, e poderá disponibilizar uma nova tentativa para o aluno responder.
Para saber mais detalhes sobre a correção de questões dissertativas, assista ao tutorial: Como corrigir questões dissertativas no Maestro


Sou professor e não vejo todas as minhas turmas no Maestro. O que eu faço?

Veja se todas as suas turmas estão vinculadas ao seu perfil.

  • Clique em Minha Conta e depois em Dados Escolares;
  • Veja se as turmas estão selecionadas corretamente;
  • Se faltar alguma informação, clique no botão Editar Turmas para completar.
Posso enviar vídeos para os meus alunos pelo Maestro?

Pode. Você consegue anexar um vídeo no momento de criar um material.

O limite máximo do arquivo são 10mb, mas caso o seu vídeo ultrapasse esse tamanho, sugerimos hospedá-lo em um site, como o YouTube ou o Vimeo e disponibilizar o link para os alunos. Nesse caso sugerimos que você coloque o vídeo como "não-listado", assim ele não será encontrado por outros usuários do YouTube, apenas as pessoas que tiverem o link terão acesso.

Se você está começando nesse mundo digital e precisa de apoio para colocar o vídeo no YouTube, veja as orientações neste link.

Para saber mais, assisita ao nosso tutorial: Como usar o Plurall para aulas on-line

Onde encontro o banco de questões do Plurall?

O banco de questões do Plurall fica dentro do Maestro e lá você encontra conteúdos relacionados ao livro usado na escola, a vestibulares e provas do ENEM e conteúdos extras. Você pode usar os filtros de ano/série e disciplina para refinar a sua busca e encontrar o que precisa.

Como posso criar um conteúdo no Plurall?

A ferramenta para criação de conteúdos dentro do Plurall é o Maestro.

Lá, você pode criar atividades objetivas, dissertativas, instruções para um projeto e também pode mandar materiais personalizados, compartilhando PDFs, links externos da internet, vídeos e qualquer outro material que seus alunos possam aproveitar.

  • Acesse o Plurall e clique na aba Maestro
  • No menu esquerdo, clique na aba Meus Conteúdos
  • Do lado direito da tela, clique no botão Meus Conteúdos. Aqui é onde você escolhe se quer criar uma atividade ou um material.
  • Escolha que tipo de conteúdo você deseja criar e complete as informações de enunciado, instruções, etc.
Posso acessar o Plurall Maestro pelo celular?

Priorizamos o trabalho de desenvolvimento das funcionalidades do Plurall Maestro para a web, pois a criação de atividades e busca no banco são mais confortáveis com telas maiores, além disso a maioria dos professores trabalha por computador notebook.

Caso você precise acessar pelo celular ou tablet, você poderá acessar abrindo o navegador do seu dispositivo. Recomendamos que você utilize o navegador Google Chrome para ter uma melhor experiência :)

Sou professor de música, informática, teatro e outras disciplinas que não tem material na plataforma. Posso ter acesso ao Plurall?

Pode! Você que é professor de música, informática, teatro, educação física e outras disciplinas que não possuem material no Plurall pode ser cadastrado e vinculado para utilizar o Maestro.

Você terá acesso a todas as funcionalidades do Maestro:

  • Criação de conteúdos de autoria;
  • Acesso aos banco de questões do Plurall;
  • Envio de atividades e materias para seus alunos;
  • Acesso aos relatórios de desempenho e participação dos alunos nas atividades;
  • Criação de aulas virtuais através do Hangouts Meet.

Lembrando que você precisa fazer parte de uma escola que utilizam os sistemas de ensino Anglo, pH, Ético, Maxi, Ser, Geo ou uma escola par, que utiliza o portfólio de obras didáticas das editoras Ática, Scipione e Saraiva, ok? ;-)

Quem pode acessar o Plurall Maestro?

Professores, coordenadores e alunos.

Os professores podem acessar para criar conteúdos, enviar conteúdos aos alunos e checar relatórios. Os coordenadores podem acessar para checar relatórios e verificar, turma a turma, os conteúdos que foram enviados pelos professores. E os alunos podem acessar para ver os materiais enviados pelos professores e fazer as atividades propostas.

O que é o Matific? Como utilizar?

A Matific é uma plataforma de Matemática online, que trabalha com alunos desde a Educação Infantil, a partir dos 4 anos, até o 6º ano do Ensino Fundamental. Com atividades lúdicas e interativas, a plataforma estimula a autodescoberta e permite que os alunos se envolvam em situações concretas, levando-os a analisar o problema desenvolvendo o pensamento estratégico e uma capacidade crescente e sofisticada de pensamento lógico.

A Matific é uma parceira do Plurall e o acesso esta integrado no Plurall. Para saber se sua escola tem acesso a esse serviço consulte o seu assessor pedagógico!

Para conhecer mais sobre a ferramenta, assista aos nossos vídeos:


Quem tem acesso ao Matific?

Para apoiar as escolas no ensino remoto, o Plurall esta liberando a integração com a Matific até o dia 30/09, para os usuários das turmas de Educação Infantil, Fundamental 1 e 6º ano, das escolas parceiras. O acesso pode ser realizado por coordenadores, professores e alunos que estiverem devidamente cadastrados no Plurall em turmas dessas séries.

Para que o acesso à Matific ocorrá é importante conferir os seguintes pontos:

  1. Alunos: devem estar dentro de uma turma elegível ao uso. Se o aluno for retirado da turma, perderá o acesso.
  2. Professores: precisam estar vinculados às turmas elegíveis ao uso. Se o professor se desvincular de turmas elegíveis, perderá o acesso. (Caso você não esteja na turma correta, clique aqui para ver como se vincular a uma turma no Plurall)
  3. Coordenadores: estar em escolas com turmas elegíveis ao uso e estar selecionado o nível de ensino Infantil, Fundamental I ou Fundamental II (e tenha turmas desse nível).

Posso acessar o Matific pelo celular?

O acesso pelo celular é restrito aos alunos. Eles devem acessar pelo aplicativo da Matific e optar por "Login de usuário - Somos" (não é possível acessar diretamente pelo aplicativo do Plurall).

O aluno será direcionado para a página do Plurall, onde deverá inserir o seu login e senha. Na sequência, ele será redirecionado para a Matific.

Observação: o aplicativo não está disponível para professores e coordenadores. Apenas para alunos.

Se ainda tiver dúvidas, veja nesse vídeo como é realizado o acesso dos alunos à Matific.

Não lembro a senha para entrar na plataforma. O que faço?

Você pode clicar no botão “Esqueci a Senha” presente na tela de login. Você vai receber um código no seu e-mail cadastrado para recuperar a senha na plataforma.

Ah! Fique atento ao seu lixo eletrônico/spam para ver se o e-mail do Plurall não caiu por lá, ok?

Caso você seja um aluno que não cadastrou um e-mail para recuperar a senha, entre em contato com a sua escola.


O que é CloudLabs? Como posso utilizar?

O CloudLabs é um parceiro do Plurall, que segue o modelo (STEM – Science, Technology,Engineering and Mathematics), oferece os melhores laboratórios por meio do ambiente virtual a professores e alunos, que em suas próprias casas, podem vivenciar digitalmente tudo o que pode ser realizado em um laboratório físico.

Entre as funcionalidades, destacamos:

- 31 laboratórios, sendo 12 de Física, com 45 experimentos, 11 de Química, com 50 experimentos, e 8 de Biologia, com 32 experimentos;

- Simuladores à disposição;

- Os dados das atividades sempre mudam para cada acesso e aluno;

Para acessar os laboratórios o professor deve procurar por "Laboratório virtual" no Maestro e enviá-los para os alunos. Para conhecer mais e ver no detalhe como utilizar esse material, veja o nosso vídeo tutorial clicando aqui e leia o manual de orientações de uso pedagógico :)

O que significa quando a Equipe Escolar tenta acessar o Plurall e aparece a mensagem "Convite não localizado"?

Significa que o usuário ainda não clicou no link do e-mail convite. Ao clicar no link do e-mail, a pessoa é direcionada para completar o cadastro e acessar a plataforma para ver as funcionalidades.

Posso trabalhar com a Educação Infantil no Plurall?

Sim, pode. O Plurall está liberado para todos os segmentos das escolas parceiras. Para esse segmento, recomendamos que a ponte com a família seja muito estreita. É importante não só orientar os responsáveis sobre as atividades e tarefas a serem feitas, como preparar materiais focados neles. Nesse período de suspensão de aulas, a família precisa conhecer ainda mais a metodologia, as formas como a criança aprende e é estimulada.

Veja algumas dicas práticas de como isso pode acontecer:

  • Ao planejar suas aulas, respeite o tempo de tela recomendado pela OMS de até 60 minutos para crianças menores de 5 anos. Mais informações neste link.
  • Você poderá usar o tempo de aula restante com as atividades, com o acompanhamento de um responsável
  • Prepare também materiais em vídeo, texto e diferentes recursos para a família. Você pode inclusive ter momentos síncronos, usando o Hangouts, com eles.
  • As atividades como contação de histórias, trabalho com música e com o espaço físico podem ser ainda mais criativas. Use o espaço da sua casa e da casa das crianças. Vocês terão recursos (objetivos, cômodos, animais de estimação...) que normalmente não tem na escola, use e abuse desse novo cenário a seu favor.
Como o Plurall pode me ajudar na Educação Online?

Nossas escolas parceiras têm acesso a diversas ferramentas de criação e compartilhamento de conteúdo, avaliação e acompanhamento individualizado dos alunos.

Dessa forma, a plataforma possibilita e facilita a atuação do professor como maestro do processo de aprendizagem, assim como uma experiência educacional completa e de excelência para os alunos.

Conheça um pouco mais as nossas funcionalidades*:

  • Livros digitais: com acesso via web e aplicativo, permitem que alunos e professores tenham o material sempre próximo para consultas e estudos.
  • Disponibilização personalizada de conteúdo: possibilita o envio de conteúdos de estudo adicionais selecionados pelos professores em diferentes formatos vídeos, áudios, imagens, pdf e ppt.
  • Envio de atividades: professores podem enviar para os alunos questões, objetivas e dissertativas, autorais ou do nosso banco de questões (com mais de 100 mil questões disponíveis).
  • Equipe de tutores especializados: disponíveis para ajudar os alunos em suas dúvidas relacionadas ao conteúdo e nas atividades de seu material didático.
  • Interação ao vivo: integração com ferramenta Hangout do Google, que possibilita aula online e ao vivo entre alunos e professores.
  • Relatórios detalhados: desempenho nas atividades em tempo real possibilitando o ensino individualizado e adequado para o aprendizado de cada aluno.

*Disponibilidade a depender do segmento, selo ou material didático utilizado pela escola.

Sou professor, como faço para acessar o Plurall?

Caso sua escola utilize um dos sistemas de ensino, como Anglo, pH, Ético, Maxi, Ser ou Geo, ou seja parceira nos livros didáticos da Ática, Scipione ou Saraiva, ela possui um ponto focal (um funcionário da escola geralmente indicado pela direção ou coordenação), que fica responsável por cadastrar as turmas do ano letivo no Plurall.

Após o cadastro das turmas, o acesso dos professores poderá ser realizado através de uma das opções abaixo:  

  1. Recebendo do ponto focal da escola um código de acesso: ao receber o código de acesso, entre no site https://www.plurall.net/, clique em CADASTRAR, preencha os campos necessários e indique as turmas para as quais você leciona. Veja o tutorial.
  2. Recebendo um e-mail com um convite para acessar o Plurall: para receber este e-mail, é necessário que o ponto focal da escola indique no Plurall quais professores lecionam em cada turma. Ao indicar o e-mail dos professores, os convites para acessar a plataforma são enviados. Veja o tutorial.
    Caso não tenha recebido o código de acesso ou o e-mail com o convite para acessar o Plurall, entre em contato com o ponto focal de sua escola.

Caso sua escola não utilize um dos sistemas de ensino acima mencionados, e também não seja par, mas você adote um dos livros didáticos das editoras Ática, Scipione ou Saraiva que estão disponíveis no Plurall, na contracapa do livro você encontrará um código de acesso. Entre no site https://www.plurall.net/, clique em CADASTRAR e preencha os campos necessários.

Quem pode acessar o Plurall?

O Plurall está disponível para alunos, responsáveis, professores e demais integrantes da equipe escolar (Diretores, Coordenadores, Auxiliares de Coordenação etc) que utilizam os sistemas de ensino Anglo, pH, Ético, Maxi, Ser, Geo e também para escolas par, que utilizam o portfólio de obras didáticas das editoras Ática, Scipione e Saraiva.

Se a sua escola não faz parte desse grupo, mas tem interesse em fazer, fale com a gente através do faleconosco@somoseducacao.com.br!

Caso você tenha um livro didático das editoras Ática, Scipione ou Saraiva que contenha o código de acesso ao Plurall na contracapa, você terá acesso a algumas funcionalidades da plataforma. Caso sua escola tenha interesse em utilizar todas as funcionalidades disponíveis, fale com a gente também através do faleconosco@somoseducacao.com.br.

O que é o Plurall?

O Plurall é uma plataforma educacional acessível a qualquer hora e em qualquer lugar.  As ferramentas do Plurall propiciam um ambiente de aprendizagem único, não apenas por ser virtual, mas pelas possibilidades de adaptação das metodologias de ensino.

Entre os benefícios que a utilização do Plurall proporciona, podemos destacar:

  • Criação de possibilidades para que o professor gere conexão com o aluno, mesmo em contextos de distância física;
  • Possibilidade de acompanhamento individual, contínuo e identificação rápida das lacunas de aprendizagem dos alunos;
  • Incorporação da linguagem digital para o dia a dia escolar de maneira significativa;
  • Desenvolvimento do protagonismo dos alunos.

Já são mais de 2,5 mil escolas, 53 mil professores e 800 mil alunos compartilhando dessa experiência educacional. 😀

Equipe Escolar - Coordenadores e Pontos Focais

Dicas Técnicas: como melhorar sua experiência Plurall

Com o fechamento temporário das escolas, alguns usuários estão experimentando dificuldades em acessar o Plurall, especialmente lentidão.

Este guia explica como melhorar a performance do seu computador, tablet ou celular, garantindo a qualidade da sua experiência Plurall.

O aluno consegue trocar o nome durante a aula no Meet?

Primeiro, precisamos considerar que há três possibilidades de acesso do aluno ao Meet:

1.    Aluno possui uma conta Google vinculada ao Plurall.

2.    Aluno possui uma conta Google pessoal.

3.    Aluno não possui uma conta Google.

Quando o aluno usa uma conta Google pessoal, o nome que aparecerá no Meet será o mesmo usado em sua conta Google. Ao usar a conta Google vinculada ao Plurall, o nome é o mesmo que aquele cadastro no Plurall.

Caso o aluno acesse no computador e sem utilizar uma conta Google, deverá preencher um campo com seu nome para solicitar permissão para entrar na sala.

(No celular, o uso de uma conta Google é obrigatório).

Em nenhum dos casos, o aluno conseguirá trocar o nome que aparece para o professor durante a aula sem sair da sala.

No entanto, é importante estar atento a um detalhe que diz respeito ao segundo caso: aluno com conta Google pessoal. Para esses casos, o professor deverá aprovar a entrada do aluno apenas uma vez. Se o aluno sair e entrar na sala do Meet, o professor não precisará aprovar novamente, ainda que o aluno tenha trocado o nome de sua conta pessoal.

Alunos com conta Google vinculada ao Plurall precisam abrir um chamado para nossa equipe, caso queiram trocar o nome que aparece para o professor no Meet. E para o último caso, alunos sem conta Google, cada vez que saem da sala e tentam entrar novamente, o professor deverá autorizar.

Sou coordenador, consigo acessar o menu Meus Conteúdos no Maestro?

Como coordenador, não. Para acessar os Meus Conteúdos dentro do Maestro, buscar e enviar atividades aos alunos, você precisa ter um perfil de professor e fazer esse envio como um professor.

Vamos ver como você pode fazer isso?

  • No menu superior, clique em Minha Conta e depois em Dados Escolares.
  • Selecione a função Professor e escolha suas turmas e disciplinas.

Ah! É importante lembrar que o Maestro atualiza todos os dias de madrugada, então, se você alterar seu cadastro hoje, as turmas e conteúdos do Maestro só estarão disponíveis amanhã, ok?

Quem pode acessar o Plurall Maestro?

Professores, coordenadores e alunos.

Os professores podem acessar para criar conteúdos, enviar conteúdos aos alunos e checar relatórios. Os coordenadores podem acessar para checar relatórios e verificar, turma a turma, os conteúdos que foram enviados pelos professores. E os alunos podem acessar para ver os materiais enviados pelos professores e fazer as atividades propostas.

O que é o Matific? Como utilizar?

A Matific é uma plataforma de Matemática online, que trabalha com alunos desde a Educação Infantil, a partir dos 4 anos, até o 6º ano do Ensino Fundamental. Com atividades lúdicas e interativas, a plataforma estimula a autodescoberta e permite que os alunos se envolvam em situações concretas, levando-os a analisar o problema desenvolvendo o pensamento estratégico e uma capacidade crescente e sofisticada de pensamento lógico.

A Matific é uma parceira do Plurall e o acesso esta integrado no Plurall. Para saber se sua escola tem acesso a esse serviço consulte o seu assessor pedagógico!

Para conhecer mais sobre a ferramenta, assista aos nossos vídeos:


Quem tem acesso ao Matific?

Para apoiar as escolas no ensino remoto, o Plurall esta liberando a integração com a Matific até o dia 30/09, para os usuários das turmas de Educação Infantil, Fundamental 1 e 6º ano, das escolas parceiras. O acesso pode ser realizado por coordenadores, professores e alunos que estiverem devidamente cadastrados no Plurall em turmas dessas séries.

Para que o acesso à Matific ocorrá é importante conferir os seguintes pontos:

  1. Alunos: devem estar dentro de uma turma elegível ao uso. Se o aluno for retirado da turma, perderá o acesso.
  2. Professores: precisam estar vinculados às turmas elegíveis ao uso. Se o professor se desvincular de turmas elegíveis, perderá o acesso. (Caso você não esteja na turma correta, clique aqui para ver como se vincular a uma turma no Plurall)
  3. Coordenadores: estar em escolas com turmas elegíveis ao uso e estar selecionado o nível de ensino Infantil, Fundamental I ou Fundamental II (e tenha turmas desse nível).

Não lembro a senha para entrar na plataforma. O que faço?

Você pode clicar no botão “Esqueci a Senha” presente na tela de login. Você vai receber um código no seu e-mail cadastrado para recuperar a senha na plataforma.

Ah! Fique atento ao seu lixo eletrônico/spam para ver se o e-mail do Plurall não caiu por lá, ok?

Caso você seja um aluno que não cadastrou um e-mail para recuperar a senha, entre em contato com a sua escola.


O que é CloudLabs? Como posso utilizar?

O CloudLabs é um parceiro do Plurall, que segue o modelo (STEM – Science, Technology,Engineering and Mathematics), oferece os melhores laboratórios por meio do ambiente virtual a professores e alunos, que em suas próprias casas, podem vivenciar digitalmente tudo o que pode ser realizado em um laboratório físico.

Entre as funcionalidades, destacamos:

- 31 laboratórios, sendo 12 de Física, com 45 experimentos, 11 de Química, com 50 experimentos, e 8 de Biologia, com 32 experimentos;

- Simuladores à disposição;

- Os dados das atividades sempre mudam para cada acesso e aluno;

Para acessar os laboratórios o professor deve procurar por "Laboratório virtual" no Maestro e enviá-los para os alunos. Para conhecer mais e ver no detalhe como utilizar esse material, veja o nosso vídeo tutorial clicando aqui e leia o manual de orientações de uso pedagógico :)

O que significa quando a Equipe Escolar tenta acessar o Plurall e aparece a mensagem "Convite não localizado"?

Significa que o usuário ainda não clicou no link do e-mail convite. Ao clicar no link do e-mail, a pessoa é direcionada para completar o cadastro e acessar a plataforma para ver as funcionalidades.

Sou gestor, como cadastro os responsáveis dos alunos?

Os responsáveis podem ser cadastrados junto com os alunos, na hora da criação das turmas. As informações de nome e e-mail podem ser inseridas na mesma planilha que as informações dos alunos.

Porém, você também tem a opção de cadastrá-los depois, manualmente. Veja como:

  • No menu turmas, escolha a turma do aluno;
  • Clique no nome do aluno;
  • Na aba "Responsáveis" informe os dados do responsável. O e-mail é obrigatório pois será através dele que os responsáveis irão receber o e-mail do Plurall para ativação da conta.
Sou gestor, consigo alterar a senha dos alunos caso eles esqueçam?

No Gestor de Turmas, é possível alterar os dados de acesso dos alunos como e-mail, senha e nome de usuário. Veja como:

  • No menu turmas, escolha a turma do aluno;
  • Clique no nome do aluno dentro da turma;
  • Na aba Dados Pessoais, veja que os campos de e-mail, senha e nome de usuário são editáveis, e você pode alterá-los sempre que precisar.

Como o Plurall pode me ajudar na Educação Online?

Nossas escolas parceiras têm acesso a diversas ferramentas de criação e compartilhamento de conteúdo, avaliação e acompanhamento individualizado dos alunos.

Dessa forma, a plataforma possibilita e facilita a atuação do professor como maestro do processo de aprendizagem, assim como uma experiência educacional completa e de excelência para os alunos.

Conheça um pouco mais as nossas funcionalidades*:

  • Livros digitais: com acesso via web e aplicativo, permitem que alunos e professores tenham o material sempre próximo para consultas e estudos.
  • Disponibilização personalizada de conteúdo: possibilita o envio de conteúdos de estudo adicionais selecionados pelos professores em diferentes formatos vídeos, áudios, imagens, pdf e ppt.
  • Envio de atividades: professores podem enviar para os alunos questões, objetivas e dissertativas, autorais ou do nosso banco de questões (com mais de 100 mil questões disponíveis).
  • Equipe de tutores especializados: disponíveis para ajudar os alunos em suas dúvidas relacionadas ao conteúdo e nas atividades de seu material didático.
  • Interação ao vivo: integração com ferramenta Hangout do Google, que possibilita aula online e ao vivo entre alunos e professores.
  • Relatórios detalhados: desempenho nas atividades em tempo real possibilitando o ensino individualizado e adequado para o aprendizado de cada aluno.

*Disponibilidade a depender do segmento, selo ou material didático utilizado pela escola.

Sou diretor, como faço para acessar o Plurall?

Caso sua escola utilize um dos sistemas de ensino, como Anglo, pH, Ético, Maxi, Ser ou Geo, ou seja par, o ponto focal pode liberar seu acesso fazendo seu cadastro na escola, e te vinculando ao perfil de diretor.

Quem pode acessar o Plurall?

O Plurall está disponível para alunos, responsáveis, professores e demais integrantes da equipe escolar (Diretores, Coordenadores, Auxiliares de Coordenação etc) que utilizam os sistemas de ensino Anglo, pH, Ético, Maxi, Ser, Geo e também para escolas par, que utilizam o portfólio de obras didáticas das editoras Ática, Scipione e Saraiva.

Se a sua escola não faz parte desse grupo, mas tem interesse em fazer, fale com a gente através do faleconosco@somoseducacao.com.br!

Caso você tenha um livro didático das editoras Ática, Scipione ou Saraiva que contenha o código de acesso ao Plurall na contracapa, você terá acesso a algumas funcionalidades da plataforma. Caso sua escola tenha interesse em utilizar todas as funcionalidades disponíveis, fale com a gente também através do faleconosco@somoseducacao.com.br.

O que é o Plurall?

O Plurall é uma plataforma educacional acessível a qualquer hora e em qualquer lugar.  As ferramentas do Plurall propiciam um ambiente de aprendizagem único, não apenas por ser virtual, mas pelas possibilidades de adaptação das metodologias de ensino.

Entre os benefícios que a utilização do Plurall proporciona, podemos destacar:

  • Criação de possibilidades para que o professor gere conexão com o aluno, mesmo em contextos de distância física;
  • Possibilidade de acompanhamento individual, contínuo e identificação rápida das lacunas de aprendizagem dos alunos;
  • Incorporação da linguagem digital para o dia a dia escolar de maneira significativa;
  • Desenvolvimento do protagonismo dos alunos.

Já são mais de 2,5 mil escolas, 53 mil professores e 800 mil alunos compartilhando dessa experiência educacional. 😀