Estar preparado para realizar o ENEM não só exige muitas horas de estudo, mas também demanda outras habilidades como lidar com o tempo, o nervosismo e o desgaste físico. Estar familiarizado com o formato da avaliação e treinar o controle emocional ajudam a desenvolver a confiança dos futuros universitários, além de garantir vagas nas principais universidades do país.

Ao participar dos Simulados SOMOS Enem, os alunos das escolas parceiras da SOMOS conseguem treinar tudo isso. Em 2021, tivemos 193 mil participações —  considerando as sete edições aplicadas ao longo do ano. Diante disso, reunimos os cinco principais benefícios que a escola e os alunos podem aproveitar ao participar dos simulados:

1 — O Simulado SOMOS Enem treina o aluno para um exame muito particular

É equivocado esperar que o aluno esteja preparado para realizar o ENEM apenas com a experiência nos testes bimestrais ou trimestrais. Experimentar esse modelo é uma preparação essencial para o aluno conhecer o estilo das questões, que propõem um viés mais interpretativo e relacional entre as referências dadas. Participando regularmente dos Simulados, os alunos se acostumam com o novo formato e praticam a partir das nossas questões inéditas que não podem ser encontradas na Internet ou em cadernos de questões de vestibulares passados. 

2 — O aluno consegue testar diferentes estratégias de prova

Outra vantagem de participar regularmente dos Simulados é a possibilidade do aluno perceber qual é a estratégia de prova que melhor funciona para ele. Podendo testar se é melhor escrever a redação antes ou após responder às questões objetivas, por exemplo. Além disso, ele aprende a administrar o tempo e o ritmo da prova — garantindo que tenha tempo suficiente para responder a todas as questões com cuidado. Para replicar ainda mais o exame oficial, o Simulado SOMOS Enem é sempre realizado no mesmo dia e horário do da prova oficial. Afinal, todo bom resultado é consequência de treino.

3 — A correção dos simulados é a mesma do ENEM

As questões dos Simulados SOMOS Enem são corrigidas segundo a Teoria de Resposta ao Item (TRI), no lugar da Teoria Clássica de Testes (TCT). Isso não só se aproxima da metodologia utilizada no exame oficial, mas também ajuda os professores a garantirem a coerência pedagógica nas avaliações. A TRI mostra onde existem falhas no processo de aprendizagem, seja por meio da comparação de turmas diferentes, seja acompanhando a nota de uma mesma turma ao longo do tempo. A TCT aparece como uma aliada para nortear as intervenções pedagógicas.

4 — O desempenho dos alunos é sintetizado em relatórios detalhados

Registrar continuamente o desempenho dos alunos ajuda a comparar os resultados e verificar a evolução de um simulado para o outro. O feedback constante mostra ao aluno qual rumo ele está tomando e orienta, sobretudo, seus professores como intervir pedagogicamente nos pontos de melhoria daqueles com menor ou maior rendimento. Dessa maneira, a partir dos relatórios de Avaliação dos nossos Simulados SOMOS Enem, é possível instigar uma cultura de avaliação contínua, que se baseia em um ciclo constante de análise e intervenção.

5 — Incentiva a melhor posição nos rankings

Embora o principal objetivo do Simulado SOMOS Enem seja melhorar o desempenho de cada aluno, não se pode esquecer de que o nível de aprovação dos alunos no Sisu também é importante. Consequentemente, se a escola prepara melhor os alunos para o Exame, torna-se referência nos estudos e atrai mais alunos interessados em conhecer a instituição.


Quer participar dos Simulados SOMOS Enem? Se a sua escola já é parceira da SOMOS, consulte o assessor pedagógico e confira se os simulados estão disponíveis para a sua escola. Caso já tenha acesso ao Plurall, cadastre suas turmas, preste atenção no calendário de aplicação e oriente os alunos a acessarem os simulados no dia e horário estabelecido. Combinado?!