O acompanhamento pedagógico vem se popularizando nos últimos anos. Mesmo assim, muitas dúvidas ainda surgem quando se fala nesse assunto.

É comum as pessoas confundirem o apoio educacional que é oferecido pelos colégios com a orientação mais específica fornecida pelo profissional individualmente aos alunos.

Nesse artigo, trazemos pontos para te ajudar a entender melhor esse serviço, saber quando ele é indicado para os jovens, qual o seu objetivo e conhecer os benefícios dele na evolução escolar.

O que é acompanhamento pedagógico

Ele funciona como uma orientação educacional personalizada. É um serviço oferecido fora do horário escolar, quem faz esse trabalho é um professor. O objetivo é complementar o apoio dado aos estudantes em sala de aula.

Cada aluno possui seu próprio ritmo e necessidades. Na escola, é preciso estabelecer um fluxo de ensinamentos que seja comum a todas as crianças da turma, por isso, nem sempre as particularidades de cada um podem ser consideradas na hora de definir o método de ensino.

O acompanhamento pedagógico visa aprimorar os conhecimentos do estudante através de uma metodologia que seja adequada as características pessoais dele.

Como funciona?

Começa com uma conversa em que o profissional busca compreender quais são as necessidades, dificuldades e objetivos do aluno.

Nessa primeira etapa a colaboração da família é bastante importante, pois muitas vezes a percepção de outras pessoas do núcleo familiar sobre a rotina da criança ajudam a criar um contexto maior que permite a tomada de medidas mais assertivas.

Depois, é montado um plano de ação. Nele, é contemplado o que seu filho precisa estudar, quanto tempo usar para cada matéria, quais os momentos para descansar, se é preciso ter um foco maior em revisar os conteúdos na prática fazendo exercícios ou se debruçando sobre a teoria.  

Tudo é organizado da forma que faz mais sentido para potencializar a aprendizagem dele!

Quais os benefícios?

-Ter um cronograma específico para a rotina;

-Dar previsibilidade para os estudos;

-Diminui a ansiedade;

-Aumenta a segurança pessoal do aluno;

-Proporciona mais direcionamento para estudantes com necessidades educacionais especiais;

-Ajuda o estudante a entender qual método de estudo ou revisão funciona melhor para ele;

-Auxilia a família a entender em profundidade as demandas da criança.

-Permite alcançar objetivos para além do desempenho escolar;

-Direcionamento sobre como se desenvolver melhor

Quando é necessário?

Não existe idade mínima nem máxima para começar com a orientação particular. Como a função principal desse apoio é potencializar o desenvolvimento e tornar a rotina escolar mais equilibrada ele pode ser feito em qualquer faixa etária.

Em relação ao melhor período do ano para iniciar, o ideal é ter acompanhamento desde os primeiros bimestres para que o seu filho consiga aproveitar ao máximo o ano letivo. Caso não seja possível, tudo bem começar depois, mas, nessa situação, é importante traçar objetivos mais concretos já que vai ter menos tempo.

Também é comum pensar nesse serviço próximo a semana de provas ou perto do vestibular. Nesses momentos o apoio pedagógico ajuda muito porque permite que o aluno monte uma rotina de estudos eficiente que o guie em direção a aprovação.

Como atuar junto com o profissional para identificar as necessidades do seu filho?

Existem várias maneiras de perceber o que é prioritário para o desenvolvimento do seu filho.  

Algumas são:  

-Observar o que aumenta a motivação na escola e o que diminui;

-Quais atividades que compõe a rotina dele são mais difíceis de serem cumpridas;

-O que ele mais gosta de fazer;

-Matérias em que tem maior facilidade e dificuldade;

-Momento que consegue se concentrar melhor;

-Assuntos que despertam o interesse;

-Se atentar para possíveis necessidades especiais de ensino;

-Conversar com os professores do colégio para saber exatamente como é o comportamento dele em sala;

-Compreender melhor quais estratégias de estudo ele tem sozinho;

-Estimular que a própria criança fale sobre seu processo de aprendizagem.

Qual a diferença entre aula de reforço e acompanhamento pedagógico?

Existem plataformas como o Plurall Meu Prof que oferecem esses serviços, no entanto eles possuem diversas diferenças entre si. Cada um possui particularidades porque buscam atuar em áreas diferentes do processo educacional.

Aulas de Reforço = ensinamentos

As aulas de reforço se assemelham a uma aula escolar. A diferença é que na aula particular a metodologia para apresentar os conteúdos, passar as atividades e medir o avanço é pensada completamente de acordo com as necessidades individuais do aluno.

Caso o estudante precisa de mais tempo para entender uma matéria, o professor consegue permanecer trabalhando aquele ponto até ele ter assimilado completamente o tema. O ritmo da aula é ditado pelo estudante, afinal, o objetivo é permitir que ele assimile os conceitos sem se sentir pressionado.

Para saber mais sobre aulas de reforço, seu funcionamento e indicações, confira nosso post sobre o assunto.

Acompanhamento pedagógico = mentoria

Já no acompanhamento, além de dar a aula, o professor auxilia o aluno a se planejar. É uma maneira de permitir que o seu filho descubra o melhor caminho para chegar até o seu objeto final.  

Nessa caminhada, o profissional descobre o que o aluno precisa, quais habilidades deve trabalhar, como enfrentar as dificuldades sem sofrimento.

Assim, ele pode direcionar a criança rumo ao sucesso tanto no sentido formal (obtendo notas melhores, sendo aprovado no vestibular ou criando o hábito de estudar) quanto no pessoal (se conhecendo melhor, percebendo suas áreas de interesse, conseguindo encontrar resoluções para desafios).

Como mensurar os avanços?

É possível medir os avanços do seu filho de diversas formas. O mais importante é sempre alinhar essa medição com o objetivo principal que vocês têm em relação ao acompanhamento.

Por exemplo, se buscam uma maior organização na rotina de estudos, o foco deve ser compreender se o aluno consegue seguir o cronograma estabelecido, se está muito cansado com a carga de tarefas, se está com as matérias bem revisadas.

Já se a meta é conseguir aprovação em determinada prova, deve ser levado em conta o entendimento dele das matérias, como está se saindo nos trabalhos preparatórios, simulados e testes para que ele consiga passar com tranquilidade.

Para não esquecer...

O acompanhamento pedagógico é uma ferramenta para maximizar as potencias do seu filho. É uma orientação em que o profissional está totalmente focado no aluno e atua sempre de modo a complementar o que é desenvolvido na sala de aula.  


Esperamos ter te ajudado com esse guia. Continue acompanhando o Blog do Plurall e receba apoio no processo educacional do seu filho!