Iniciar em uma escola nova é algo que pode causar muito estresse emocional à uma criança. Ambientes e professores novos, sentir falta dos amigos antigos e toda uma rotina diferente da que ela estava acostumada são algumas das questões que envolvem a adaptação escolar.

Mesmo que todos esses sentimentos negativos surjam, mudar de escola pode ser uma experiência positiva, mas algumas vezes os lados positivos demoram a surtir efeito na vida do seu filho.

Se você está com dificuldades em saber se o seu filho está lidando bem com a mudança de colégio, nós estamos aqui para te ajudar nas reflexões sobre isso. Nesse artigo, vamos te informar como identificar se a criança precisa de apoio com a adaptação e compartilhar algumas dicas sobre como facilitar adaptação escolar dela.

Os principais pontos de atenção para ter com uma criança que acabou de mudar de escola:

Não é incomum que os alunos se sintam deslocados ou chateados no início das aulas na escola nova. Alguns dos comportamentos que as crianças que estão se sentindo estressadas na mudança de escola costumam apresentar são:

  • Inventar motivos (como dor de barriga ou dor de cabeça) para não ir à escola;
  • Perder a fome nos horários próximos da entrada ou da saída das aulas;
  • Ficar mais em silêncio ou perder o ânimo em tarefas que antes animavam ela;
  • Enrolar na hora de se preparar para ir para escola;
  • Aumento de birra ou irritação;
  • Mudanças drásticas no rendimento acadêmico;
  • Dificuldade de acordar ou dormir nos dias de aula;


Para facilitar a adaptação do seu filho, separamos 5 dicas para se levar em consideração quando seu filho está se adaptando a uma nova escola:

1.Deixe a criança expressar seus sentimentos negativos

Em muitos casos, a mudança de escola acontece por conta de uma situação em que seu filho não tem controle. Talvez você tenha mudado ele de escola para ficar mais perto do seu trabalho, talvez a escola anterior não caiba mais no orçamento familiar, ou simplesmente a escola em que ele estava não tem a série subsequente.

Independente do motivo, é possível que parte do mal humor advindo da adaptação escolar venha justamente por ele estar se sentindo pouco no controle. Por isso, deixe que ele expresse seus sentimentos (mesmo que negativos). Acolha as reclamações e faça com que ele se sinta ouvido.

Porém, é importante manter uma atitude positiva. Mostre para ele os pontos positivos da escola nova, e as coisas diferentes que existem lá. Se você também estiver com alguma preocupação sobre a mudança, divida parte com ele. Mas se certifique que você tentará olhar sempre pelo lado positivo.  

2.Seja mais compreensivo do que seria normalmente

Você consegue se lembrar do medo e da ansiedade que sentiu nas primeiras semanas em um emprego novo? É mais ou menos assim que o seu filho está se sentindo com a nova rotina, nova grade horária, mudança de amigos e ambientes.  

Por isso, tente reduzir a carga mental dele em outros momentos. Caso ele tenha obrigações para cumprir em casa, deixe que ele faça em seu tempo e gradualmente vá aumentando a carga com o avançar do calendário escolar.

3.Se envolva com os pais da nova escola

Tente procurar grupos de Whatsapp ou eventos sociais que reúnam os pais dos alunos da nova escola. Talvez eles também sejam novos e vocês possam se ajudar. Além disso, é possível que eles já tenham passado por situações parecidas e possam te dar dicas de como navegar da melhor maneira possível no novo colégio.  

4.Saiba escolher o melhor momento para encontrar os amigos antigos

Dependendo da idade do seu filho, a interação com os amigos antigos pode ser encarada como um alavancador para a nova escola ou um lembrete de que ele não tem mais a rotina que estava acostumado.

Se a sua criança for adolescente, incentive que ela mantenha contato com os amigos da escola antiga via celulares ou redes sociais. Caso vocês ainda estejam geograficamente perto, também é uma boa ideia incentivar que eles ainda se encontrem ou mantenham algum hobby juntos.  

Algumas vezes, os adolescentes tendem a se sentir desleais com as amizades já construídas na hora de fazer novos amigos . Então ao incentivar que eles ainda façam parte da vida do seu filho, você estará ajudando ele a não ficar inseguro, achando que os velhos amigos vão esquecer dele.

Agora, caso a sua criança seja um pouco mais nova, talvez seja bom esperar um tempo antes de reencontrar os amigos antigos. Espere que ela se sinta confortável em sua nova escola e esteja bem familiarizada com a nova rotina.

Isso pode ser um ponto encorajador para que ela se sinta no controle da vida escolar nova. Além disso, a espera pode ser benéfica para que os pequenos não se fechem para os contatos que virão da escola nova.

5. Mantenha algumas coisas inalteradas

Deixar coisas da rotina antiga do jeito que elas eram pode ser uma ótima estratégia para dar estabilidade à criança. Caso ela tenha professores particulares, tente manter os mesmos (ainda que seja necessário recorrer a aulas online).

Preservar o seu cantinho de estudos e os horários antigos também ajuda na missão de fazer com que ele se sinta seguro. E é esse sentimento de segurança que pode ajudá-lo a lidar com as intempéries da mudança.

Mas o mais importante de tudo...

É que você dê tempo ao seu filho. Ele pode demorar um pouco mais para se adaptar, mas garanta que ele tenha certeza que você está se preocupando com ele. Reafirme que ele terá um bom ano letivo e que não vai demorar muito para que ele não seja mais visto como a criança nova da escola.