Dentro do dia a dia de um estudante no século XXI, existem duas coisas que com certeza ocupam bastante tempo de sua vida: os estudos e o uso da internet.  

Por muitas vezes, um hábito é visto como inimigo do outro já que as redes sociais aumentam a distração e procrastinação. Porém, não precisa ser assim! O computador ou celular podem ser grandes aliados na rotina de estudos.  

Na hora de estudar, é fácil de se sentir sobrecarregado por todas as informações existentes, então após criar um planejamento de estudos que funcione para você, algumas das nossas dicas poderão te ajudar a manter a rotina de maneira mais organizada.  

Por isso, separamos 9 aplicativos que vão te ajudar nos estudos esse ano!

Aplicativos de gestão de tempo:

Uma das dificuldades para manter o foco é o grande número de distrações que estão ao nosso redor. A vontade de ver o que está acontecendo no Twitter, quais fotos seus amigos postaram no Instagram ou quais conversas estão rolando no Whatsapp podem ser um caminho para procrastinar na hora de estudar.  

Mas, os aplicativos também podem ser uma ferramenta poderosa para não cair na tentação. Um exemplo disso são os aplicativos que bloqueiam as distrações, ou aqueles que mostram quanto tempo você gastou no celular.  

Alguns dos que achamos mais úteis estão aqui!

  1. Freedom

A maior parte dos bloqueadores funcionam apenas no dispositivo que você está usando, o que permite que você bloqueie todas as distrações no computador mas ainda possa acessá-las pelo celular e vice-versa.

No freedom (disponível para Mac, Windows, Ios, Android e Chrome), é possível criar bloqueios em todos os seus dispositivos de maneira simultânea.  
Basta programar quais sites e aplicativos deverão ser bloqueados. Depois é só iniciar uma sessão de estudos sem nada para tirar sua atenção.  

O freedom também conta com sons opcionais que te ajudam a focar. Você pode escolher entre sons de fundo, barulhos da natureza e muito mais!

  1. Forest

Esse aplicativo, também disponíveis para computadores e celulares é um timer construído para limitar o seu tempo de tela. Diferente do item anterior, no Forest se você sair do timer, a sessão está perdida.

Para garantir que você mantenha o foco, ele planta sementinhas digitais, que apenas germinarão e virarão árvores se cumprir o tempo sem mexer em seu dispositivo até o fim.  

Toda vez que for usar o aplicativo é possível escolher o tipo de árvore que quer plantar.  

Algumas outras ferramentas que podem ser usadas é a possibilidade de contabilizar os momentos em que você estava focado e criar sessões para focar conjuntamente com outras pessoas.

Um dos atrativos anunciados pela empresa é que as árvores virtuais podem se converter em verdadeiras plantas. Atualmente, mais de 800 mil árvores foram plantadas pelo Forest.

  1. Focus

Estudar através do método pomodoro é uma técnica bem comum. Nela, você foca durante 25 minutos e logo após pode tirar um descanso de 5 minutos. No aplicativo Focus dá para programar um timer Pomodoro e ainda bloquear todas as distrações durante as suas sessões de foco!

  1. PawBlock


O PawBlock não tem tantas ferramentas disponíveis quantos os outros aplicativos nessa lista. Mas ele tem algo que nenhum outro pode oferecer: fotos de bichinhos fofinhos.  

Se durante o momento em que você deveria focar, acabar visualizando um site que não deveria, aparecerá na sua tela um bichinho triste. Se desistir de procrastinar naquele endereço, aparecerá um bichinho feliz.

Você também pode bloquear os sites totalmente. Assim, sempre que tentar acessá-los, receberá de volta uma foto de animalzinho!


Aplicativos que gerenciam e armazenam suas informações:

Ter aplicativos que são úteis para o momento em que você precisar focar nos estudos é importante. No entanto um ponto tão primordial quanto a hora de estudar são as informações que precisam ser geridas para um bom estudo.  

Por isso, reunimos alguns aplicativos que ajudam a gerenciar suas anotações, seu calendário de provas e outros.

  1. My Study Life

O My Study Life funciona em computadores, celulares e tablets e pode ser usado por alunos, pais ou professores. Com ele, é possível guardar qual é sua grade curricular, os deveres de casa, provas e simulados.  

Todos os dados inseridos ficam armazenados na nuvem e podem ser acessados de onde você estiver.  

Além de reunir os seus dados, ele pode ser uma boa ferramenta para se lembrar dos prazos. Com o My Study Life você consegue criar agendas, listas de tarefas e gerenciar o tempo que precisa para desempenhar cada uma das atividades inseridas no aplicativo.

  1. Notion

Imagina poder organizar todos os seus escolares dentro de uma interface bonita e totalmente customizável? Essa é a ideia do Notion! Ele permite a criação de uma interface personalizada com hyperlinks, subpastas da maneira que quiser!

Nele, dá para combinar seus escritos feitos em cadernos com referências digitais, calendários. Sua interface altamente personalizável é uma boa alternativa para aqueles que são mais visuais e não abrem mão do estilo na hora de estudar.  Habitar desde novo a usar ferramentas como essa, contribui até com a autonomia da criança no que diz respeito a rotina e estudos.

  1. Zoho notebook

Imagine que você pode ter um caderno virtual, onde é possível não só escrever com caneta, como também digitar e fazer entradas de áudio? Tudo isso é possível com o Zoho notebook, que está disponível para tabletes, celulares e computadores Android e Ios.  

Após tomar as notas, você também consegue convertê-las em PDF, criando e compartilhando notas específicas. Os apontamentos feitos dentro do Zoho também podem ser mandados e editados por outros usuários da plataforma.  

  1. Google drive

É possível que você já conheça o armazenador de arquivos do Google e em um primeiro momento, não pense nele enquanto uma ferramenta de estudo. Mas a sua popularidade faz com que ele seja uma ótima ferramenta para compartilhar todos os documentos com as outras pessoas da sua vida escolar.  

Criando uma pasta compartilhada com todos os colegas de classe, é possível criar um grande repositório de material.  

Dica extra: Plurall

Não poderíamos acabar a nossa lista sem falar do Plurall! O Plurall é uma plataforma educacional acessível a qualquer hora e em qualquer lugar.  

As ferramentas dele propiciam um ambiente de aprendizagem único, não apenas por ser virtual, mas pelas possibilidades de adaptação das metodologias de ensino.

Além de trazer os deveres de casa passados pela escola, o aluno pode tirar gratuitamente dúvidas com os tutores 24 horas por dia, acessar seus livros digitais, fazer marcações no material, participar de simulados...  

O acesso das principais funcionalidades do Plurall estão associados a implementação do material de sistemas de ensino da Somos educação na escola frequentada pelo aluno.

Esperamos que essa lista possa ajudar.

A tecnologia na educação pode ser uma excelente ferramenta para as rotinas de estudo, se usadas corretamente!