O transtorno do espectro autista (TEA) ou Autismo, é um distúrbio do neurodesenvolvimento que pode se referir a uma gama de manifestações comportamentais que afetam a maneira como o indivíduo interage com o mundo e com os outros.  

Os sintomas de autismo podem ser categorizados em três pontos principais:

  • Problemas de comunicação
  • Sociabilização
  • Comportamentos repetitivos  

Separamos algumas atividades lúdicas que podem ajudar seu filho com autismo a se sentir bem-vindo no colégio e a conversar sobre os seus sintomas e necessidades específicas de aprendizagem.  

Atividades lúdicas para autistas que auxiliam a socialização na escola

Seja com texturas, sons ou sentimentos, algumas dessas propostas podem ser uma ótima maneira de engajar com a criança e deixá-la preparada para o dia a dia escolar.  

1.Brincadeira de quem pisca primeiro

Um dos primeiros sinais que uma criança com autismo pode dar é a dificuldade de manter contato visual. Isso acontece porque ela pode achar essa situação esquisita ou estressante.

Mas, ao colocar o componente lúdico, sem obrigá-la a encarar por norma social, você pode ajudá-la a desenvolver a habilidade de manter contato visual. Essa é uma brincadeira simples, em que tudo que é necessário fazer é acordar que a pessoa que sustentar o contato visual durante o maior tempo é a ganhadora do jogo.  

2.O jogo do nome

Essa brincadeira pode ajudar o seu filho a aprender como se apresentar às pessoas, além de ser uma maneira de facilitar que ele saiba o nome das pessoas ao seu redor.  

Para jogar, é fácil: reúna as pessoas que estiverem presentes e formem um círculo, de maneira que todo mundo que estiver na brincadeira possa ser visto. Depois, basta começar o jogo, apontando para si mesmo e dizendo o seu nome. A próxima pessoa deve fazer o mesmo, e, assim em diante.  

Deste modo, a criança aprende mais rapidamente o nome dos que estão próximo a ela e também como se apresentar na hora de fazer novas amizades.  

3.“Como você se sentiria se você fosse ____?”

Os benefícios de ler em família, já são bastante difundidos. Para crianças autistas, a leitura pode ajudar ainda mais a entender o que estão sentindo. Da próxima vez que estiverem lendo uma história juntos, pergunte ao seu filho como ele se sentiria se ele fosse o protagonista ou se passasse pelo que está acontecendo na história.  

Essa atividade funciona como uma ferramenta para ensinar mais sobre empatia, além de ser uma ótima maneira de mostrar como interpretar situações sociais. Além disso, a criança também passa ter mais repertório na hora de reconhecer emoções em si e nos outros.  

4.Façam “caretas” juntos

Outra maneira de ensinar para o seu filho sobre regras sociais e emoções é fazendo com que ele mimetize o mundo ao seu redor. Portanto, tente brincar do jogo da imitação, focado em expressões faciais associadas à sentimentos.  

Não é necessário começar com emoções, já que é mais fácil que a criança participe se o início for mais simples. Tente iniciar a brincadeira colocando a língua para fora ou colocando a mão na cabeça e sempre peça para que ela te imite.

Depois que a brincadeira estiver fluindo, faça caretas engraçadas, que tenham correlação com sentimentos positivos (como alegria e risadas). Como as crianças com autismo podem ter dificuldade de ler emoções, dessa maneira ela terá um relacionamento com as expressões de maneira positiva.  

5.Faça cartões sobre as emoções

Uma vez que vocês já tiverem brincado de maneira mais informal com o jogo das caretas, tente inserir cartões das emoções. Faça o seguinte: tire algumas fotos suas fazendo as expressões faciais que já trabalharam e depois imprima. Se a criança souber ler, escreva o que cada uma das fotos expressa.

É possível que seu filho tenha dificuldade com uma emoção ou outra, quando isso acontecer, tente fornecer o contexto em que aquilo acontece. Por exemplo: caso ele tenha dificuldade com tristeza, diga que é “aquilo que acontece quando você fica com vontade de chorar”.  

Talvez essa atividade tome tempo, porém, tente brincar várias vezes por semana e você conseguirá ensinar sua criança sobre várias emoções diferentes.  

Brincadeiras que podem ajudar com questões sensoriais do autismo

Atividades que incorporam os sentidos podem ser bastante efetivas para desestressar e aumentar a janela de atenção em crianças diagnosticadas com autismo.

Como autistas podem ser afetados por estímulos sensoriais, essas brincadeiras são úteis para que eles tenham maior controle de seus sentidos e consigam se manter presentes frente aos estímulos do cotidiano.  

1.Faça carimbos usando vegetais.

Essa atividade pode ajudar o seu filho a trabalhar com a visão e o tato. Separe alguns vegetais (como batatas, pimentões e cenouras) e corte-os de maneira que a criança possa passar tinta e transferir para um papel. Depois, ensine como fazer esse procedimento. Não se esqueça de montar a atividade em um lugar fácil de limpar!

Nessa brincadeira, é possível estimular o tato, tanto com as diferentes texturas dos vegetais como da tinta. Usando diferentes cores você também pode estimular a visão.

2.Façam slime juntos

Se você convive com alguma criança, é impossível nunca ter ouvido falar de slime. A sua consistência gelatinosa e capacidade de esticar faz com que ele seja uma ótima brincadeira sensorial.  

Existem diversas receitas na internet e é possível fazer um bem simples, apenas misturando aos poucos amido de milho e água em uma tigela. É possível adicionar corante (dê preferência ao alimentício), glitter e confeitos. Criando uma super experiência!

3.Explorem cheiros diferentes

Que tal pegar alguns potinhos que não estejam sendo utilizados e inserir neles diferentes tipos de fragrâncias? Na hora dessa brincadeira, seja criativo e use perfis olfativos diferentes, como grãos (ou pó) de café, sabão, perfumes...  

Depois de encher os compartimentos escolhidos, tampe-os com um pedaço de pano e feche com um pedacinho de elástico, para evitar que as coisas se espalhem. Aí é só partir para brincadeira de adivinhar ao que cada um dos aromas pertence.  

Crianças com autismo podem se beneficiar muito de entender os cheiros e compreender o papel que eles desempenham no ambiente em que elas estão.  

Não se esqueça....

O autismo é um espectro, então nem todas as brincadeiras podem fazer sentido para o seu filho. Mas, não desanime! Tente dar pequenos passos quando estiver lidando com ele. Apresente coisas novas aos pouquinhos, dessa forma o que era uma grande dificuldade em um dia passe a ser um ponto de interesse em outro.

Ensinar uma criança pode tomar tempo, mas a melhor maneira de ajudá-la é mostrando que você está presente e a ama do jeito que ela é. Existem muitas atividades que auxiliam no desenvolvimento de uma pessoa autista, esperamos que as oito listadas aqui te ajudem a começar a se divertir e aprender junto com ele.