Retomar a rotina de estudos depois de longas férias às vezes é difícil. Isso pode ser ainda mais desafiador para os alunos da educação infantil, pois eles costumam precisar de um tempo de readaptação maior. Afinal, a experiência escolar ainda é pouco conhecida por eles.

Pensando nisso, separamos algumas atividades bem simples que você pode fazer junto com os seus filhos em casa para prepará-los para o retorno.  

1-Pesquisem juntos receitas do que ele pode levar na lancheira

Busquem opções de comidas adequadas para a hora do recreio. Isso ajuda a criança a antecipar e ter controle em relação ao que vai acontecer na nova rotina que ela vai ter na escola depois da volta às aulas.  

É possível encontrar sites que disponibilizam cardápios semanais completos, mas também é divertido procurar pratos especiais, experimentar alimentos diferentes e testar receitas novas criadas por vocês.

Além disso, se seu filho possuir alguma restrição alimentar, essa atividade pode ajudá-lo a ter mais conhecimento sobre o que deve ou não comer.

Uma boa maneira de complementar a hora do recreio e dar mais previsibilidade ao seu filho é escolher junto com ele os potes, garrafas e embalagens que serão colocados na lancheira. Em lojas especializadas é possível encontrar utensílios divertidos.

2-Preparem juntos a lancheira

Essa dica funciona bem em complemento com a primeira! Após pesquisar e definir os lanches, inclua a criança no preparo dos alimentos. Nesse momento, você pode revisar com ele alguns conteúdos que foram trabalhados pelo colégio no ano anterior como nome das frutas, verduras, cores, numeração, etc...

Também é possível estimular a coordenação motora pedindo que ele te auxilie a misturar, lavar ou embalar os alimentos. Assim, seu filho já vai começar o ano mais preparado para os novos desafios da educação infantil.

3- Crie um painel de rotina com cartões interativos

Peça para o seu filho fazer desenhos que representem as atividades que vão compor o dia a dia dele. Por exemplo: acordar, tomar banho, café da manhã, se arrumar, ir ao colégio, voltar para a casa... Então, pendure esses desenhos no quarto ou em um espaço reservado para os estudos.

Dessa forma, ele vai conseguir visualizar com facilidade todas as coisas que vão acontecer no dia dele, podendo consultar rápido sempre que tiver vontade. Essa estratégia ajuda a criança a se sentir protagonista das coisas que estão acontecendo e dá poder de ação durante o dia.  

Isso ajuda seu filho a sentir menos ansiedade com o retorno das aulas, além de permitir que ele vá se acostumando aos poucos a gerenciar seus horários sozinho.  

Os cards de rotina também auxiliam no desenvolvimento da autonomia e você ainda consegue criar um hábito com a linguagem que a criança entende. Vale incluir tudo que considerem importante! De tempos em tempos, vocês podem voltar ao painel que montaram e realizar algumas adaptações, se for necessário.

4-Listem atividades interessantes que fizeram nas férias para compartilhar na escola

Montem uma lista com as atividades que realizaram em família durante o recesso. Pode incluir coisas simples como ver um filme ou até mesmo eventos maiores, por exemplo, viagens. O importante é estimular que seu filho relacione o que fizeram com alguma novidade aprendida.

O propósito dessa atividade é deixar a criança motivada para voltar à aula e partilhar com os colegas o que aprendeu de novo durante as férias.  

A lista também pode auxiliar nas primeiras tarefas que seu filho precisará realizar, afinal muitos trabalhos da educação infantil no começo do ano incluem discorrer sobre o período em que ficaram em casa.

5-Converse sobre o que ele aprendeu no último ano e o que ele espera aprender nesse

Revisite a evolução que seu filho teve no ano anterior. Caso tenha trabalhos ou lições antigas é um bom momento de organizar e mostrar para ele o que foi feito.

Muitas vezes, a criança não consegue dimensionar bem tudo que aprendeu sozinha. Rever o que realizou auxilia na percepção de como as suas habilidades estão se desenvolvendo com o passar do tempo.

Aproveite essa oportunidade para entender o que ela deseja aprimorar, o que desperta sua curiosidade ou que está animada para estudar a fundo. Descobrir esses tópicos de interesse podem te ajudar a manter seu filho motivado com o colégio ao longo do ano, além de expor quais as necessidades individuais ele possui.

6-Chame o seu filho para brincar com jogos educativos

Relembrar o conteúdo que foi trabalhado no último ano letivo através de jogos mostra para a criança o quanto ela evoluiu nos estudos, aumentando sua confiança em si mesma.  

Ditados, caça palavras, ligar os pontos... são atividades que rendem momentos divertidos quando feitas em família e simultaneamente ajudam a revisar as noções ensinadas pela escola.

Existem sites que disponibilizam gratuitamente vários modelos de jogos. Você pode baixar alguns ou então usar de inspiração e montar um jogo personalizado com elementos que façam sentido para sua família!

7-Promova brincadeiras que simulam o ambiente escolar

Desenvolver a autonomia da criança desde a educação infantil é uma boa maneira de prepará-la para a jornada educacional. Essa atividade de inverter os papéis, permitindo que seu filho seja o professor, permite que aos poucos ele entenda como possui um papel ativo na própria aprendizagem.

Outro benefício é que essa brincadeira remonta a sala de aula, ajudando na adaptação. De forma leve, a rotina escolar vai sendo apresentada.  

Assim, quando for a hora de voltar ao colégio de verdade, a criança vai estar acostumada com as dinâmicas específicas desse espaço e não vai sentir estranhamento quando precisar obedecer às regras que regem o universo escolar.

Lições importantes que a educação infantil ensina

Nessa fase, a criança está desenvolvendo diversas habilidades motoras e sociais que vão servir de base para outros aprendizados. É importante aproveitar ao máximo esse momento. Então quanto mais animado para as experiências ofertadas pela escola, melhor vai ser a evolução do aluno.

As dicas que trouxemos aqui visam apoiar sua família nesse período de adaptação para que seu filho volte às aulas sem medo do que está por vir!

Leia também nosso guia sobre Discalculia e fique por dentro do desenvolvimento educacional infantil com o Blog do Plurall.