Você fica se perguntando quando é o melhor momento para iniciar as aulas de reforço com o seu filho? Fica sem saber como exatamente elas funcionam para educação infantil básica e como incluí-las na rotina da criança?

Esse assunto pode gerar muitas dúvidas, principalmente porque existe a falsa percepção de que aula particular é indicada apenas quando o aluno não vai bem, o que reduz muito as potencialidades que podem ser extraídas delas.  

Para te ajudar a obter essas respostas, preparamos esse artigo trazendo informações sobre o funcionamento do reforço educacional para que você possa tomar a melhor decisão de acordo com as necessidades do seu filho ou filha.

O que é a aula de reforço infantil

A aula de reforço infantil é uma aula escolar em que a metodologia para apresentar os conteúdos, passar as atividades e medir o avanço é toda focada nas necessidades individuais do aluno.

No colégio, as turmas são compostas por várias crianças, cada uma com sua própria curva de aprendizagem diferente. Por isso, o trabalho realizado em sala precisa contemplar todas. Sendo assim, o ensino acaba sendo menos personalizado.

Já com o aprendizado particular, o ensino é totalmente voltado ao que funciona melhor para o seu filho. Incluindo assuntos que despertem o interesse dele para tornar o estudo parte da rotina.

Dessa forma, as aulas atuam como complemento do que é feito na escola. Permitindo que o aluno tenha um aproveitamento maior, pois o método de trabalho do professor visa atender exclusivamente as suas demandas.

Características das aulas de reforço:

-Ensino personalizado;

-Permite maior observação sobre os pontos fracos e fortes da criança;

-O aluno como centro da aprendizagem;

-Apoio para alunos com necessidades especiais, como a discalculia;

-Oferece direcionamento para os estudantes que não conseguem se organizar;

-Ajuda a focar e manter a rotina de estudos em dia;

-Revisão constante das matérias;

-Focadas em objetivos definidos pela família.

Por que investir em aulas de reforço?

Ter aulas particulares pode ser muito benéfico para os alunos do ensino básico e fundamental.  

Nessa fase, eles estão conhecendo várias matérias, passando por diversos desafios na jornada escolar que se tornam mais fáceis de enfrentar quando tem a ajuda de um professor que está cem por cento focado nas necessidades individuais da criança.

Durante as aulas de reforço, a forma de aprender de cada um é o guia para o modelo pedagógico proposto.  

Ou seja, se o estudante precisa de mais tempo para entender determinado conteúdo, o professor pode permanecer trabalhando aquele ponto até ele ter assimilado completamente a matéria.  

É o seu filho que dita o ritmo da aula! O objetivo é permitir que ele assimile os conceitos sem se sentir pressionado.

Quando optar por aulas de reforço?

Depende do objetivo da família. As aulas auxiliam o seu filho em aspectos que vão muito além de recuperar a nota.  

Ter esse apoio ajuda o estudante a gerenciar melhor o tempo, organizar as demandas de estudo, alcançar uma meta específica (aprender mais sobre matemática para começar a programar, por exemplo), se desenvolver mais em uma área que já possui habilidade, estudar em profundidade algum tema, atender alguma necessidade de aprendizado especial, dentre outros fatores.

Por isso, o momento certo de investir em aulas de reforço é quando você identificar que é preciso a presença próxima do professor para que a criança consiga performar sua melhor versão na escola e na sociedade.

Quantas aulas semanais é necessário?

O ideal é definir a quantidade de aulas com base nos objetivos que vocês buscam atingir. Não tem uma regra rígida pré-estabelecida.

Para ajudar o aluno a revisar os principais pontos da disciplina, por exemplo, uma aula semanal pode funcionar. Já para aprofundar determinado conhecimento duas aulas talvez sejam mais indicadas.

Quando for fazer essa escolha, converse com o professor ou com um psicopedagogo. Assim vocês podem determinar qual a melhor frequência para a sua criança.

Aulas de reforço online: como funciona?

As aulas particulares são bem diferentes das aulas online durante a pandemia de Covid-19 que era para toda turma e tentava explicar os conteúdos mesmo em condições adversas para que os estudantes não ficassem com a aprendizagem defasada.

Nas aulas online de reforço o professor fica disponível para dar atenção integral ao aluno. Não tem distrações, conversas paralelas ou outras crianças. Seu filho vai poder tirar todas as dúvidas e absorver as matérias sem interferências.

Além disso, os profissionais já estão acostumados com o modelo de ensino pela internet e conseguem desenvolver metodologias de trabalho que usam a tecnologia como facilitadora da aprendizagem. No Plurall – Meu Prof, por exemplo, são os professores dos melhores sistemas de ensino do país que já usam a plataforma de educação digital que ajudam os estudantes.  

Ferramentas como lousas interativas, jogos educativos virtuais, quadros colaborativos podem compor as dinâmicas da aula.

A metodologia é a mesma da aula na escola?

As aulas particulares online buscam aproveitar ao máximo as possibilidades de inovação oferecidas pela tecnologia. Por isso, a forma de lecionar é diferente.

O foco principal é no que se adequa melhor ao aluno, o professor tem ampla liberdade para adaptar as atividades fazendo com que elas atraiam o interesse do seu filho.

Também é possível avaliar constantemente como a criança está progredindo para fazer ajustes que acelerem o seu progresso.

Principais benefícios da aula de reforço infantil

-Melhora a confiança do aluno;

-Ajudar crianças tímidas a interagir mais com o professor;

-Auxilia a manter a rotina escolar em dia;

-Trabalha o autoconhecido;

-Ensina a se organizar melhor;

-Respeita o tempo de aprendizado pessoal da criança;

-Oferece aulas mais dinâmicas;

-Aumenta a motivação;

-Insere noções de uso das tecnologias fundamentais para sociedade atual;

-Aproxima o estudo de temas de interesses do estudante.

Podemos ver que as aulas de reforço são muito úteis para crianças da educação infantil e do ensino fundamental. O objetivo desse acompanhamento vai além de recuperar alunos com nota ruim.

Diversas necessidades podem ser sanadas através dessa forma de ensino. O foco principal é potencializar o que já é feito em sala de aula, levando em consideração as individualidades da criança para que ela possa atingir o ápice das suas habilidades.

Todos os estudantes podem ser beneficiados pelas aulas particulares porque nesse sistema de aprendizagem é possível personalizar a metodologia para que ela abarque os aspectos individuais de cada aluno.

Os responsáveis junto com o professor conseguem fazer uma avaliação mais detalhada da jornada da criança. Caso seu filho possua alguma necessidade de aprendizagem especial, as aulas particulares ajudam a vencer esses desafios!

Onde o meu filho pode fazer aulas particulares?

Agora que você aprendeu que as aulas de reforço podem ser muito úteis não só para melhorar a nota em uma situação específica, mas, também para potencializar a autoconfiança do seu filho em diversas áreas educacionais nós te apresentamos o Meu Prof.

O Meu Prof é uma plataforma do Plurall, maior plataforma de ensino digital do Brasil. Com ela os pais encontram pacotes de assinatura que são mais do que aulas particulares.

Além de conectar o seu filho com os professores de sistemas de ensino que mais aprovam no Brasil, você conta com um apoio especializado do profissional para uma orientação educacional, definir dúvidas, traçar objetivos, nortear a rotina de estudo e outras dores que a sua família encontrar nessa área.

Leia também: Quais são as principais metodologias de ensino e saiba escolher a melhor para o seu filho com o Blog Plurall.