Na hora de escolher a maneira de complementar os estudos dos seus filhos, existem algumas decisões chave para se tomar. Uma das principais é considerar se a sua família deveria optar por aulas em grupo os individuais. Ambas as opções são válidas e oferecem vários benefícios, mas com algumas diferenças primordiais entre si.  

Cada método tem as suas vantagens e desvantagens. Sendo assim, após avaliar o nível de experiência da sua criança, a maneira que ela gosta de estudar e a sua personalidade, a decisão se torna muito mais fácil de ser tomada.

Nesse artigo, vamos revisar o que esses métodos podem trazer de benefícios para que você possa tomar uma decisão de maneira bem-informada.

Aulas em grupo

Aulas em grupo costumam ser bastante colaborativas. Mesmo que as pessoas reunidas possuam diferentes graus de conhecimento, no geral todos estão reunidos com o mesmo objetivo educacional. Então, todos buscam construir o conhecimento em conjunto.

Aulas em grupo também são boas para que o aluno perceba que outras pessoas cometem erros similares aos seus, o que desmistifica o medo de errar.  

Alguns outros pontos positivos são:

  • Maior interação social: se relacionar com outras pessoas pode ajudar o seu filho a criar amizades e ter alguém para conversar sobre os conteúdos estudados.
  • Aulas em grupo são mais baratas: já que o custo dos professores fica dividido entre os diferentes membros da turma.  
  • Aumento de motivação: quando você interage com pessoas que compartilham do mesmo objetivo, é possível que seu filho se sinta mais motivado, já que eles não estarão sozinhos nessa empreitada.
  • Possibilidade de trocas e de conhecer outras perspectivas: por contarem com vários estudantes, é possível que ver a mesma matéria através de diferentes ângulos.

Alguns pontos negativos das aulas em grupo:

  • Não é possível personalizar as aulas: por ser em grupo, é difícil deixar a aula exatamente como você gostaria para atender as necessidades individuais do seu filho. O professor deve adaptar a aula para a classe como um todo, o que pode fazer com que o aluno sinta falta de algo em particular.
  • Pode ser mais difícil de manter o foco: nas aulas em grupo, fica mais fácil de se distrair com outras pessoas, ou ter conversas que desviam a atenção do tópico principal. Isso pode ser um desafio especialmente para crianças que gostam de conversar durante o momento de estudo.
  • Pessoas com diferentes níveis de aprendizagem podem dificultar o ensino: talvez os que tem mais habilidades se sintam entediados ao ter que acompanhar alunos com mais dificuldade. Já aqueles que estão enfrentando alguma dificuldade, podem se sentir frustrados por não conseguirem acompanhar o ritmo do resto da turma.  
  • Falta de tempo focado em uma única pessoa: em alguns momentos o ensino pode se favorecer de uma conversa individual ou um acompanhamento específico. Nas aulas em grupo, é muito mais complicado de conseguir esse tempo particular.

Aulas individuais:

Os alunos que escolherem ter aulas apenas com o professor terão a atenção do docente integralmente e de maneira ininterrupta. Se você acha que seu filho não aprende da melhor maneira possível em aulas em conjunto, é possível o ensino individualizado seja a melhor escolha para vocês.  

No nosso blog você encontra uma postagem que explica com detalhes sobre o que é o  ensino individualizado. O professor poderá focar melhor o aluno de maneira particular.  

Alguns outros benefícios das aulas individuais são:

  • Oportunidade de ter conversas individuais com o aluno: nas aulas apenas de professor e aluno, é possível ter um alto nível de atenção nas demandas específicas da criança.
  • Flexibilidade nos estudos: as aulas particulares proporcionam que os horários sejam montados de acordo com a necessidade de cada aula
  • Escolha do seu próprio ritmo: prefere aprender mais matérias em menos tempo ou ficar vários dias em um tema? Tem espaço para tudo nessa abordagem pedagógica, já que o ritmo pode ser ditado pela capacidade de cada estudante.
  • Possibilidade de fortalecer a autoestima: como seu filho estará sozinho, não há com quem se comparar, então a criança pode estabelecer suas próprias metas.  
  • Focar no aprendizado individual: com o ensino individualizado, é possível dar foco na aptidão de cada uma das pessoas e com isso potencializar os seus talentos pessoais.

Qual o tipo de ensino mais adequado para o meu filho?

Como você pode imaginar, não existe resposta certa ou errada. Se o seu filho se dá bem em um ambiente em que ele pode socializar um pouco mais, talvez as aulas em grupo sejam o melhor caminho. Já se o seu filho se sente mais confortável tendo atenção individualizada, as aulas particulares podem ser melhores.

As aulas não são um compromisso eterno, então você sempre pode começar e testar outras maneiras. Caso você sinta que o ensino individualizado está mais próximo do que pode ajudar sua criança, o Meu Prof está aqui para ajudar.  

O Meu Prof é uma plataforma de estudos 100% online que reúne professores que dão aulas nas escolas que adotam os melhores sistemas de ensino do Brasil. Se você deseja que seu filho aprenda com metodologias dos Sistemas anglo, pH, Eleva... dê uma olhada nos nossos professores.

Nos planos de acompanhamento mensal além das aulas, também é possível marcar orientações pedagógicas entre a família, professor e aluno, para que todos possam conversar e alinhar suas expectativas e necessidades. Assim, o aluno tem um apoio escolar personalizado, levando em conta todos os pilares do ensino individualizado.