Quando as pessoas pensam em aulas online a primeira imagem que vem à cabeça, muitas vezes, é a experiência com ensino remoto que precisou ser adotado para garantir distanciamento social durante a epidemia de Covid-19. No entanto, as aulas digitais desse período não refletem completamente como é a educação online.

Fora de situações extremas, esse recurso pode ser muito produtivo para aprofundar os conhecimentos dos alunos, superar dificuldades, estudar matérias diferentes ou garantir uma formação extracurricular, complementando os ensinamentos que são ofertados pelas escolas durante as aulas presenciais.  

Incluir aulas digitais no dia a dia auxilia o aluno na organização de uma rotina de estudos que seja funcional e que ele consiga manter a longo prazo sem negligenciar nenhuma matéria ou os momentos em que deve descansar.  

Para explicar melhor como essa metodologia de ensino funciona, suas modalidades, características, benefícios e pontos de atenção montamos esse artigo com as principais informações a cerca desse tema para te ajudar a entender mais sobre métodos de educação online.

Síncrona x Assíncrona

Existem duas modalidades básicas de aulas online: síncronas e assíncronas.  

Assíncrona é quando o professor grava o material previamente e depois compartilha o vídeo com o aluno. Esse formato não permite interação, fazer perguntas ou tirar dúvidas em tempo real.  

Ele fornece alguma ajuda, mas é bastante impessoal. Para crianças menores não é muito indicado porque elas costumam ter mais dificuldade de se concentrar nas informações trazidas pelo professor quando não existe possibilidade de interagir.

na aula síncrona, professor e aluno se conectam através de alguma plataforma que permita que os dois interajam simultaneamente. É possível conversar, fazer apontamentos... ou seja, o contato é mais próximo.  

O modelo síncrono possibilita que o profissional faça um acompanhamento constante de como está a aprendizagem do estudante, pois ele consegue perceber com maior exatidão como é a relação da criança com o conteúdo apresentada.

Como funcionam as aulas digitais síncronas?

Nas aulas online o professor e o aluno se conectam simultaneamente por meio de alguma plataforma que possibilite essa interação.  

Durante a classe, que normalmente dura uma hora, a atenção do profissional é voltada totalmente para o estudante. Assim, é possível trabalhar o conteúdo dando total atenção a criança. Seu filho consegue absorver as matérias sem interferências externas.  

Os professores são capacitados para lecionar de acordo com o modelo de ensino pela internet. Dessa forma, conseguem desenvolver metodologias que incluem a tecnologia como facilitadora da rotina escolar.

Além do contato próximo, nessas aulas é possível usar diversas ferramentas digitais para tornar o aprendizado mais divertido como jogos, lousas interativas, vídeos, quizz online...

Quais os maiores benefícios?

Fora as benesses mais tradicionais como melhorar nota, preparar o estudante para determinada prova ou tirar dúvidas pontuais, as aulas online trazem diversas vantagens para a formação educacional do seu filho. As principais delas são:

-Flexibilidade de horário;

-Ajuda para melhorar o foco e a presença;

-Economia de tempo, pois não tem deslocamento;

-Boa opção para alunos tímidos se desenvolverem;

-Coloca o aluno no centro do planejamento didático;

-Atende as demandas específicas do estudante;

-Permite que o a família aprenda sobre como incluir a tecnologia na educação;

-Aproxima ainda mais a família da rotina escolar;

-Trabalha também habilidades socioemocionais.


Pontos de Atenção:

Os benefícios são inúmeros, contudo também existem tópicos que precisam ser olhados com cuidado para que seu filho consiga aproveitar 100% do que as aulas online podem oferecer. Os mais recorrentes são:

-Conferir se a conexão com a internet está boa antes da aula começar;

-Ter um ambiente silencioso para que o aluno possa focar no professor;

- Na impossibilidade de evitar ruídos, ter fones de ouvido disponíveis;

-Verificar se seu filho pegou tudo que precisa para a classe antes de se conectar para que não precise ficar interrompendo os estudos diversas vezes;

-Principalmente se a criança for pequena, tirar qualquer possível distração do ambiente de estudos.

Apoio educacional constante:

Em posts anteriores, abordamos o papel do acompanhamento pedagógico extracurricular para permitir que o aluno desenvolva todo o seu potencial.

Vale lembrar que esse suporte ajuda o estudante a organizar seus estudos, permite que ele desenvolva autonomia e é uma opção para apresentá-los a conteúdos que são do seu interesse, mas não são amplamente trabalhados em sala de aula como raciocínio lógico voltado para programação ou escrita criativa.  

Esse acompanhamento também pode ser feito online em plataformas como o Meu Prof! Dessa forma, a família participa mais de perto, podendo até entrar em alguns encontros para definir quais são as metas, necessidades e objetivos para a criança.

Depois, o professor conduz as aulas de modo a direcionar o estudante em direção ao caminho que foi pré-estabelecido. Por acontecer pela internet, o apoio educacional é facilitado, pois é mais simples encaixá-lo na rotina familiar.