Você já tentou montar cronogramas de estudos, cronometrou o tempo que usa para se dedicar a cada uma das matérias, fez um lindo calendário, mas depois da primeira semana acabou largando tudo para trás? Não se culpe por não ter conseguido seguir os planos estipulados, isso acontece com muitos alunos. O principal é não desistir!  

O principal motivo pelo qual um plano de estudos falha costuma ser a sua rigidez e a dificuldade de adaptar aos contratempos do seu dia a dia a ele. A falta de acomodação pode ser o primeiro passo para o fracasso de um cronograma de estudos.

Portanto, a palavra de ordem para criar uma estratégia de estudos que funcione é gestão de tempo, o que pode ser muito desafiador. Isso porque o seu plano precisa contemplar além das suas matérias escolares, suas atividades extracurriculares e, é claro, a sua vida social.  

Criar um plano de estudos que permite horários para descanso, atividades com seus amigos, família e hobbies garante o cumprimento da rotina. Além de torná-lo factível, pois você vai gostar de segui-lo.  

Leve esses (e alguns outros fatores) em conta na hora de organizar a melhor maneira de estudar. Para ajudar, separamos algumas dicas de como criar o seu cronograma de estudos que será um sucesso!

1. Analise o que funciona para você

Muitas vezes, a gente acha que uma mudança de 180 graus é necessária para obter sucesso, no entanto, em muitos casos, basta prestar atenção no que você já vem fazendo e potencializar esses hábitos positivos.

Entender a melhor metodologia de ensino é importante, pense no que funciona e o que não funciona para você. Para algumas pessoas, longos períodos de estudos de uma só vez pode ser o melhor caminho. Outras, preferem estudar um pouquinho durante todos os dias. Não existe resposta certa, a melhor alternativa é a maneira que faz você se sentir mais disposto a estudar.

Não esqueça de analisar também qual o horário do dia é melhor e qual tipo de revisão faz com que retenha mais os temas.  

2.Faça uma lista detalhada de todas as suas tarefas do dia

Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas tente detalhar com riqueza tudo que você faz durante uma semana inteira. Escreva o tempo que gasta indo para escola, fazendo refeições, vendo TV, dormindo.  

Assim, você consegue ter um domínio no que faz durante o dia e quais seriam os melhores momentos para incluir novos horários de estudo.

Se ao fazer esse exercício você descobrir que a sua rotina te deixa com pouco espaço para incluir uma rotina de estudos, talvez você precise conversar com a sua família, para juntos, entenderem se algo deveria ser reorganizado ou cortado.  

3.Pense no que precisa ser priorizado

Existe um senso comum de que é necessário revisar pelo menos uma hora semanal para cada uma das matérias que estuda. Porém, essa técnica pode te deixar com muito tempo para um assunto fácil e com uma quantidade menor em um assunto que você não domina.  

Por isso, tente fazer uma escala do que deve ter mais tempo e o que não é necessário estudar tanto. Assim, você consegue dar uma atenção maior ao que precisa de dedicação.

4. Crie um cronograma de estudos visual

Agora que já entendeu como a sua rotina e sua maneira de estudar funcionam, você está pronto para criar o seu cronograma de estudos. Organize os momentos de estudar na mesma agenda que você usa para os seus outros compromissos.  

Dessa maneira sempre os horários que precisa se dedicar estarão sempre à mão.  

Deixe bem claro o que será estudado em cada um dos dias e observe se está dando a atenção necessária a cada uma das matérias. Não esqueça de encaixar também os pequenos horários de estudo (como meia horinha enquanto vai para escola ou alguma revisão entre aulas).  

Dicas de como manter-se fiel ao cronograma de estudos

Agora que você aprendeu o que é necessário para montar o seu cronograma de estudos, separamos duas dicas essenciais para quem deseja manter o hábito dos estudos.

Constância e disciplina são maiores do que a motivação

No início do seu cronograma de estudos, você pode se sentir muito motivado e sem vontade de descansar ou fazer outras coisas. Porém, isso não é sustentável a longo prazo. Portanto, tente seguir à risca o que você estipulou e tirar todas as pausas que foram estabelecidas no início do planejamento.

Pense no seu plano de estudos como seguir uma dieta: você pode até passar os primeiros dias comendo de maneira restrita, mas, se não tiver espaço para os alimentos que são importantes para você, é muito mais fácil que você abandone a alimentação mais saudável por completo.  

A mesma lógica serve para uma rotina de estudos: é possível iniciar com uma escala de estudos restrita, no entanto, se não houver espaço para as coisas que te fazem bem, a chance de acabar tendo recaídas e não querendo mais estudar diariamente é bem maior.  

Se saiu da rotina, saiba voltar

A vida é cheia de imprevistos, desde um show que você queria muito ir, até precisar ajudar um amigo ou familiar de última hora. Caso não consiga seguir o seu plano de estudos por alguns dias, isso não é o fim da sua era de estudos!

Não tente estudar dobrado pelos dias que passaram, apenas volte a rotina e sabia que você pode aprender mais no longo prazo.  

Não se esqueça: O cronograma de estudos deve se adaptar bem a você e não o contrário. Se algo não está funcionando, não hesite em pensar no que está dando errado e faça as mudanças necessárias. Esperamos que essas dicas te ajudem a entender o que é combina melhor com a sua vida.