Os constantes desafios impostos pela sociedade atual exigem que além da educação tradicional, focada em conteúdos como matemática, português, ciência... jovens e crianças aprendam a desenvolver habilidades socioemocionais.  

A capacidade de entender as próprias emoções, encontrar soluções para problemas, entender o outro e conviver bem com diferenças são de extrema importância para a formação dos estudantes enquanto cidadãos.

Esse assunto vem ganhando destaque, no entanto é comum ter algumas dúvidas sobre como aplicá-lo na rotina cotidiana.  

Montamos esse artigo justamente para responder as principais perguntas que costumam surgir ao falar em competências socioemocionais. Vamos abordar o que elas são, a aplicação delas na vida escolar e como é possível aprimorá-las.  

O que são as competências socioemocionais?

As competências socioemocionais compreendem as habilidades que cada pessoa precisa ter para se comportar, pensar, sentir e as atitudes necessárias ao convívio em sociedade. Elas nos ajudam a enfrentar as situações do cotidiano, possibilitando que encontremos soluções para conflitos individuais ou coletivos.

De acordo com Casel*, as competências podem ser divididas em 5 eixos principais. São eles:

Autogestão

Conseguir lidar com situações estressantes ou desafiadoras. Gerenciando assim seus impulsos e traçando objetivos para sua evolução pessoal.

Autoconsciência

Saber identificar suas qualidades e limitações para conseguir compreender o que precisa para se desenvolver.

Consciência Social

Respeitar a diversidade. Agir com empatia no dia a dia, se colocando no lugar do outro para entender diferentes pontos de vista.  

Habilidade de Relacionamento

Cultivar relações saudáveis. Para isso, é preciso ouvir, falar com clareza e cooperar com as outras pessoas. As ações devem ser orientadas pela empatia, podendo assim solucionar os conflitos de modo respeitoso, ajudando que precisar sem cometer atos inadequados como bullying.

Tomada de Decisão Responsável

Fazer escolhas de acordo com a ética, visando o bem-estar da sociedade em geral e o próprio. Além disso, é importante sempre levar em consideração a segurança durante as interações sociais.

Como as competências socioemocionais se relacionam com a vida escolar?

Atualmente, a Base Nacional Curricular (BNCC) contempla a educação socioemocional. Isso ocorre pelo entendimento da importância de trabalhar essas capacidades desde o início da vida escolar. Dessa maneira, o aluno pode se tornar um cidadão bem-preparado frente aos desafios impostos pela sociedade ao longo da sua trajetória.

As competências socioemocionais valorizam a individualidade de cada criança. Sendo assim, aplicá-las no ambiente escolar garante que todas terão suas características respeitadas pela equipe pedagógica e pelos outros alunos, promovendo um espaço livre de julgamentos para que o aluno possa de desenvolver sem medo.

O ensino dessas habilidades deve permear todas as disciplinas básicas tradicionais. Dependendo da matéria, vai ser possível preparar o estudante para determinada capacidade. Até mesmo em assuntos considerados mais tradicionais como matemática, por exemplo, é possível trazer essa abordagem.

Benefícios que as competências socioemocionais podem trazer na rotina escolar:

-Melhora do desempenho nas avaliações: ensinando o aluno a ter disciplina, persistência e entender como se organizar para alcançar seus objetivos.

-Aumenta a sensação de pertencimento: ao incentivar que as crianças respeitem as diferenças e percebam como é bom ser único, elas se sentem que compõem um todo que valoriza as contribuições de cada aluno.

-Diminui a violência escolar: o exercício da empatia, valorizando que o estudante se coloque no lugar do outro, auxilia na diminuição de eventos violentos nas escolas. É uma excelente ferramenta para evitar tanto episódios de violência física como de violência psicológica (bullying ou ciberbullying).  

-Gera bem-estar: compreendendo melhor a si mesmo e aos outros o aluno passa a se sentir melhor. A relação com a turma e com os membros da equipe pedagógica se torna mais harmônica.

-Auxilia na saúde mental: reconhecer seus sentimentos, forças e fraquezas permite que o aluno organize sua rotina de estudos com mais equilíbrio. Isso faz com que ele note quando algo estiver o incomodando a ponto de ser preciso ajuda externa para resolver o problema. O autoconhecimento auxilia a criança a resolver conflitos sozinhas e pedir ajuda a um adulto responsável quando não conseguir.

Dicas para ajudar o desenvolvimento da criança

Além das atividades propostas pelo colégio para desenvolver as capacidades socioemocionais, a família pode contribuir com ações simples.

Em casa, é importante estimular que seu filho sinta confiança para expressar seus sentimentos livremente. Momentos lúdicos como assistir filmes, passear em um museu ou ler livros também podem contribuir para que a criança seja exposta a vivências diferentes da sua e consiga compreender a importância de respeitar as diferenças.

Outras publicações do blog trazem mais sugestões de atividades que tornam o aluno mais autônomo e ajudam a através da psicologia positiva potencializar o desenvolvimento do seu filho, não deixe de conferir!  

Fontes:
*https://casel.org/fundamentals-of-sel/