Existe uma máxima que diz que o segredo do sucesso é aprender algo novo todos os dias. Quer seja verdade ou não, é um consenso que a aprendizagem é um processo de longo prazo, e não há uma linha de chegada quando se trata de conhecimento.

Essa é justamente a abordagem trazida pela educação continuada, técnica que enxerga a educação como um processo para ser aprimorado durante a vida inteira. Esse tipo de perspectiva sobre os estudos é comumente utilizado quando falamos de ensinamentos voltados a carreira ou mercado de trabalho, mas você sabia que é possível incorporá-la desde a infância e por toda a vida escolar do seu filho?

Nesse texto, vamos falar sobre o que é a educação continuada e quais são os seus benefícios na educação de crianças e adolescentes!

O que é educação continuada:

A educação continuada parte da premissa de que a aprendizagem é um processo contínuo e que não deve ficar restrito a sala de aula e a educação formal. Portanto, a educação continuada visa expandir os horizontes dos alunos e fazer com que eles percebem conhecimento em lugares do cotidiano que antes poderiam ser vistos como banais.

Ela pode ser feita de maneira mais sistematizada, como cursos extracurriculares, oficinas, aulas livres e palestras, mas não se restringe aos lugares onde o papel de professor e alunos está claramente delimitado.  

Portanto, a educação continuada pode ser feita também por meio de passeios culturais, expressões artísticas, atividades sensoriais e até mesmo no preparo de receitas! É através de lugares não tão óbvios para a aprendizagem que muitas vezes o processo de descobrir algo novo acontece de maneira natural e permanente.

Até mesmo os esportes, que muitos olham apenas como uma maneira de se divertir ou se movimentar, podem ter um papel fundamental na educação continuada. Isso acontece porque através da prática esportiva é possível aprender sobre trabalho em equipe, disciplina, construir consciência corporal. Caso seja um esporte competitivo, a criança ainda pode aumentar sua inteligência emocional, através da maneira que lida com vitórias e derrotas.

Principais benefícios:

Os benefícios da educação continuada são incalculáveis, e não se limitam ao campo educacional formar ou emocional. A principais formas como essa abordagem pode maximizar a aprendizagem são:

1. A possibilidade de explorar vários interesses e aptidões

Como na educação continuada o conhecimento não é restrito às salas de aula, o seu filho pode encarar algo que ele vê como hobby em uma oportunidade de aprendizagem. Gosta de videogames? Eles são um ótimo lugar para aprender mais de programação! Adora futebol? Veja isso como uma oportunidade de aprender mais sobre história e até mesmo estatística.  

E as possibilidades não param por aí. Seja com música, artes ou danças, aprender mais sobre os seus interesses aumenta os horizontes da criança e também permite que ela explore o seu verdadeiro potencial.

2. A educação continuada ajuda a desenvolver a paixão pela aprendizagem

Na educação continuada a criança está sendo apresentado a novos assuntos, ideias e experiencias fora da sala de aula. Por isso, ela passa a entender que o conhecimento não tem início nem fim. Dessa maneira, ao fazer atividades extracurriculares é possível que ela se motive não pelas notas e sim pela paixão que aprender algo novo desperta.  

3. Aumentar o raciocínio lógico e o pensamento crítico

Existem atividades que podem ser realizadas na educação continuada que ajudam a criança no seu desenvolvimento lógico. Atividades como simulações da ONU ou grupos de resolução de conflito podem ajudar para que eles pensem em soluções criativas.

Essas habilidades são vitais para o sucesso acadêmico e profissional de seu filho e cultivá-las fora do ambiente escolar pode ser a chave do sucesso para desenvolvê-la sem pressão.  

4. Aumento da autoestima e construção de inteligência emocional

As atividades extracurriculares muitas vezes envolvem colaboração e interação com outras crianças e adultos. Por conta disso, o seu filho pode aprender lições importantes que nem sempre são tão exploradas em grades curriculares tradicionais.  

Algumas dessas habilidades estão relacionadas a inteligência emocional, já que a relação com pessoas diferentes e de variadas perspectivas dá uma visão maior das emoções humanas e das diferentes formas de se relacionar. Por sermos seres sociais, essas competências farão grande diferença no futuro dele e na maneira como lida com pessoas.

5. A educação continuada pode ajudar na educação tradicional

Nem sempre o caminho para melhorar as notas está dentro da escola. Às vezes, o aprendizado não tradicional pode ser o caminho para ajudar no dia a dia da rotina de estudos.  

Aulas individuais são uma boa ferramenta para isso. Nela, os alunos podem explorar os seus interesses pessoais, que por sua vez se refletem em uma melhora nas aulas e nas provas.