Muitas vezes pode ser um grande desafio atender as necessidades específicas de cada um dos alunos em uma sala de aula. Isso acontece pois nem todo mundo consegue aprender no mesmo ritmo. Sendo assim, a busca por profissionais capazes de realizar um ensino individualizado tem aumentado.

A customização de aprendizado pode ser importante para que os estudantes aprendam algo de maneira completa. Além disso, a proximidade com o estudo dada pela abordagem individualizada pode ser a chave para que a criança passe a considerar o processo de aprender algo enriquecedor e divertido.

Nesse artigo vamos explicar mais sobre o que é, como aplicar e os benefícios do ensino individualizado.

O que é o ensino individualizado?

Ensino individualizado é um método pedagógico que consiste em centrar o ritmo de estudos, instruções e conteúdos no interesse do estudante que está aprendendo.

Ou seja, de maneira resumida, ensino individualizado significa que o seu filho estudará sozinho sem outros alunos durante as aulas. Portanto, a aprendizagem será no ritmo que for mais interessante a ele. Isso também quer dizer que a criação de aulas e exercícios também serão personalizadas para cada criança.  

A base desse método é focar nas necessidades educacionais de cada criança como únicas.  

Antes de começar um trabalho de ensino individualizado, é necessário analisar a pessoa que estudará. Com isso, é possível criar objetivos diretos e claros para a educação dele. É importante também que esses objetivos sejam realistas e não muito distantes, pois isso pode desmotivar o aluno.

Após esses primeiros passos, é preciso sempre ter os objetivos em mente para que eles não sejam menosprezados no processo de aprendizagem. Sua revisão ajuda que o aluno chegue aos seus objetivos de maneira dinâmica.

Apesar de se orientar pelos objetivos de aprendizagem de cada um, nessa abordagem pedagógica é necessário envolver as personalidades de cada estudante e também integrar os responsáveis, desse modo o ensino não estará restrito ao ambiente de estudo.  

Quais são os benefícios do ensino individualizado?

Um dos benefícios mais óbvios do ensino individualizado é que seus filhos podem aprender em seus próprios ritmos e receber total atenção as suas dificuldades. Quando o processo de aprendizagem acontece só entre professor e aluno, não há pressão de outras pessoas ao redor ou outros alunos para se compararem.  

Dessa maneira, o único foco do seu filho pode ser o seu próprio processo de aprendizagem.  Possíveis comparações com a evolução dos colegas de classe ou pensamentos sobre o seu desempenho ser inferior ou superior ao dos outros tendem a desaparecer.  

Esse ponto é fundamental para que o aluno desenvolva confiança e uma autoestima elevada, já que ele estará tão presente em seu próprio aprendizado que os medos incluídos na educação com outros indivíduos não estarão presentes nas sessões de estudo deles.

É comum que as crianças que usam esse método de ensino se sintam capazes que superar as dificuldades de ensino com mais facilidade. Elas também podem desenvolver mais precocemente as suas habilidades e paixões, o que pode vir a ser um diferencial no futuro, quando for o momento de buscar o seu espaço no mercado de trabalho.

Alguns outros benefícios do ensino individualizado são:

- Desenvolvimento da sua maneira individual de aprender algo e não só memorização de materiais;

-Flexibilidade no ensino;

-Rotina e cronograma de estudos;

- Compreensão de gerenciamento de tempo;

-Maiores chances de desenvolver prazer nos estudos;

-Mais consciência sobre as suas forças e fraquezas.

Pontos de atenção no ensino personalizado

Assim como em outros modelos de ensino, o aprendizado individual também tem alguns pontos negativos. Por seu estilo centralizado na relação entre um professor e um alunos, ela limita a comunicação com os outros.  

Essa abordagem pode não proporcionar para o estudante a possibilidade de interagir com outras pessoas. E ao não desenvolverem as suas capacidades de comunicação ainda na infância, isso pode se tornar um problema maior na fase adulta.

Existem também crianças que precisam da abordagem social para aprender melhor. Algumas precisam interagir com crianças, outras vão aprender com mais facilidade podendo fazer esse processo em uma equipe de outras crianças.  

Além da falta de interação com terceiros, o ensino individualizado também pode tomar mais tempo que o ensino tradicional. Isso porque ele deixa que o aluno siga em seu próprio ritmo, o que pode demorar mais em alunos que tenham um ritmo mais lento.  

Por isso, o ideal é aliar o modelo tradicional para trabalhar a socialização com o método individualizado para usufruir das benesses dos dois e ter uma formação mais completa.

Como procurar professores que apliquem ensino individualizado?

Como no ensino personalizado a relação entre professor e aluno fica bastante evidenciada, é importante contar com a ajuda de profissionais com quem tanto o aluno quanto seus pais tenham afinidade e proximidade.  

No Meu Prof, é possível marcar avaliações pedagógicas entre a família, professor e aluno, para que todos possam conversar e alinhar suas expectativas e necessidades. Após essa primeira conversa, é possível também contar com planos mensais, onde o aluno tem um acompanhamento personalizado, levando em conta todos os pilares do ensino individualizado.  

Por fim, assim como os benefícios e desvantagens do método de ensino personalizado, você não precisa focar em apenas uma vertente pedagógica para ensinar o seu filho. É possível que a abordagem da sala de aula, em consonância com o ensino personalizado ajude a criança a alcançar os seus objetivos.

De qualquer forma, sempre que estiver pensando em como melhorar o desempenho escolar da sua criança, leve em consideração as necessidades, interesses, forças e fraquezas dela. É só quando tiramos o  resultado quantitativo, através da notas, do ponto central do processo de aprendizagem e colocamos em seu lugar o indivíduo que conseguimos criar uma estratégia para desenvolver toda a potencialidade da criança.