Muitas vezes, com o fim da licença maternidade, é preciso colocar a criança na creche para que a mãe volte ao mercado de trabalho. Infelizmente, o início das idas para creches ou escola significa para muitas famílias o início de uma série de doenças.

Quem conhece alguma família que colocou uma criança na escola ou creche há pouco tempo, certamente já ouviu essa história: desde que nasceu o bebê apresentava uma saúde de ferro, mas foi só começar a ir para aula que em pouco tempo veio gripe, resfriado, mão-pé-boca, gastroenterite, dentre outros.

Quando ocorre a escolite

Sabia que esse cenário não é uma mera coincidência das crianças que você conhece e inclusive tem nome? Sim, a escolite, também chamada de síndrome da creche ou crechite é um termo comumente utilizado para se referir a um conjunto de sintomas que afetam as crianças que frequentam creches ou instituições de cuidados infantis.

A prevalência é maior em crianças de 2 a 5 anos, contudo é possível que qualquer aluno que esteja em um novo ambiente com muitas pessoas até então desconhecidas, seja acometida. Isso acontece pois reflete o mecanismo de criar resposta imunológica a doenças que o indivíduo ainda não foi introduzido.  

Mesmo que seja bastante cansativo e te cause muita preocupação lidar com esse maior fluxo de doenças e uma criança adoentada, pode ficar tranquilo que provavelmente não há nada de errado com a saúde do seu filho. A verdade é que com o convívio mais intenso com outras crianças, a chance de germes, bactérias e doenças se espalharem também é maior.

Nesse artigo, esperamos te dar algum conforto sobre essa situação ao explicar mais sobre a escolite, quando é necessário se preocupar e quais são as doenças que mais costumam aparecer nos ambientes educacionais.

Os principais sintomas da escolite:

As creches e escolas são ambientes ideais para a difusão de vírus. Portanto, é comum que as doenças que venham a aparecer nos seus filhos sejam associadas a eles. Apesar disso, é importante lembrar que a síndrome da creche não é uma condição médica reconhecida, então os sintomas podem variar.

Geralmente é comum encontrar em crianças com escolite os seguintes sintomas:  

  1. Resfriados frequentes
  1. Infecções respiratórias
  1. Gastroenterite
  1. Dores de estômago
  1. Dores de cabeça
  1. Febre
  1. Diarreia
  1. Vômitos
  1. Fadiga
  1. Infecções oculares (como conjuntivite ou terçol)
  1. Infecções na pele (como sarampo ou catapora)
  1. Doença pé-mão-boca

Lembre-se que a maior parte desses sintomas estão associados a doenças que se espalham facilmente através de contato com outras crianças que possam estar adoentadas ou com o compartilhamento de comidas, brinquedos e itens pessoais.

Portanto, se você achar que o seu filho tem sentido mal-estar de uma maneira que não está dentro desse escopo, é importante procurar o médico de confiança da sua família ou pronto-socorro. Em alguns casos mais raros, a quantidade de doenças pode indicar alguma deficiência imunológica da criança.

A pessoa mais adequada para entender a gravidade dos sintomas do seu filho é um profissional de saúde. Por isso, mesmo que estejam passando por um caso simples de ser lidado, a melhor maneira de tratar qualquer doença é através do diagnóstico clínico.

Possíveis causas emocionais da síndrome da creche:

É claro que o ambiente escolar facilita a proliferação de doenças. Mas não podemos descartar que em alguns casos, as crianças que frequentam creche podem estar sofrendo algum estresse emocional e psicológico.

Isso porque a entrada na vida escolar representa uma grande mudança na vida dos pequenos. Muitas vezes eles passam a conviver com um círculo maior de pessoas do que estão acostumados, seus horários mudam drasticamente e o tempo passado com as suas figuras de confiança também pode diminuir muito.  

Caso sinta que a carga emocional do início das aulas esteja um pouco maior do que o seu filho está acostumado, listamos nesse artigo algumas atividades que podem ajudá-lo a entender  esse novo momento.

Como diminuir a síndrome da creche:

Como retirar as crianças da escola não é algo possível, existem algumas dicas do que pode ser feito para que seu filho fique saudável e tenha sintomas mais brandos.

  1. Esteja com a esquema vacinal do seu filho em dia, pois além das vacinais obrigatórias, pense em dar a vacina de gripe para a criança, que deve ser reaplicada anualmente.
  1. Certifique que seu filho esteja com uma dieta equilibrada, que forneça nutrientes necessários para que o seu sistema imunológico fique cada dia mais forte.  
  1. Caso o seu filho esteja ficando doente com muita frequência, tente limitar outras situações sociais parecidas com a creche por um tempo (como aulas extracurriculares)
  1. Procure acabar com o uso de chupeta e chupar o dedo. Essa é uma maneira muito comum de entrar em contato com germes e bactérias.  
  1. Cuide para que seu filho faça atividades físicas e durma o tempo necessário. Esses pontos, apesar de não serem relacionados com doença, podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico deles.  
  1. Ensine o seu filho a lavar frequentemente as mãos e higienizá-las com algum desinfetante a base de álcool que seja compatível com a idade dele.  

Por fim, não se esqueça que esses tipos de infecções são muito comuns no primeiro e segundo ano de convívio escolar e geralmente não tem motivo para se preocupar. Sempre que o seu filho ficar doente, não hesite em ligar para o pediatra para saber quais ações tomar.

Com os cuidados certos, vocês conseguirão passar dessa fase da melhor maneira possível!

Leia também: 
Ensino individualizado
O que é acompanhamento pedagógico
Discalculia, o que é e tratamentos