Dentro do mundo da pesquisa e aprendizagem, existem dois tipos de metodologias de pesquisa que são frequentemente empregadas: são os métodos indutivo e dedutivo. Eles são indispensáveis para analisar ou interpretar as novas informações que são apresentadas nas várias disciplinas que compõe o currículo escolar.  

A metodologia indutiva e dedutiva são abordagens diferentes, mas ambas buscam potencializar o aprendizado.  

O método indutivo envolve chegar em conclusões se baseando em padrões e observações.  

Já o dedutivo, começa com uma premissa e a partir dela é trabalhado em quais instâncias ou casos ela pode se aplicar.

Saber as diferenças entre essas duas abordagens é crucial para compreender melhor os métodos científicos aplicados nos estudos. Nesse post, vamos explicar um pouco do conceito das metodologias indutivas e dedutivas, como explorar as suas aplicações, entender as estratégias de ensino e perceber as diferenças chaves entre os métodos.

O que é o método indutivo:

O método indutivo é uma abordagem de raciocínio e inferência lógica para que seja possível chegar em conclusões gerais a partir de observações específicas.

Através do método indutivo, os exemplos são apresentados para que a partir das variáveis presente neles, a pessoa consiga entender o que eles têm em comum.  

Nessa abordagem pedagógica, o professor tem o papel de guia, sendo assim os alunos são os protagonistas do processo. Isso acontece, pois, uma vez que os exemplos começam a fazer sentido para o estudante, ele deve começar a entender as regras sozinho.

A melhor maneira de utilizá-lo é observar frequentemente os eventos que serão estudados, para que seja possível coletar todos os dados que podem se repetir entre uma situação e outra.  

Apesar do método indutivo trazer a aprendizagem para um lugar mais tangível, é sempre importante lembrar que suas conclusões não são absolutas. Afinal, todo o seu pensamento é baseado nas variáveis disponíveis, que nem sempre são a totalidade do que está sendo estudado.  

Por isso, o aluno que está aprendendo através dessa metodologia deve estar sempre atento e aberto para testar o que acabou de aprender a partir de outras conclusões também. Além disso, é preciso ter atenção contínua ao que foi aprendido.

O que é o método dedutivo:

A abordagem do método dedutivo é mais tradicional que a anterior. Nela, as regras são passadas primeiro e depois os exemplos são fornecidos. Dessa maneira, os estudantes têm contato primeiramente com a teoria. Só depois os exemplos são utilizados para que eles vejam como ela se aplica.  

Esse método é amplamente utilizado em disciplinas de lógica, matemática, filosofia e ciências. As conclusões que chegamos com ele são baseadas em leis universais, como a teoria da gravidade ou equações matemáticas. Com ele, é possível desenvolver problemas complexos e aprender mais através de premissas bem estruturadas.

Por essas razões, para que ele seja corretamente utilizado, é necessário trabalhar com premissas bem fundamentadas. Se a explicação teórica passada para o aluno for em algum nível falsa ou falha, todas as conclusões que foram tiradas a partir dela se tornam inválidas.  

Como aplicar o método indutivo na rotina de estudos:

O método indutivo se beneficia da análise de fatores do cotidiano e do seu campo de estudos. Desse modo, para que você o use, é possível:

- Se engajar em maneiras de observar coisas interessantes para os estudos anotando todos os dados que possam surgir dessa observação.

-Procurar padrões e similaridades nos eventos que estão sendo estudados.

-Manter cadernos ou arquivos com o que você observou.

-Comparar o que está sendo estudado pelo aluno com o estudo de outras pessoas.  

Como aplicar o método dedutivo nos seus estudos:

O método dedutivo é baseado no conhecimento formal, por isso, para utilizá-lo o aluno deve:  

-Entender as teorias mais relevantes para os seus estudos

-Procurar exemplos em que as teorias possam ser aplicadas

-Aplicar as teorias aprendidas para resolver problemas específicos.

- Refinar o seu aprendizado baseando-se nos problemas práticos.

Algumas diferenças entre o método indutivo e o dedutivo:

Mesmo que os dois métodos sejam ótimos para a aprendizagem de coisas diferentes, existem alguns aspectos que diferenciam um do outro, que são:

Uso da lógica

No método indutivo, procuramos similaridades entre os exemplos, enquanto no método dedutivo, é necessário seguir um processo mais lógico, dado pela teoria.

Generalização

O método indutivo sai de casos específicos para chegar em conclusões gerais, já o dedutivo, são usadas premissas gerais para uma conclusão específica.  

Taxa de erros e acertos

Na metodologia indutiva, se está mais suscetível a cometer erros, já que as conclusões são tiradas a partir da sua observação, que sempre pode esquecer de levar algum aspecto em consideração. Já na metodologia indutiva, se as premissas iniciais forem verdadeiras, o risco de erro é menor.

Finalidade

O método indutivo pretende formular novas teorias e princípios. Já o dedutivo se limita a usar as teorias já existentes.  

Na hora dos estudos qualquer uma das metodologias pode ser interessante para melhorar o aproveitamento escolar. Para crianças que se interessam por observar o mundo e o cotidiano, a método de indução pode trazer um conhecimento dinâmico e cheio de variáveis.

Já o método indutivo pode ser o escolhido para crianças mais sistemáticas e que precisam organizar melhor os conhecimentos.  

Outro ponto a considerar é que um método pode ser muito interessante em algumas matérias, mas traga menor desempenho em outras. Então é crucial avaliar como os estudantes se relacionam com as diferentes abordagens.

Independente da metodologia aplicada uma boa sessão de estudos precisa também de um bom professor. Por isso, procure como escolher um bom professor para o seu filho e como ter motivação para mantê-lo na rotina escolar.  

Leia também: 

Aritmofobia: o que é

Como ajudar o seu filho nas aulas online