Se toda as vezes que organiza o material e se prepara para estudar, a motivação para estudar some porque tudo ao seu redor parece muito mais interessante, saiba que isso não acontece apenas contigo. Algumas dicas simples podem te ajudar a aumentar o ânimo na realização das tarefas, além de melhorar a sua rotina de estudos.

Para facilitar, separamos aqui pequenas mudanças que postas em prática vão te permitir ter mais disposição quando precisar estudar.

Bloqueie as distrações

Uma das dificuldades para manter o foco é o grande número de distrações que estão ao nosso redor.

Sendo assim, uma boa maneira de superar é tentar bloqueá-las. Existem ferramentas para celular e computador feitas justamente com esse objetivo. Elas bloqueiam qualquer site ou aplicativo pelo tempo em que precisar se manter concentrado, prestando atenção máxima nos estudos

Aplicativos como o Freedom (disponível para Mac, Windows, Ios, Android e Chrome), Stay on Task, que combina listas de tarefas com bloqueador de distrações e o Forest (onde cada timer que você configura para estudar é representado por uma sementinha que vira uma árvore no final do período) podem te auxiliar bastante na hora de melhorar a motivação para estudar.

Outra opção bem simples é tirar todas as notificações do celular enquanto estiver se dedicando as tarefas escolares.

Misture o tempo de estudar com intervalos de descanso

Em algumas horas, nem mesmo tirar as distrações da frente é capaz de aumentar a motivação para dedicar atenção aos estudos. Quando estiver se sentindo assim, crie um sistema de gestão de tempo em que o intervalo de foco completo venha acompanhado de um momento para descansar.

O  Método Pomodoro, em que você estuda por um período de geralmente 25 minutos e se recompensa com um período de 5 minutos de descanso é um bom exemplo de como montar sua rotina.

Você pode adaptar o Pomodoro para a duração que mais for adequada ao seu modo de estudar, só não esqueça da proporção: cada período estudado deve te render uma recompensa de 20% do mesmo tempo em descanso. Ou seja: se estudou por uma hora, pode descansar por 12 minutos.

Depois de 4 ciclos vale tirar um intervalo longo! Aproveite esse tempo para fazer alongamentos ou exercícios físicos. Movimentar o corpo também é importante.

Esse modelo funciona muito bem em conjunto com os bloqueadores de tempo da primeira dica. Inclusive, já existem aplicativos como o FocusMe, em que é possível bloquear as distrações em conjunto com um temporizador Pomodoro!

Tente focar na recompensa e não no trabalho

O tempinho de relaxamento não está sendo o suficiente? Você também pode ser criativo nas recompensas! Tente condicionar algo que gostaria muito de usufruir com o quanto precisa estudar.

Dentro desse sistema vale qualquer recompensa, das menores até as muito especiais! Que tal comprar o seu doce favorito e se permitir comer partes sempre que terminar uma etapa do seu plano de estudos, ou então assistir ao episódio da série que está amando toda vez que tiver revisado completamente a matéria que programou para o dia?

Essa técnica também é uma boa maneira de incluir seus responsáveis na sua rotina de estudos. Combinem de ir ao cinema, jogar algo juntos, cozinhar sua comida favorita, ir ao parque ou a algum lugar que vocês gostem de passear toda vez que tiver conseguido alcançar um bom resultado após se dedicar.

Encontre um lugar confortável para estudar

Não importa quantos gatilhos de recompensa estejam presentes na sua rotina de estudos, é fundamental se sentir confortável enquanto estiver na busca de aumentar a motivação nos estudos e buscar por foco.

Para alguns isso pode significar uma mesa perfeitamente arrumada, já para outros, o melhor lugar para se concentrar pode ser ao ar livre. É natural que cada pessoa se sinta mais motivada em um ambiente diferente.

O importante é escolher um espaço que faça com que você se sinta bem. Dessa maneira, mesmo que a princípio não esteja com tanta vontade de fazer as atividades, com certeza você se sentirá feliz por passar um tempo onde gosta.  

Assim, as emoções positivas relacionadas a esse ambiente vão te motivar a fazer seus estudos renderem!

Estímulos sonoros podem ser bons aliados da motivação

Quando falamos de momento de estudos, muitas vezes acabamos imaginando um lugar isolado ou absolutamente silencioso. Mas a falta de barulho pode ser um empecilho para pessoas ansiosas que acabam pensando demais quando estão sozinhas.

Se esse for o seu caso, colocar uma playlist com as suas músicas favoritas (ou músicas instrumentais, se as letras cantadas te distraírem) é uma boa solução. Deixe o som de baixo a médio, tornando a atmosfera acolhedora.  

O simples ato de colocar música nos fones de ouvido pode ser capaz de te deixar mais animado e com mais disposição para estudar. Além de afastar das distrações presentes no mundo exterior ou nos seus próprios pensamentos.

Contar com momentos de descanso contribui para a motivação nos estudos

Você pode utilizar as técnicas apresentadas até aqui e ainda reunir outras tantas. No entanto, a verdade é que para se sentir com energia e motivação para estudar, é necessário ter momentos de descanso de qualidade.

Entenda que não é preciso estudar 24 horas por dia. O descanso, principalmente ter horas suficientes de sono, são fundamentais. Saiba relaxar! Não se sinta pressionado a ser produtivo o tempo inteiro.

Para decidir quais são os melhores momentos para relaxar e quando deve estudar, busque criar um plano de estudos. Assim, você terá a tranquilidade de que tudo que precisa estará programado na sua rotina.

Coloque as dicas em prática aos poucos

Ao invés de pegar tudo que reunimos nesse texto e já sair colocando em prática de uma vez, procure escolher 2 ou 3 para testar primeiro.

Dessa forma, fica mais claro o que realmente se adequa as suas necessidades!  

Fique à vontade para fazer modificações que te ajudem a otimizar os métodos de estudo. Ninguém melhor que você sabe o que te deixa mais motivado. Procure prestar atenção em si mesmo sempre!

Conte com o Meu Prof

Além de seguir todas essas dicas, a sua família também pode contar com uma ajuda extra na hora de criar motivação para os estudos.

O Meu Prof é um serviço de aulas particulares online que tem como diferencial planos de assinatura que contam com um acompanhamento pedagógico com os professores das escolas que mais aprovam no Brasil.

Nesse acompanhamento é possível traçar objetivos claros, melhorar a rotina, entender quais são os pontos de dificuldade e principalmente focar na potencialização da autoconfiança nos estudos. Acesse o site do Meu Prof e fale com um consultor para conhecer mais.

Leia também: Metodologias de ensino: quais são e como escolher