Nos últimos anos, o termo “educação bilíngue” vem se popularizando, sendo considerado uma nova tendência na formação dos estudantes.

Muitas famílias passaram a se interessar por esse modelo de ensino fazendo com que o número de escolas que oferecem esse método de aprendizado aumentasse consideravelmente no Brasil.

Se esse é o seu caso, nesse artigo vamos explicar melhor o que é bilinguismo, como funciona uma escola bilíngue e quais os seus benefícios para o desenvolvimento dos alunos para que possa tirar todas as suas dúvidas e entender se essa estratégia faz sentido para a sua família.

O que é bilinguismo?

Bilinguismo é quando dois idiomas coexistem no dia a dia de alguém. A prática de cada língua pode acontecer de forma simultânea (quando o indivíduo é exposto ao mesmo tempo a elas) ou separada (quando elas são apresentadas em momentos diferentes da rotina).

O objetivo é que a pessoa possua domínio, no mínimo intermediário, de um idioma diferente daquele falado no local em que nasceu.  

Alguns teóricos, entendem que para ser considerado bilingue, o indivíduo precisa ser fluente na segunda língua. No entanto, como é bastante difícil medir a fluência, podemos considerar bilinguismo quando existe plena condição de ler, escrever, entender e se comunicar.

Como funciona uma escola bilingue?

Nos colégios bilingues a grade horária de matérias é dividida entre os dois idiomas que vão ser trabalhados pela instituição. No Brasil, o mais comum é o ensino da língua inglesa. Nesse caso, parte das disciplinas são lecionadas em português e outra parte em inglês.  

Dessa forma, os alunos ficam bastante imersos em ambas as culturas. Eles são incentivados a se comunicarem apenas no idioma que está sendo abordado no momento. Qualquer pergunta ou conversa devem ser feitas dentro da língua em que a aula está sendo ministrada.

Esse modelo acelera muito a curva de aprendizagem, pois o contato com a segunda língua é constante e permeia diversas atividades da vida escolar. Até mesmo as conversas entre os próprios estudantes seguem essa dinâmica fazendo com que o desenvolvimento deles seja mais intenso.  

Quais os principais benefícios?

Formar o seu filho através da educação bilíngue proporciona diversas vantagens para o amadurecimento dele enquanto aluno e cidadão. Quanto mais cedo ele começar a aprender outro idioma, maior vai ser a facilidade de assimilar todo o conteúdo.

Por ainda estarem em processo de formação, as crianças costumam aprender língua estrangeiras com muito menos esforço do que adultos.

Ter domínio de pelo menos uma língua além da nativa é fundamental para que a criança consiga se destacar no mercado de trabalho quando crescer. Garantir desde cedo esse diferencial para o seu filho permite que ele chegue na vida adulta mais bem preparado.  

Além disso, ter esse contato desde a infância com outro idioma facilita que ela interaja com jogos, filmes, músicas em maior profundidade. Permitindo assim que um novo mundo de experiências culturais se abra

Alguns dos maiores benefícios são:

-acelerar o aprendizado de um novo idioma;

-promover imersão total na língua estrangeira;

-melhorar a capacidade de interpretação de múltiplos contextos;

-oferecer experiências culturais diferentes;

-estimular a criatividade;

-aproveitar a pré disposição das crianças em aprender coisas novas;

-ajudar a ter agilidade de pensamento;

O colégio do meu filho não é bilingue, como ajudá-lo a aprender outra língua?

Se a escola em que a sua criança estuda atualmente não é bilingue, tudo bem. Existem outras formas de driblar essa barreira e oferecer outra possibilidade de educação.

Não é obrigatório que o estudante tenha aulas simultâneas da sua língua mãe e da estrangeira para que consiga ter proveitos na formação. É completamente possível receber os ensinamentos em momentos diferentes do dia, isso não afeta o aproveitamento final do estudante.

Uma opção é desde cedo matricular seu filho em um curso de idiomas ou contratar aulas particulares individuais com um professor especialista. Assim, ele vai ser exposto desde pequeno aos diferentes conteúdos podendo se desenvolver nas duas áreas.  

Aulas particulares online de idioma facilitam a rotina de estudos

Fazer aulas online para aprender outra língua é muito benéfico para a criança. Dessa forma, além dela receber a atenção total do professor, é possível montar a jornada de aprendizagem de acordo com os gostos dela.

A flexibilidade de poder marcar os encontros para o dia e hora que funcionam melhor para sua família permitem ter constância. Por ser online, é possível fazer aula em causa ou em qualquer lugar, economizando tempo de deslocamento.  

O profissional pode incluir desenhos, séries, vídeos, jogos que despertem o interesse do seu filho no conteúdo trabalhado. Permitindo que além de aprender o conteúdo formal como gramática, escuta e pronúncia, o aluno tenha acesso a elementos culturais de outros países.

Mais do que as habilidades básicas, ele vai aprofundar o seu leque de conhecimento social.