Como nós podemos criar experiências de aprendizagem que ajudam a desenvolver um ser humano? Qual a melhor metodologia para que os estudos façam sentido para ele e para o que vai precisar em seu futuro? Essas perguntas permeiam a vida de todos que se relacionam com a educação de crianças e jovens.

Para ajudar a respondê-la, em 1996, a Unesco lançou o relatório educacional que mesmo quase 30 anos depois ainda é um dos mais importantes para o universo da educação.  

O texto “Educação: um tesouro a descobrir”, trata das perspectivas para melhorar a educação ao redor do mundo inteiro. Um dos valores apresentados nesse material que carregamos até hoje são os 4 pilares da educação e os seus impactos no ensino.

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Eles são vistos como os principais objetivos da educação para o século XXI e foram criados para nos auxiliar a enfrentar todos os desafios da nossa sociedade.

Esse assunto se relaciona muito com a vida escolar. Cada metodologia de ensino abordará de maneira diferente, as principais formas de ensino existentes estão listadas no nosso blog!

No que consistem os quatro pilares da educação

Separamos a definição dos pilares da educação, leia na íntegra cada um dos tópicos e saiba como auxiliar o seu filho ou filha no desenvolvimento do ensino.

Aprender a conhecer

Esse pilar é definido no relatório como os meios e o objetivo final do desenvolvimento humano. Aprender a conhecer não significa deter todos o conhecimento em uma só pessoa, e sim, dominar maneiras de como saber estudar um novo assunto.  

No momento atual, em que se proliferam informações difusas por diferentes lugares, é importante saber onde você deve buscar novos conhecimentos e quais são as boas práticas na hora de aprender um novo conteúdo. Conseguir identificar boas fontes é fundamental na sociedade em que vivemos.

Aprender a conhecer pode ser a chave para um estudante atento, cheio de novas ideias. O desejo por aprender e conhecer o mundo ao seu redor é uma maneira de criar um adulto com competências para o novo milênio.

Aprender a fazer

O segundo pilar da educação complementa o seu predecessor. Aprender a fazer merece destaque, pois a educação não deve contribuir apenas para a formação através do acesso a conhecimentos formais. É preciso  fornecer ferramentas para o desenvolvimento pessoal de todos.  

Segundo o relatório, essa é a competência “que torna a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe”. Esse “trabalho em equipe” não diz respeito unicamente a vida corporativa, já que saber executar tarefas coletivamente com maestria gera grandes ganhos para a vida pessoal de qualquer pessoa.

Aprender a conviver

Além de trabalhar em grupo, é preciso ter capacidade de conviver de forma harmônica com outros indivíduos. Esses dois campos servem para reforçar como viver em sociedade exige aptidão de coexistir.

Por isso, para desenvolver uma boa compreensão do mundo não é necessário apenas aprender sobre ele, mas também sobre o outro. A valorização da pluralidade ajuda na criação de um indivíduo que preza pela paz e pela comunicação com outros, independente do background.

Aprender a ser

Para arrematar todos os pilares que vieram anteriormente é preciso pensar em cada pessoa como alguém único que possui processos de formação próprios.  

Segundo o relatório, essa capacidade estimula o indivíduo a aprender a “desenvolver, o melhor possível, a personalidade e estar em condições de agir com uma capacidade cada vez maior de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal.”

Dessa forma, é fundamental que respeitemos os traços individuais de cada um, como personalidade, raciocínio, senso estético. Com as particularidades respeitadas, o indivíduo se encontra no ambiente ideal para que possa deixar florescer a sua personalidade.  

É importante lembrar que aprender mais sobre si precisa vir junto com a liberdade de escolha. Sobre esse tema, consulte nosso texto sobre como incentivar a autonomia infantil

Quais são os outros benefícios de ensinar suas crianças com os quatro pilares da educação

Por muito tempo ficou difundido no senso comum que o aprendizado deveria começar e terminar na escola. Contudo os quatro pilares da educação deixam claro que o ensino adequado é muito mais amplo. Além disso, quando bem aplicado transforma toda a vida de uma pessoa.  

Pilares como esses promovem a reflexão sobre como processo de educação se constitui, sendo maior que apenas o saber formal e podem ajudar na criação mais atenta das crianças permitindo que elas consigam desde pequenas se expressar e lidar com o próximo de maneira que beneficie a todos.  

Ainda existem muitos desafios na aplicação dos 4 pilares da educação, e alguns conflitos sobre a sua viabilidade em sala de aula. Apesar disso, o mercado de trabalho vem buscando cada vez mais profissionais que saibam se relacionar com as questões levantadas nele.

Portanto, ao abordar essas questões na criação do seu filho, você não só está criando um indivíduo que se relaciona bem consigo e com o próximo, como também está ajudando para que ele se destaque na busca por uma colocação profissional quando chegar o momento adequado.  

Por serem conceitos abrangentes, os quatro pilares também ajudam em desafios do futuro ainda não muito bem mapeados. A tecnologia tem surpreendido a cada dia, mas a capacidade de aprender, relacionar e conviver podem ser ferramentas importantes na exploração das questões apresentadas ao longo das próximas décadas.

Se quiser saber mais sobre o relatório da Unesco, pode acessá-lo clicando no link. Caso tenha dificuldades de como aliar o ensino escolar com os quatro pilares da educação, no Meu Prof é possível marcar uma aula para toda a família com o professor do seu filho. Nela vocês podem abordar não só suas dificuldades nas tarefas.