Pensando em contratar um professor particular para ajudar seu filho?

É comum ter vários questionamentos antes de escolher o profissional que vai apoiar a aprendizagem da sua criança. Por isso, realmente é muito importante pesquisar bastante antes de contratar esse tipo de serviço.  

Preço, metodologia, formas de avaliar e quantidade de aulas necessárias costumam ser as maiores dúvidas.

No blog, já abordamos vários desses aspectos. Nesse artigo, procuramos nos aprofundar no valor financeiro e pessoal da contratação desses profissionais. Também vamos mostrar as médias de preço das aulas particulares no Brasil. Assim, você pode tomar melhores decisões na hora da contratação.

A importância da aula particular

Em publicações anteriores, explicamos como as aulas de reforço e o acompanhamento pedagógico podem maximizar o rendimento escolar das crianças permitindo que elas desenvolvam diversas habilidades.

Para muitas pessoas a primeira coisa que vem à mente ao pensar em aula particular é que o aluno precisa de uma ajuda extra pois está com dificuldade na aprendizagem. Mas essa é apenas uma das funções desse serviço.

Como o acompanhamento pode ajudar:

Ter um professor focado completamente nas necessidades do seu filho, montando exercícios e planos de estudos que atendam exatamente ao que ele precisa faz com que a rotina escolar seja potencializada.  

Esse apoio profissional individualizado ensina o aluno a equilibrar momentos de estudos, lazer, o foco que precisa dar para determinados assuntos, desenvolve a autonomia, também atua como incentivo para melhora da autoconfiança.

Algumas crianças se sentem pressionadas na hora das avaliações, com medo de não ter estudado tudo que era necessário. Através do acompanhamento, elas passam a ter mais tranquilidade porque seguiram um plano definido pelo professor juntamente com a família.

Como aulas pontuais podem ajudar:

Quando o objetivo principal é sanar uma dúvida específica ou se aprofundar em determinado conteúdo para uma prova ou trabalho, algumas aulas pontuais podem já auxiliar o aluno a atingir sua meta.

Mesmo quando realizadas de forma sazonal, esse serviço possui um alto nível de personalização. A metodologia empregada na aula é pensada de modo a capturar integralmente a atenção do estudante, propiciando que ele tenha um bom aproveitamento e consiga reter os conteúdos com mais facilidade.

Além disso, elas podem ser grandes aliadas quando seu filho está inseguro com as atividades avaliativas. Não precisa ser apenas testes formais, até mesmo na apresentação de trabalhos para toda a turma, ter a orientação do professor particular faz com ele fique mais tranquilo na hora de falar em público.

Gasto X Investimento

Como falamos anteriormente, as aulas particulares não servem apenas para sanar um problema de aprendizagem.  Elas possibilitam a construção de uma jornada educacional de sucesso para o seu filho fazendo com que ele se prepare para a vida adulta.

Esse serviço visa atuar junto com o trabalho feito pela escola, criando possibilidades para os estudantes avançarem rumo aos seus objetivos. Como ao invés de turmas, o professor atende uma criança por vez, ele consegue entender melhor as demandas dela e conjuntamente com a família traçar as melhores estratégias para otimizar a aprendizagem.

Mais do que revisar a matéria passada na escola ou tirar dúvidas sobre tópicos de estudos, através das aulas particulares os professores podem se aprofundar mais nas habilidades socioemocionais que a criança deve desenvolver para ser um adulto plenamente preparado para enfrentar os desafios da sociedade atual.

As principais habilidades socioemocionais trabalhadas:

Autoestima – o aluno passa a acreditar mais no seu potencial porque é estimulado pelo professor constantemente já que é possível dar total atenção às necessidades dele.

Autocrítica – a criança passa a conseguir identificar com mais clareza seus pontos fortes, fracos e como lidar com eles.

Inteligência emocional – o estudante passa a ter mais facilidade em enfrentar os desafios da vida escolar.

Média de valores de aulas particulares online no Brasil

O valor das aulas muda de acordo com diversos fatores. Os principais são: personalização, capacitação do professor e localidade.

O preço inicial em algumas capitais é:

  • São Paulo: 65 reais/hora
  • Rio de Janeiro: 64 reais/hora
  • Belo Horizonte: 60 reais/hora
  • Recife: 55 reais/hora
  • Brasília: 55 reais/hora
  • Porto Alegre: 58 reais/hora

É importante frisar que esses valores médios são praticados principalmente por profissionais que estão começando sua carreira. Quanto mais experiência os professores possuem, maior passa a ser o preço.

Outro fator importante é a adaptação da metodologia de ensino para as necessidades individuais do aluno. Aulas planejadas exclusivamente para o seu filho, refletindo suas preferências, tendem a ser mais caras do que aquelas com menor grau de personalização.

Por esses motivos, no momento de contratar o professor é fundamental levar em conta esses aspectos também. O ideal é aliar professores que possuem grande experiência educacional, com didática voltada para as demandas individuais do aluno e um preço que caiba no seu orçamento.