Para mensurar o que você aprendeu durante os meses, a escola faz diferentes avaliações. Essas atividades permitem que os professores identifiquem como a sua aprendizagem está caminhando ao longo do ano e de que forma eles podem te apoiar para que se desenvolva melhor.

Por isso, existem diversos tipos de avaliações, assim como existem diferentes tipos de metodologia de ensino. Cada um deles busca compreender melhor um ponto diferente do ciclo escolar. Além disso, eles buscam construir habilidades sociais específicas.  

Nesse artigo, vamos explicar um pouco sobre os principais modelos avaliativos que são aplicados nos colégios. Entendendo melhor como eles funcionam é possível se preparar com mais assertividade para eles.

Por que as avaliações são importantes?

As atividades avaliativas são a ferramenta que a equipe escolar possui para conseguir entender como os alunos estão evoluindo. É através delas que eles podem definir novos rumos, perceber as fragilidades ou as facilidades dos estudantes.

O objetivo principal é mais do que apenas dar nota! É a chance de compreender as individualidades que cada um possui.

Esses momentos funcionam como direcionamento para que os professores conheçam melhor as suas turmas e com base nessas informações trace estratégias para que todos alcancem um bom nível de aprendizagem, dominando o conteúdo.  

Com as informações obtidas, é possível ajudar quem precisa de mais apoio, acelerar ou reduzir o ritmo das aulas, pensar em atividades extras para maximizar a aprendizagem, dentre outros fatores.

Além disso, as avaliações também são uma oportunidade de você se conhecer melhor!

Tipos principais de avaliação:

Através dos tipos de avaliação é possível perceber seus pontos fortes e os assuntos em que precisa se dedicar um pouco mais. Exercitar esse autoconhecimento é fundamental tanto na sua vida escolar quanto na pessoal. Ter consciência de como estão os seus estudos te auxilia a chegar com mais tranquilidade até seus objetivos. Trouxemos algumas das principais:

Diagnóstica

Como o nome indica, essa avaliação procura obter um diagnóstico de como está a situação dos alunos. Observando os resultados apresentados, os professores os pontos fortes e fracos gerando dados irão basear as futuras decisões pedagógicas do colégio. Ela é fundamental para o planejamento da equipe escolar. Sua aplicação pode ser feita em diversos formato, os mais comuns são: provas escritas, orais, testes online e simulados.

Formativa

O objetivo dessa atividade avaliativa é identificar se os objetivos pedagógicos definidos estão sendo alcançados.

As avaliações são uma maneira de perceber se a metodologia se adequa a necessidade dos alunos e está gerando progresso na aprendizagem.

Para isso, os professores passam seminários, autoavalições, estudos de casos, apresentações...

Comparativa

Essa avaliação é usada para descobrir o aproveitamento do estudante através da comparação entre períodos distintos.

As tarefas passadas na aula, após o professor apresentar e explicar uma matéria nova compõem essa atividade avaliativa. Nesse caso, se compara o que o aluno sabia antes com o que aprendeu naquele dia.

É uma ótima forma de acompanhar o desenvolvimento.  

Você mesmo pode avaliar seu progresso comparativamente. Monte uma lista de exercícios, revise a matéria e depois tente fazer as questões. Desse modo, é possível visualizar os avanços que teve.

Somativa

Nesse modelo avaliativo o que se busca é saber se o aluno conseguiu reter todo o conhecimento que precisa para concluir os objetivos pedagógicos.

Seu resultado é bastante usado para quantificar o que foi aprendido e aplicar uma nota, a análise é mais geral, então os conceitos não são testados em profundidade. Por isso, sua abordagem é mais quantitativa do que qualitativa.  

A aplicação ocorre através de provas ou trabalhos ao final de um ciclo de aprendizagem que medem o entendimento em relação a diversos conteúdos que foram trabalhados. Ao invés de focar no percurso de construção do conhecimento, o propósito é traçar um panorama geral da jornada do estudante.

Como se preparar para as avaliações?

Muitos estudantes começam a se preparar para as avaliações apenas na véspera. Esse hábito costuma prejudicar os resultados, pois é preciso assimilar uma grande quantidade de conteúdo em um curto espaço de tempo.

Esse alto número de assuntos estudados de uma única vez dificulta a compreensão, atrapalha a memorização de datas ou fórmulas, gera confusão e ainda desperta a ansiedade. Por isso, o ideal é ter um cronograma de estudos que te possibilite revisitar a matéria aos poucos ao longo da semana.

Procure separar um período diário para revisar em casa os temas que foram trabalhados durante a aula. Assim, fica mais fácil identificar os pontos que te despertam dúvida com antecedência, permitindo buscar ajuda com calma para melhorar esses aspectos.  

Ter esse costume torna o ato de estudar mais equilibrado. Dessa forma, ao invés de se sentir sobrecarregado com as demandas escolares é possível estabelecer seu próprio ritmo de aprendizagem respeitando suas necessidades.

Não desanime!

O resultado obtido nessas atividades sofre influência de diversos aspectos da sua vida. A nota não define quem você é. Ela reflete um momento, não todo o processo.

Por exemplo, caso no dia da avaliação você acorde com dor de cabeça ou se tiver dormido mal, seu desempenho pode ser prejudicado. No entanto, isso não significa necessariamente falta de domínio na matéria. Apenas indica que naquela data específica foi difícil concluir a tarefa com excelência.

Além disso, não se sair tão bem pode revelar em quais habilidades é preciso focar mais o que no futuro te possibilita ter um desenvolvimento mais complexo.  

Caso note que o resultado realmente vem de uma dificuldade, não hesite em pedir ajuda! Converse com os seus responsáveis para que juntos encontrem uma solução.

Começar um acompanhamento educacional individualizado para se concentrar nas suas necessidades individuais de perto é uma boa forma de superar esse desafio pode ser uma saída. Continue acompanhando Blog do Plurall, dicas educacionais do Meu Prof para toda a família!

Leia também: O que é a discalculia