É possível que você enquanto responsável já tenha entendido a importância de aulas online. Que você já saiba os diferentes tipos de aula online, quais matérias seu filho deve estudar e as metodologias existentes.  

Professores especializados em aulas online podem ser excelentes em criar situações dinâmicas e leves para que seu filho aprenda. Diferente do ambiente escolar, nas aulas online você tem a liberdade de escolher o professor de acordo com o seu currículo, profissionalismo e capacidade.  

Por isso, encontrar o professor certo pode ser o encorajador que o seu filho precisava para conseguir ver o aprendizado de maneira mais energizante. Por isso, para aproveitar todos esses benefícios, uma questão crucial é escolher um professor que se adeque a vocês e consiga coordenar as aulas de maneira proveitosa.

Aí começa uma nova série de dúvidas: como escolher o professor certo para seus filhos? Existe algum site que reúna todos os professores do Brasil? Como saber se o que aquele professor conta sobre o seu currículo é verdade?  

A lista de questionamentos e desconfianças pode parecer interminável. Mas fique tranquilo, suas preocupações são válidas e nesse artigo vamos tentar fazer um guia básico com sete dicas essenciais sobre o que você precisa pensar na hora de escolher um professor para o seu filho.

  1. Pense no seu orçamento:

A princípio, o mais importante para achar um bom professor particular deveria ser o próprio professor, certo? Não exatamente. Escolher um professor que se alinha com as suas expectativas e as do seu filho é uma das melhores maneiras de criar uma rotina de estudos proveitosa.

Aqui no Meu Prof, é possível fechar pacotes de aulas a partir de R$189,00 por mês, com direito a acompanhamento pedagógico e chat com professor. Existem também aulas avulsas, por R$119,00. Sabendo o quanto pode pagar, você consegue pensar melhor nas necessidades que irá atender!

  1. Analise a frequência de aulas necessárias

Agora que já sabe o quanto é possível investir, é possível encontrar professores para todos os orçamentos.  Alguns professores cobram por minuto, outros fecham pacotes por matérias e muito mais.

Reflita qual a quantidade ideal de aulas para o seu filho. Pode ser que uma aula a cada 15 dias seja o suficiente, outros precisarão de aulas semanais. O importante é pensar no que melhor se encaixa nas dificuldades da sua criança.

  1. Encontre uma maneira confiável de buscar os professores.

Se você abrir o google e pesquisar “Professor particular” o número de ofertas será imenso. O mesmo acontecerá se você for procurar em redes sociais, classificados, etc... Com tanta oferta, como saber em quem confiar?

Um dos aspectos mais interessantes das aulas online é a liberdade de poder encontrar um professor que se alinhe com as expectativas que você e sua criança tem. Dessa forma, quando estiver buscando por professores, tente dar preferência a plataformas que reúnam diversos profissionais.

Diferentemente de anúncios livres, em plataformas os professores já passaram por algum tipo de pré-seleção.  

No Meu Prof, por exemplo, garantimos que todos os professores tenham históricos verdadeiros e excelência ao trabalhar apenas com pessoas que dão aulas nos sistemas de Ensino da Somos Educação.

Para dar aula no Meu Prof, é necessário ter experiência atuando nos sistemas de ensino do grupo Somos como Anglo, pH, Ético, Eleva... que já são conhecidos por serem os que mais aprovam no país.  

Ao acessar a nossa plataforma e ver nossos professores cadastrados, você garante estar lidando com pessoas qualificadas.  

  1. Converse com o professor

É essencial dividir com o professor em potencial suas dúvidas. Fique à vontade para formular o maior número perguntas relevantes que tiver. Essa é uma maneira de garantir que ele é um bom candidato para sua família.

  1. Saiba o que perguntar para o professor

As perguntas devem ser orientadas pelas metas que vocês buscam com as aulas particulares, e como elas podem ser atingidas junto com eles. Algumas perguntas podem ser incorporadas na sua lista são:

  • Qual é a sua formação acadêmica e experiência de ensino?
  • Qual é o seu método de ensino e como você adapta suas aulas para diferentes níveis de habilidade e estilos de aprendizagem?
  • Você possui algum material didático que possa ajudar no ensino?
  • Quais são suas expectativas para o desempenho do meu filho? Como você mede o progresso dele?
  • Como você lida com possíveis problemas de comportamento do meu filho durante as aulas?
  • Qual seu nível de ensino no assunto que meu filho está aprendendo?
  • Como eu posso te ajudar a fazer um trabalho de excelência junto do meu filho?
  • Quais são os seus planos de contingência se o meu filho não obtiver os resultados esperados?  

  1. Conheça as políticas de uso da plataforma de do professor

Se você contratar uma plataforma como o Meu Prof, não esqueça de perguntar também sobre as políticas de cancelamento, pagamento e remarcação. A parte prática das aulas também pode influenciar em como elas serão percebidas pelo seu filho.

Em alguns casos, essas dúvidas serão respondidas pela própria plataforma, em outros elas devem ser tratadas diretamente pelo professor. Independentemente de como for, entender as regras da plataforma de aulas pode te ajudar a dominar as aulas de maneiras mais estratégica.

  1. Saiba que a conexão com um professor exige mais do que a escolha

Mesmo com todas as dicas que apresentamos aqui, saiba que estabelecer uma conexão mais profunda pode tomar tempo e exigir disciplina. Talvez você, seu filho e o professor precisem acertar alguns ponteiros nas primeiras aulas.

Mas com essas dicas o início das aulas será tranquilo. O próximo passo é ir atrás do professor e aplicar essas ideias!  

Agora que você já leu essas sete dicas cruciais para escolher o professor perfeito, que seja um bom parceiro de estudos para o seu filho, escolher quem contratar ficará mais fácil. Se você estiver pronto para se conectar com um professor, fale com um dos nossos consultores, o Meu Prof é o lugar perfeito para começar!