A psicologia é um campo de estudo muito amplo. Tradicionalmente ouvimos falar sobre esse tema através da abordagem que visa resolver os problemas das pessoas. Por isso, pensamos que seu foco é integralmente reconhecer e tratar transtornos.

Mas, na verdade, tem muito mais!

Psicologia Positiva é o ramo da ciência que estuda como nós podemos ser mais felizes! Essa aplicação fornece dados importantes que ajudam na formação de crianças e jovens que sabem lidar com os seus sentimentos tendo assim uma vida mais alegre.

Nesse artigo, compilamos algumas informações que irão te permitir aplicar conceitos desse ramo de estudo na rotina dos seus filhos para que eles se sintam melhor!

O que é psicologia positiva?

Essa área da psicologia se concentra no estudo da felicidade. Ela estuda o que ajuda a nos tornar fortes, tranquilos e felizes. Em suma, o que torna a vida melhor.

Ao invés de tentar solucionar o que nos deixa ansiosos, depressivos ou tristes, a psicologia positiva foca no que pode reforçar os sentimentos positivos que atravessam aspectos rotineiros do dia a dia, potencializando seus efeitos.

Para conseguir isso, seu enfoque é em estados emocionais como inspiração, amor, alegria, gratidão, resiliência, compaixão, autoconfiança, dentre outros.

A professora da Universidade de Yale, Laurie Santos, que atua nesse campo, tem um podcast interessante que traz várias reflexões a cerca de como encontrar a felicidade na vida cotidiana. O programa é uma ótima opção caso deseje se aprofundar sobre o assunto!

Quando a psicologia positiva surgiu?

A psicologia positiva foi criada por Martin Seligman. A pesquisa feita por ele entre as décadas de 1960 e 1970 criou a base para a teoria psicológica do “desamparo aprendido”. De acordo com esse estudo, os seres humanos conseguem aprender a ficar desamparados e sentir que possuem controle sobre o que acontece nas suas vidas.

Esse trabalho trouxe notoriedade para o Seligman, porém, ele queria ir além. Ao invés de se fixar apenas em entender os mecanismos da depressão, ele começou a procurar entender o que traz felicidade para a vida das pessoas.

Foi assim que ele chegou ao campo que busca estudar como as emoções positivas se constituem.

5 pilares para o bem-estar: como eles funcionam?

De acordo com o Seligman é possível entender como anda a sensação de bem estar pela observação de cinco fatores que formam o modelo PERMA, são eles:

1.Emoções positivas

Ele reflete se a pessoa consegue aproveitar o momento presente, ficar em paz com o passado e ter expectativas positivas para o futuro.

2.Engajamento

É sobre a capacidade de focar complemente em determinada atividade, se afastando de possíveis distrações. Tendo a habilidade de prestar plena atenção na tarefa que está realizando.

3.Relacionamento

Referente a construir relacionamentos saudáveis com a família, amigos, professores, colegas da escola... Ter boas relações é fundamental, pois somos seres sociais que precisam estar em contato com o outro.

4. Significado

Saber qual é o propósito que guia as ações. Compreender quais os objetivos são os mais importantes. Assim, é possível ter melhores direcionamentos na hora de tomar decisões.

5. Realizações

Sentimento de vitória partilhado quando alguma meta estabelecida é alcançada. Independentemente de ser um acontecimento enorme como ser aprovado para faculdade ou algo menor, como, conseguir desenhar.  

Benefícios da psicologia positiva na vida de crianças e jovens:

Aqui no Brasil, a pesquisadora Miriam Rodrigues criou um programa de aplicação da Educação Positiva* para crianças e jovens. Ele visa desenvolver a inteligência emocional para permitir identificar e gerir melhor as emoções.

Alguns dos impactos positivos dessa abordagem listados por ela são:

-Ensinar a ter empatia;

-Identificar e compreender os estados emocionais;

-Fortalecer sentimentos positivos;

-Desenvolver habilidades para o enfrentamento de adversidades;

-Permitir identificar suas forças pessoais;

-Auxiliar a encontrar um propósito;

-Ter comportamentos construtivos frente aos conflitos.

-Tornar os relacionamentos pessoais mais saudáveis;

-Promover as emoções positivas para trazer a sensação de felicidade.

Efeitos da Psicologia Positiva nas escolas

Além dos princípios que podem ser facilmente percebidos no crescimento pessoal do seu filho, a psicologia positiva também provoca efeitos no comportamento das turmas em sala de aula.

Segundo a Miriam, ela facilita que os alunos tenham um desempenho escolar de excelência, pois conseguem ter mais concentração nos estudos, prestando bastante atenção na execução das tarefas.

Outro ponto é que diminui a incidência de bullying, afinal, um dos principais objetivos é desenvolver a empatia. Quando os estudantes conseguem se colocar no lugar do outro, casos de violência física ou psicológica entre eles diminui consideravelmente.  

Também é possível identificar uma redução em quadros de depressão ou ansiedade. Isso ocorre porque o jovem passa a ter mais ferramentas para lidar com situações desafiadoras que permeiam a aprendizagem. Como eles estão mais preparados para passar por momentos difíceis tendem a não sentir tanta ansiedade.

3 Dicas para aplicar a psicologia positiva na rotina escolar:

Confira as 3 dicas que separados que podem auxiliar na criação de uma boa rotina e desenvolvimento escolar!

Criar um diário de acontecimentos bons

O objetivo dessa atividade é trabalhar a gratidão. No diário, seu filho pode relatar o que ocorreu de positivo no colégio. Junto com ele, você pode lembrá-lo de como ter esses momentos é importante.

Se concentrar nas forças e não nas fraquezas

Todo aluno possui pontos fortes e fracos, faz parte da curva de aprendizagem. No entanto, para ter grandes resultados é fundamental destacar o que ele tem de bom mais do que o precisa melhorar. Assim, o jovem ganha mais autoconfiança e desenvolve autonomia, conseguindo encontrar soluções eficientes para enfrentar suas dificuldades.

Experiências positivas são uma grande fonte de felicidade

Ganhar um videogame ou um celular por ter conseguido uma aprovação pode deixar seu filho muito feliz em determinado momento, no entanto, essa sensação passa rápido. Em outros artigos, como nesse sobre cronograma escolar, falamos da importância da recompensa na jornada escolar. Contudo, elas são mais eficientes quando são experiências do que quando são bens materiais.

Um passeio em família, uma ida ao cinema, uma noite de jogos em casa conseguem deixar a criança em um estado emocional positivo por muito mais tempo que ganhar um tênis. Aposte nesses momentos!

Concluindo

A psicologia positiva é o campo de estudo científico que se debruça sobre o que pode tornar a vida melhor. Ela fornece vários insumos para facilitar as relações que jovens e crianças estabelecem na escola seja com outros alunos, professores ou consigo.

*fonte: https://ipog.edu.br/wp-content/uploads/2020/11/marcela-martins-ferreira-fdgyn002-1281531.pdf