As diversas ferramentas digitais existentes hoje permitem que as aulas online sejam muito dinâmicas. Trazendo assim diversos benefícios para a formação do aluno.  

No entanto, conseguir se concentrar completamente tendo tantas distrações a apenas um clique de distância pode ser bastante desafiador para algumas crianças.

Com alguns ajustes básicos é possível aproveitar integralmente os benefícios do ensino digital deixando de lado qualquer elemento que possa atrapalhar o foco.

Para auxiliar a sua família a se beneficiar ao máximo das vantagens da inclusão da tecnologia na educação, vamos abordar nesse artigo 7 dicas de como é possível ajudar as crianças durante as aulas online.

Qual a importância da tecnologia na educação?

A nossa vida cotidiana é totalmente permeada por dispositivos tecnológicos. No momento histórico em que vivemos é preciso saber lidar com essas ferramentas para vencer os desafios que nos são impostos diariamente.

Incluir a tecnologia na educação das crianças é uma forma de prepará-las para a vida em sociedade. Com a supervisão adequada, os estudantes conseguem aprender de forma mais participativa com o apoio da internet.

Quais os principais desafios durante as aulas online?

Antes de começar com os estudos na internet, uma boa estratégia é avaliar o que pode dificultar essa atividade. Fazer uma lista com todos os pontos levantados permite mapear como tornar a experiência mais eficiente.

Cada aluno possui características pessoais específicas que vão alterar em maior ou menor grau o que ele precisa para se dedicar integralmente. Contudo, alguns pontos costumam aparecer com frequência quando pensamos nos desafios, são eles:

- saber lidar com as distrações;

-gerenciar o tempo;

-garantir boa conexão com a internet;

-ergonomia para estudar com conforto

7 dicas para aproveitar ao máximo as aulas online:

A seguir, vamos propor soluções para esses problemas e incluir mais algumas atitudes que vão tornar as aulas online do seu filho bastante proveitosas.

1.Monte um espaço de estudo confortável

Ter a possibilidade de estudar sentado de qualquer jeito no sofá ou deitado na cama pode ser atraente, mas não faz bem! Ergonomia é muito importante.  

A carteira escolar disponibilizada pelos colégios costuma ser adequada para que o estudante fique com a postura correta durante as aulas. Em casa, é preciso encontrar um espaço que seja adequado também.

Assim, fica mais fácil prestar atenção na lição, pois incômodos como dor nas costas, câimbras, dores musculares não vão tirar a concentração do seu filho.

2.Afaste as distrações

Tirar as possíveis distrações do ambiente de estudo ajudam a criança a focar. No espaço em que as aulas forem acontecer evite deixar dispositivos ou brinquedos que atraiam a atenção do seu filho.

Além disso, pelo período em que ele estiver em contato com o professor através da internet, busque bloquear sites e notificações de aplicativos. Assim, nada vai atrapalhar a concentração dele, permitindo que ele consiga ter uma experencia mais imersiva no conteúdo pedagógico.

3. Tente deixar a casa silenciosa

Os ruídos naturais que fazem parte da rotina de qualquer casa, às vezes também podem atuar como distrações. Principalmente quando a criança tem dificuldade em focar por períodos mais longos.

Procure marcar as aulas do seu filho para um horário em que o ambiente vai estar mais silencioso. Dessa forma, ele conseguirá fixar a atenção apenas no que o professor está falando sem ficar curioso com o que está acontecendo em outros cômodos.

Se por algum motivo a casa ou a vizinhança estiver com barulhos, uma opção é orientar o aluno a fazer aula com fones de ouvido. Assim, ele vai ser menos impactado por sons externos.

4.Defina horários específicos para as aulas online

Previsibilidade é benéfica para crianças e jovens. Ter uma rotina auxilia a criar hábitos, diminui a ansiedade e permite que seu filho aproveite melhor o tempo presente.

Essa habilidade de conseguir estar voltado integralmente para a atividade que está desempenhando em dado momento faz com que seu filho possa ser mais participativo durante as aulas online.

Cultivar esse comportamento também permite que ele não fique pensando em outras coisas que podem estar acontecendo em outros lugares. Com tantos estímulos disponíveis, saber deixar o que não é importante de lado é crucial para a vida escolar e também para a vida pessoal.

5.Confira se a conexão com a internet está boa

Antes do seu filho começar a aula online, dê uma checada na internet. Confira se a velocidade está adequada e está tudo funcionando corretamente.

Falhas de conexão, imagem travando ou até mesmo perder o sinal durante a classe fazem o estudante perder o foco. Até retomar a concentração leva tempo e isso pode desestimulá-lo.  

6.Inclua pausas na rotina de estudos

Ficar sentado estudando por longas horas às vezes diminui o rendimento do aluno. A maioria das crianças não consegue manter o foco por um período muito extenso.

Sendo assim, coloque momentos de descanso durante a rotina escolar do seu filho em casa, principalmente antes e depois da aula particular online. Dessa forma, ao começar o encontro com o professor ele vai estar renovado e mais disposto.

7. Acompanhe o desempenho dele e o incentive

Palavras de apoio e incentivo fazem muito bem para as crianças, pois afastam qualquer possível insegurança.

Acompanhar de perto o desempenho do aluno oferecendo um conselho positivo sempre que ele passar por alguma dificuldade o torna mais autoconfiante.