Para conseguir se expressar bem ter a habilidade de interpretar corretamente a comunicação verbal (livros, mensagens, notícias) e não verbal (tom de voz, postura, expressões faciais) é pré-requisito.  

Essa capacidade de interpretação começa a ser desenvolvida logo no início da jornada escolar da criança e se mantém presente até a vida adulta. Por esse motivo, é de extrema importância que os alunos aprendam a ler e interpretar com maestria.  

Para te ajudar a estimular que o seu filho adquira experiência nessa área de conhecimento, organizamos esse artigo com mais informações, dicas e elementos para que ele consiga compreender melhor o que lê.

Saber ler X Saber interpretar: qual a diferença?

Ler é a ação técnica cognitiva em que decodificamos os símbolos (letras) e os organizamos através das regras gramaticais. Ou seja, a leitura consiste em entender as palavras, frases e orações que formam um texto.

Interpretar, por sua vez, significa dar sentido para o que foi lido. A interpretação consiste em atribuir significado para o que lemos, reconhecendo o que “as palavras querem dizer”. É por meio dela que podemos compreender as mensagens que o texto procura trazer.

Mesmo sendo práticas distintas, leitura e interpretação são indissociáveis. Afinal, mais do que conseguir ler as frases é preciso entender a mensagem central do que está sendo lido.

Ler mais para interpretar melhor: como funciona

Quando se fala em dica para conseguir melhorar a interpretação, o primeiro tópico que costuma aparecer é: ler mais.

Pode parecer obvio, mas é a verdade. Quanto mais se lê, mais a habilidade de interpretar se desenvolve. No entanto, isso não significa apenas ler muito, é preciso ter qualidade na leitura. Prestar atenção, fazer anotações, buscar compreender as nuances do texto, intenção do autor...

É um exercício que requer atenção e deve ser feito com calma.

A importância da interpretação na vida escolar

A matéria que nos vem à cabeça quando pensamos na importância da interpretação para os resultados escolares das crianças normalmente é português. Contudo, como já exploramos no texto sobre desafios no aprendizado da matemática, muitos alunos possuem mais dificuldade em entender o que as questões pedem do que em aplicar as fórmulas.

Isso sinaliza que a capacidade de entender bem o que está sendo lido, extraindo todas as informações necessárias, é exigida em todas as disciplinas. Até mesmo nas exatas, em que às vezes se acredita que basta ter conhecimento técnico, a interpretação se faz parte fundamental do processo escolar e pode impactar diretamente nas notas.

Além disso, conseguir interpretar bem situações de conflito e elementos de comunicação não verbal é uma soft skill que permite que seu filho consiga ter uma sociabilidade melhor, encontrando soluções para as adversidades que possam surgir.  

Benefícios de uma boa interpretação na rotina escolar:

Como pode ser notado, ler e interpretar bem é a base sobre a qual um bom desempenho educacional se constrói. Dar destaque para a evolução do seu filho nessas habilidades podem trazer:

-Maior facilidade em compreender a matéria trabalhada na aula;

-Rapidez na hora de resolver exercícios de ciências exatas (matemática, física, química);

-Conseguir solucionar conflitos com base a observação e identificação correta da situação;

-Melhor desempenho em trabalhos expositivos;

-Conquistar um aproveitamento maior em provas longas, vestibulares, exames de admissão;

-Ter mais eficiência na hora de estudar.

4 formas de melhorar a leitura a interpretação das crianças:

Para criar um bom leitor que consegue compreender bem os textos, interpretando corretamente as informações, é fundamental estimular bons hábitos em casa. Alguns ajustes simples na dinâmica de estudos já promovem grandes benefícios:

Treinar a leitura

Pode parecer óbvio, mas é só através da prática constante que o aluno irá conseguir desenvolver essa habilidade. Quanto mais ele ler, mais vai se familiarizar com o processo de compreensão da escrita.

Ler diversos gêneros textuais

Para conseguir ter mais repertório de interpretação uma ação importante é se colocar em contato com diferentes tipos de textos. Estimule que o seu filho leia matérias jornalistas, revistas, quadrinhos, poemas, contos... O propósito é ter mais proximidade com diferentes formas de expressão.

Separar um tempo para ler com calma

A pressa às vezes dificulta o entendimento pleno. Por isso, reserve um horário na rotina da criança para que ela possa se dedicar a leitura com total atenção. Assim, ela irá absorver melhor o conteúdo.  

Afastar distrações durante a leitura

Interpretar corretamente requer foco total no texto. Tirar elementos que podem atrair a atenção do seu filho enquanto ele lê, o ajudará a se concentrar melhor. Procure bloquear as notificações das redes sociais, encontre um local silencioso, retire do espaço de estudo vídeos games, jogos ou outros recursos que possam desconcentrá-lo.

Dica extra: estudo individual guiado

Além de se dedicar à leitura com atenção plena, ter um apoio personalizado ajuda bastante a melhorar a capacidade de interpretar.

Através de aulas particulares individuais pensadas de acordo as necessidades do seu filho, ele poderá se desenvolver com mais eficiência, pois o professor estará 100% do tempo focado nos avanços e dificuldades dele.

Essa participação focada do professor, fornece um maior direcionamento para que o aluno consiga dominar plenamente as técnicas de interpretação.