Dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA) divulgados pelo Ministério da Saúde indicam que de 3 a 5% da população em idade escolar possui Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade.  

O período de alfabetização costuma ser um grande desafio para as crianças com TDAH. A dinâmica das aulas muda, a quantidade de conteúdos novos apresentados cresce, tornando necessário ter bastante concentração para conseguir desenvolver a habilidade de leitura e escrita.

No entanto, é possível deixar esse processo mais fácil adaptando as atividades. Em paralelo ao trabalho realizado na escola, a família desempenha um papel importante para potencializar aprendizagem do aluno nessa fase.  

Para te ajudar a apoiar seu filho com TDAH durante esse momento, reunimos nesse artigo alguns passos, atividades e dicas para que vocês possam alcançar ótimos resultados!

O que é o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade?

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade é um distúrbio neurobiólogo. Os primeiros sintomas costumam aparecer no início da infância. Os mais característicos são:

-Agitação constante;

-Falta de atenção;

-Impaciência;

-Impulsividade;

-Dificuldade com atividades que exigem ficar parado.

Para fazer o diagnóstico correto é preciso que a pessoa busque um profissional capacitado. Também é fundamental seguir o tratamento indicado pelo psiquiatra para que a criança não tenha seu desenvolvimento comprometido.  

Como ele impacta o ciclo de alfabetização?

O TDAH não está relacionado com falta de capacidade biológica de aprender. Contudo, por causa uma dificuldade muito grande em prestar atenção, ficar quieto e focar em uma atividade ele acaba atrapalhando a jornada escolar.

As turmas de alfabetização já são um desafio para os alunos, pois o modelo de aula e a quantidade de conteúdos que eles precisam assimilar muda bastante. As crianças com TDAH precisam de ainda mais esforço para conseguir se manter concentradas na aula sem se dispersar com as distrações.

É comum que o aluno com transtorno de atenção fique impaciente durante as aulas, queira levantar-se, fale ao mesmo tempo que o professor ou que os colegas, por exemplo.

Por esses motivos, se faz necessário criar métodos de capturar o interesse do aluno, além de adaptações para que ele possa se movimentar um pouco durante a classe.  

Adaptações pedagógicas que ajudam as crianças com TDAH

O estudante com TDAH precisa aprender a encontrar ferramentas para lidar com o distúrbio. Algumas motivações simples na dinâmica educacional já ajudam bastante e permitem que a criança descubra meios de driblar a falta de concentração que pode aparecer.

Motivação constante

Se manter concentrado e executar tarefas até o fim é um grande desafio para os alunos com TDAH. Motivá-los é muito importante para garantir que tenham interesse no conteúdo.

A dificuldade de concentração pode fazer com que as crianças sintam que não são capazes. Por causa disso, incentivá-las enquanto estão fazendo os exercícios e também elogiar quando elas concluem os trabalhos faz com que se sintam mais confiantes. Essa confiança as estimula a continuar com os estudos mesmo que seja complicado focar.

Acompanhamento pedagógico particular

Na sala de aula com vários alunos costuma ser difícil para o professor dar atenção as demandas individuais de cada aluno.

As crianças com TDAH precisam de apoio personalizado para conseguirem focar no conteúdo, absorvendo os ensinamentos da melhor forma. Por isso, contratar um professor para fazer esse acompanhamento particular, atuando em conjunto com a equipe escolar traz muitos benefícios para o desenvolvimento do estudante.

Durantes as aulas particulares, o profissional consegue interagir de modo mais dinâmico, aproximando as atividades de assuntos relevantes para o aluno para atrair o seu interesse.  

Além disso, durante esses encontros existem menos distrações do que na turma. Sendo assim facilita a concentração exclusivamente nos estudos.

Atividades lúdicas

As metodologias de ensino mais tradicionais em que o estudante precisa ficar sentado por horas apenas absorvendo o conteúdo passado pelo professor são desafiadoras para as crianças com déficit de atenção porque após alguns minutos elas já estão dispersas ou entediadas.  

Uma alternativa para tornar a aprendizagem mais eficientes para esses alunos é focar em atividades lúdicas. Música, contação de história, jogos educativos, teatrinhos, tudo que torna o processo de aprender mais dinâmico auxilia quem possui esse transtorno a reter melhor o conteúdo.

Atividades que ajudam crianças com TDAH na alfabetização:

Listamos algumas atividades que podem ser feitas em casa para auxiliar a alfabetização dos alunos com TDAH. São técnicas simples, mas que trazem ótimos resultados:

-Fazer leitura em voz alta: se ouvir lendo ajuda na concentração.

-Jogos de raciocínio lógica: palavra cruzada, caça palavra, jogo da memória ou quebra cabeças são exemplos de exercícios que auxiliam a reter os conteúdos brincando. Dessa forma, o aluno consegue se manter focado por mais tempo.

-Criar pequenas histórias ilustradas: incentive o seu filho a desenhar e depois a criar pequenas frases para contar uma história. Isso vai despertar o interesse dele, além de melhorar suas habilidades com a escrita.