O desenvolvimento cognitivo é uma jornada interessante que começa no mesmo momento em que uma criança nasce, já que ele está relacionado com a maneira que estamos no mundo. Essa expressão está associada ao campo de estudo da neurociência e da psicologia que foca no desenvolvimento infantil através do viés processamento de informações, formação de conceitos, percepção, formação da fala outros aspectos de tomada de decisão.

Esse processo envolve desde os saltos de crescimento que acontecem na vida do bebê até o modo como a pessoa toma decisões na fase adulta. O desenvolvimento cognitivo molda a maneira como entendemos o mundo e interagimos com ele.  

Por isso, na postagem de hoje vamos entender um pouco mais do que é o desenvolvimento cognitivo, as suas fases e o que pode influenciar o desenvolvimento cognitivo de um indivíduo.  

Os cinco processos de desenvolvimento cognitivo:

A base do desenvolvimento cognitivo acontece logo assim que nascemos, quando o cérebro passa por um crescimento muito rápido e as conexões neurais são formadas. É logo nos primeiros meses que os bebês começam e explorar o mundo através dos seus sentidos, o que cria o desenvolvimento cognitivo.  

O desenvolvimento cognitivo está dividido em 5 grandes áreas:  

  1. Percepção:

A percepção é o processo cognitivo fundamental. Ela se relaciona com a capacidade do cérebro de organizar e compreender as informações sensoriais vindas do ambiente em que se está. Ela serve como a base para entendermos e interagirmos com o mundo.  

A percepção também se relaciona com outros processos cognitivos. Ela influencia sua atenção, já que um indivíduo só tende a prestar atenção no que está sendo percebido como relevante. Ela também guia a memória e a construção de conhecimento.  

  1. Atenção

Dentro do processo de desenvolvimento cognitivo, a atenção se refere a habilidade de focar em um estímulo específico enquanto filtra as distrações. A atenção ajuda que o indivíduo coloque os seus recursos cognitivos em algo relevante.

Essa habilidade não nasce com a criança e vai sendo refinada com o passar do tempo.  

Bebês geralmente tem um baixo tempo de retenção de atenção e são facilmente distraídos, o que é natural. Mas, junto com o crescimento, a pessoa aprende a focar.

A atenção pode ser dividida entre quatro tipos: atenção seletiva (que é a habilidade de focar em algo enquanto ignora o que é irrelevante), a atenção contínua (a capacidade de manter o foco em algo por um longo período de tempo), a atenção dividida e a atenção executiva (que é a habilidade de selecionar onde irá alocar a sua atenção).  

  1. Memória

A memória é a capacidade de decifrar, armazenar e acessar informação com o passar do tempo. Ela permite que indivíduos retenham e se lembrem de suas experiências, conhecimentos e habilidades aprendidos no passado, o que ajuda a fazer parte do mundo.  

Assim como a atenção, ela também cresce com o passar dos anos.  

Existem alguns tipos principais de memórias envolvidas no desenvolvimento cognitivo:  

a memória sensorial, que é o primeiro estágio da memória e é como processamos o ambiente ao nosso redor; a memória de curto prazo, que é onde guardamos as informações necessárias para tarefas rápidas e a memória de longo prazo, que armazena as informações pela vida inteira.  

  1. Linguagem e comunicação:

A comunicação é fundamental para permitir que os processos cognitivos que uma pessoa está passando seja entendida por outras. Ela envolve descobrir, compreender e saber usar um sistema de símbolos (que pode ser a língua que falamos, gestos ou sinais) e atribuir um significado a eles.

A linguagem e a comunicação permitem o desenvolvimento do pensamento categorização e uma maneira de organizar os conceitos abstratos.

  1. Lógica e pensamento crítico:

Essa é a habilidade que envolve a capacidade de analisar avaliar e encontrar soluções para os problemas da vida cotidiana. Para isso, é necessário pensamento lógico e aplicação de estratégias.  

Esses processos de desenvolvimento cognitivo começam a acontecer na infância e vão se tornando cada vez mais complexos com a entrada na vida adulta e o desenvolvimento mais completo do cérebro.  

É essencial notar que esses processos de desenvolvimento cognitivos precisam estar interconectados e interagir um com o outro para que o desenvolvimento seja feito de maneira completa.  

Todas essas cinco áreas devem ser desenvolvidas com o crescimento do ser humano. Ao dar o apoio necessário para isso, os pais podem ajudar no desenvolvimento cognitivo e intelectual de seus filhos.  

Algumas formas simples de se divertir e ajudar no desenvolvimento cognitivo das crianças:

-Ler um livro ou uma história em voz alta

-Brincar de quebra cabeça

-Brincar com jogos da memória

-Passear em bosques, praias e florestas

-Brincar de faz de conta

-Cozinhar

-Ouvir música e tentar acompanhar o ritmo

-Brincar com jogos de tabuleiro

-Fazer experimentos científicos

Lembre-se que essa é uma lista geral, e cada atividade deve ser pensada de acordo com os gostos e preferências do seu filho, para que o processo seja mais divertido e adequado.  

Potencializando o desenvolvimento da criança:

É possível otimizar as habilidades cognitivas do seu filho através de conteúdos pedagógicos pensados especificamente para as necessidades dele.

No Meu Prof, sua família encontra um time de professores capacitados que podem auxiliar a criança a focar exatamente nos pontos que precisa de mais atenção!

Conclusão:

O desenvolvimento cognitivo é um processo que faz parte da trajetória de todas os humanos, desde o nascimento até o fim da vida. É ele quem molda nossa maneira de ver, compreender e interagir com o mundo ao nosso redor.  

Quando os pais ou responsáveis entendem quais são os principais tipos, suas fases e como ajudar nesse desenvolvimento, é possível ser um agente ativo do crescimento e desenvolvimento intelectual do seu filho.  

Assim, ele será um indivíduo capaz de ver o mundo de maneira crítica e interagir com ele.