A tecnologia está fortemente presente na nossa vida cotidiana. Da forma como nos comunicamos até o modo que usamos para pedir comida, a rotina é cheia de ferramentas digitais que modificaram a maneira como nos relacionamos uns com os outros.

Sendo assim, ser capaz de fazer bom uso da tecnologia passou a ser um pré-requisito fundamental. Por isso, inserir o universo digital na vida das crianças com moderação e controle adequados se faz tão importante nos dias de hoje. Elas precisam estar preparadas para lidar com os desafios, dificuldades e vantagens dessa nova era.  

É nesse contexto em que a escola 5.0 se insere. Ela compreende uma prática de ensino que busca incluir elementos tecnológicos no processo de aprendizagem. Nesse artigo, vamos explicar melhor o conceito dela, os benefícios e dar dicas de como trabalhar com essa abordagem em casa!

O que é educação 5.0?

A educação 5.0 é uma corrente pedagógica que busca unir conhecimentos da área da tecnologia com habilidades socioemocionais. Ou seja, esse modelo de ensino procura incluir ferramentas tecnológicas no processo de aprendizagem dos alunos para garantir uma formação mais completa.

A aproximação entre tecnologia e educação não vem de hoje. Já era proposto na concepção de educação 4.0 incluir temas como robótica ou programação na grade escolar. A atualização desse conceito veio da necessidade de trabalhar as habilidades socioemocionais (também conhecidas como soft skills) dentro da formação educacional.  

Se antes o foco era mais em permitir que os estudantes tivessem condições técnicas de lidar com o mundo digital, agora a ênfase é em formar cidadãos emocionalmente capazes de interagir nesse ambiente.

Desse modo, mais do que ter o conhecimento técnico sobre o funcionamento e aplicação da tecnologia, o objetivo da educação 5.0 é desenvolver capacidades comportamentais.

A educação se conecta com a tecnologia para possibilitar que os estudantes se tornem cidadãos mais preparados para lidar com os desafios sociais impostos no presente.

Como ela pode ser trabalhada nas escolas:

Aproximar plataformas de educação digital, como o Plurall, da rotina escolar dos estudantes gera um aprendizado mais conectado com as demandas da sociedade atual.  

É importante que os professores tragam para a sala de aula ferramentas que contemplem o universo digital. Fora os ganhos socioemocionais esses recursos tornam o estudo mais dinâmico, interessante, participativo e integrado com o resto da vida do aluno.

Ao invés de tratar a tecnologia como distração, a educação 5.0 propõe fazer dela uma aliada para potencializar a jornada escolar.


Principais benefícios da Educação 5.0:

Como já explicamos nos tópicos anteriores, as maiores benesses que essa prática traz para a vida das crianças estão relacionadas com o desenvolvimento de capacidades socioemocionais extremamente necessárias na sociedade atual.  

No entanto, isso não significa que o desempenho escolar mais tradicional representado pelas notas não seja impactado positivamente também. Ter habilidades sociais bem desenvolvidas pode auxiliar seu filho a compreender melhor os conteúdos, realizar os trabalhos e até mesmo a tirar notas maiores.

Vantagens da Educação 5.0

-habilidade de trabalhar em equipe;

-manter bons relacionamentos interpessoais;

-empatia;

-resiliência;

-criatividade;

-aprender a gerir conflitos;

-conseguir se comunicar bem.

Dicas para incluir a educação 5.0 em casa:

O processo de formação do aluno só é completo quando ele sai da sala de aula e também acontece dentro de casa. Dessa forma, a participação da família é fundamental!

Celulares, tablets, vídeo games, computadores são recursos muito presentes na nossa rotina. Reforçar as qualidades positivas deles e afastar as crianças dos perigos do uso indiscriminado permite que elas aprendam a fazer uma utilização mais consciente da tecnologia.

Usar as ferramentas digitais em conjunto

Vale ser no vídeo game, usando a internet para pesquisar sobre um tema de interesse ou até mesmo jogando jogos online. O objetivo principal é se incluir na dinâmica da criança. Assim, de forma leve, é possível apresentar as potencialidades das tecnologias e explicar os riscos que o ambiente digital traz.

Conversar rotineiramente sobre tecnologia

Mesmo tendo um grande espaço na nossa vida, é comum esquecermos de falar sobre a era digital. Conversar com seu filho sobre redes sociais, jogos, fóruns e aplicativos de comunicação te permitem entender melhor o uso que ele faz das tecnologias.

Você pode introduzir a conversa mostrando algo interessante que viu, um jogo ou vídeo que para aproveitarem juntos depois e a partir desse ponto trazer temas mais sérios como segurança digital, empatia ou até mesmo estimular a criatividade através de alguma ferramenta de desenho.  

Não deixe de conferir nossos artigos sobre bullying e violência nas escolas! Essas práticas podem começar na internet, então ensinar as crianças a se proteger e denunciar possíveis abusos é muito importante.