Se tem um tema que sempre está associado aos diversos assuntos que englobam a educação, é o investimento nela. Seja quando estamos falando de políticas públicas para o ensino, aprimoramento para o mercado de trabalho ou a criação de crianças competentes, investir em educação é sempre algo que pode fazer muita diferença na construção do processo pedagógico.

Investir em uma boa educação para os seus filhos é uma das coisas mais importantes para o sucesso a longo prazo e o bem-estar deles. Aqui estão algumas das razões pelas quais você deveria fazer investimentos na educação das suas crianças:  

  1. Desenvolvimento holístico: ao destinar recursos para uma educação de qualidade, você está cuidando para que todas as áreas do seu filho sejam bem desenvolvidas. Isso vai desde aulas particulares passando pelo desenvolvimento psicossocial e até mesmo a melhora da coordenação motora.

É através de um desenvolvimento integrado que o seu filho poderá formar traços de sua personalidade, melhorar sua inteligência emocional e desenvolver uma boa capacidade de lidar com conhecimento.  

  1. A educação é um investimento sem data de validade: levar a sua criança pequena em uma aula de contação de histórias é algo que pode ter desdobramentos durante uma vida inteira para aquela pessoa. Por vezes, um simples ato educativo pode ser primordial na formação de caráter. Uma boa educação está muito além da sala de aula e pode fazer a diferença para o seu filho.

  1. Aumentar a cognição do seu filho: aqui no blog, já falamos sobre o desenvolvimento cognitivo do seu filho e as cinco áreas que ele engloba. Mas você não deve apenas esperar que a cognição do seu filho melhore, com alguns investimentos você pode aumentar a memória, capacidade de resolução de problemas e capacidades linguísticas dele, o que o fará performar bem em diversas áreas.

  1. Aumentar os horizontes de conhecimento das crianças: às vezes tudo que precisamos para entender que o mundo é maior do que as barreiras em que vivemos é o acesso à educação de qualidade. Com um investimento adequado, seu filho poderá descobrir uma infinidade de novos lugares, culturas e pessoas. Essa também é uma maneira que ele poderá criar empatia e tolerância para coisas novas. No futuro, essas experiências podem ser uma receita de sucesso para que ele saia na frente na hora de encarar novos desafios dentro da sua vida adulta e do mercado de trabalho.  

  1. Empoderar e aumentar a autoestima do seu filho: ao ter uma variedade maior de acesso à informação e educação o seu filho poderá se sentir mais autônomo. Com isso, ele se tornará mais capaz na hora de tomar as próprias decisões. O investimento em educação é um fator importante, mas aqui no blog já ensinamos também dicas de como incentivar a autonomia da sua criança.

Em um mundo repleto de possibilidades e escolhas, se sentir seguro com a educação que recebeu para tomar as próprias decisões pode ajudar a diminuir a ansiedade e aumentar a sensação de autorrealização na criança, o que tira uma carga mental negativa tanto dele quantos dos pais e responsáveis.  

Táticas para investir na educação do seu filho

Nem sempre o orçamento dá para fazer tudo que queremos. Acontece do custo de vida aumentar, gastos inesperados podem aparecer aos montes e a sua lista de prioridades fica meio confusa. Mas sempre é possível investir na educação das suas crianças.  

Mesmo que o dinheiro esteja curto, não se desanime. Existem milhares de recursos gratuitos para investir na educação do seu filho e só de saber que você está lendo sobre o assunto já é um ótimo começo para a sua família.  

Por isso, quando estiver programando um investimento para a educação dos seus filhos, lembre-se desses simples direcionamentos para fazer escolhas mais assertivas:

- Coloque o quanto você quer gastar com educação dentro dos seus gastos fixos: existe um valor mínimo que você e sua família precisam para sobreviver, certo? Nele, geralmente são inclusos água, luz, aluguel e mercado. Passe o seu investimento em educação para os gastos fixos, dessa maneira você sempre será quanto será necessário para gastar.  

- Se envolva nas atividades educacionais do seu filho: se o seu investimento em educação não pode ser tão grande quanto você gostaria que fosse, tente investir o seu tempo na formação do seu filho. Isso pode ser feito através da criação de um ambiente favorável aos estudos, mas também com participação social.

Por isso, ir às reuniões da escola, se voluntariar para atividades ou ter um relacionamento próximo com os professores dos seus filhos pode ser um bom começo enquanto você não tem possibilidade de gastar com cursos mais caros.  

-Dê prioridade a qualidade e não a quantidade: você pode matricular o seu filho em 50 atividades diferentes, mas caso as pessoas que fazem parte dela não estejam comprometidas com o investimento em educação, elas não surtirão mais efeito do que uma atividade bem feita.