Com certeza em algum momento da sua vida você já lidou ou viu alguém lidar com uma criança que estava muito mais interessada em jogos e brinquedos do que em estudar. É possível que já tenha visto esse problema, mas já pensou que a solução pode ser justamente integrar as brincadeiras com a educação do seu filho?

Essa é justamente a proposta do ensino lúdico, que tenta conectar o ato de brincar com o processo de aprendizagem, para assim criar uma experiência educativa imersiva e completa. Nesse tipo de abordagem a brincadeira não é apenas uma atividade frívola e sim uma importante ferramenta para o crescimento intelectual, emocional e social.

Quando nos aproveitamos da curiosidade que já é natural nas crianças da educação infantil, podemos utilizá-la para que a vontade de participação dos alunos seja um fator positivo na hora de ensina algo novo. E esse tipo de abordagem não precisa ser utilizada só na escola!

Quando os pais ou parentes incorporam elementos de ludicidade na educação dos seus filhos, é possível associar o processo de aprendizado a algo divertido e envolvente. Nessa postagem, vamos ensinar um pouco mais sobre o que é o ensino lúdico e algumas maneiras de implementar ele no dia a dia de crianças do ensino infantil.

O que é o ensino lúdico

O ensino lúdico é o uso de jogos e brincadeiras para potencializar o processo de aprendizagem das crianças. Ele está ancorado em alguns importantes pilares:

- Ensino pautado em experiências: como o ensino lúdico é baseado em experiências imersivas (como os jogos), isso faz com que as crianças sejam convidadas a vivenciar o aprendizado. É importante levar em conta que o ensino lúdico deve trazer as pessoas que estão aprendendo para dentro do ensinamento. Seja com encenações, montar lego ou passeios, é importante ter experiências tangíveis para entender o conceito dentro dessa abordagem.  

-Dar autonomia: aqui no blog, já demos dicas de como incentivar a autonomia infantil. Permitir que as crianças desenvolvam essa habilidade é fundamental para o sucesso escolar e pessoal. Dentro dessa metodologia educativa ela é central. O ensino lúdico enfatiza a importância de dar liberdade para que seu filho faça as próprias escolhas, explore os seus interesses e seja o protagonista do aprendizado. Com esse tipo de empoderamento, as crianças se tornam mais conscientes do processo de educação e são capazes de se auto motivar.  

-Ensino colaborativo e experiências sociais: jogos são mais divertidos quando a gente joga em conjunto certo? Essa lógica serve também para o ensino lúdico. Atividades em grupo, como brincadeiras que utilizam de cooperação, são a chave para esse tipo de abordagem pedagógica, que vai ajudar o seu filho a desenvolver mais inteligência emocional.  

- Estímulo a criatividade e imaginação: o ensino lúdico trabalha com a criatividade e imaginação das crianças, já que nas atividades de brincadeira sempre há espaço para invenção, estimulando o estudante a pensar em novas maneiras de se expressar. Por isso, ao trazer aprendizados lúdicos para o seu filho, você está incentivando que ele explore novas maneiras de se colocar e praticar a oratória. Seja através de contar as histórias dos personagens que fazem parte da brincadeira, ou inventar regras para o jogo, a hora da conversa sobre o que vocês estão fazendo pode ser muito estimulante.

Algumas atividades que podem ajudar a experimentar o ensino lúdico para crianças do ensino infantil:

- Jogos educativos: jogos são a base do ensino lúdico, já que a palavra lúdico vem de ludus, que significa “relativo a jogos e diversão”. Por isso, quer seja com jogos de tabuleiro, jogos digitais ou até mesmo aplicativos, o uso dessas ferramentas pode ser uma maneira de aprender coisas novas ou revisar conceitos já estudados anteriormente.

-Experiências práticas: existem várias maneiras de incorporar conceitos científicos em brincadeiras. Você já viu como construir um vulcão e fazer a erupção com bicabornato e vinagre? Essa é uma delas, mas também é possível utilizar diferentes líquidos para mostrar reações como diferentes densidades interagem, ou até mesmo misturar diferentes corantes para criar uma nova cor.

Ações que podem parecer simples como essas, são algumas maneiras de aprender brincando.

-Dar passeios exploratórios: toda criança em algum momento já gostou de brincar de exploração. Nessas horas, o mundo pode parecer uma aventura, o quintal a selva e os bichinhos de estimação as feras mais perigosas. Que tal se aproveitar dessa imaginação para ensinar coisas novas?  

É possível que uma caça ao tesouro ou idas em parques públicos possam abrir um caminho para ver coisas novas e olhar com mais atenção elementos que durante o dia a dia passam desapercebidos.  Tente incorporar também usar a jardinagem ao seu favor e ensine como as plantas crescem e o que elas precisam para sobreviver!

Conclusão

O ensino lúdico traz alternativas animadoras e efetivas para o ensino de crianças da educação infantil de maneira que elas aprendam e ainda tenham alegria em aprender. Ao integrar uma atividade que traz alegria para eles, como a brincadeira, é possível criar um ambiente dinâmico e que mostra que a aprendizagem pode ser algo divertido de ser feito.  

Dessa maneira, a criança desde cedo se tornará uma pessoa com amor ao saber e proatividade na hora de aprender, já que para ela, esse é um processo divertido. Desse modo, os benefícios da educação lúdica aplicada em crianças da educação infantil perdurarão pela vida inteira e poderão ser o diferencial em sua carreira e na maneira como eles interagem com o mundo.