Falar em público é desafiador para muita gente em qualquer fase da vida. Na idade escolar, o medo de apresentar trabalhos na frente da turma pode ser bastante perturbador.

Durante as apresentações acontece de os alunos ficarem apreensivos, nervosos e preocupados de cometer erros ou não conseguir se expressar bem perante os colegas. Essas sensações, por vezes, atrapalham o desempenho escolar, pois tornam o estudante introspectivo, diminuindo a participação dele durante as aulas.  

Apoiar as crianças para que elas possam desenvolver a autoconfiança e a autonomia é a base para superar esse desafio. Por isso, vamos trazer nesse artigo orientações sobre como é possível ajudar seu filho a ter mais confiança para apresentar os trabalhos e dicas para ele se sentir mais preparado na hora da apresentação.  

Medo de falar em público e a importância de enfrentá-lo:

Ficar apreensivo na hora de se apresentar na frente de outras pessoas é bastante comum. Para alguns é tão difícil que pode até configurar uma fobia.

Para quem possui medo, mas nada extremo, é possível contornar esse desconforto com a aplicação de técnicas de oratória.  

Muitas vezes esse incômodo é resultado da baixa autoestima ou medo de falhar. Principalmente nas crianças, é comum que elas fiquem inseguras quando sentem que não dominam complemente o conteúdo sobre o qual estão falando. Por isso, atitudes simples como se aprofundar na matéria já pode ajudar!

5 passos para driblar o nervosismo na hora de apresentar um trabalho:

A capacidade de se comunicar bem é muito cobrada no desenvolvimento pessoal. Então, é fundamental auxiliar seu filho a superar esse obstáculo. Ter a habilidade de falar bem na frente de outras pessoas irá ajudá-lo na vida escolar, no mercado de trabalho e até mesmo nas relações interpessoais.  

1-Se preparar revisitando o tema do trabalho

A origem do medo de falar em pública é comumente fruto da insegurança. Sendo assim, ter amplo domínio sobre o assunto que vai apresentar permite que o estudante consiga ter maior confiança na sua performance.  

Quanto mais seu filho conhecer sobre o tema do trabalho, mais vai ficar confortável para falar dele na frente da turma. Sendo assim, procure incentivá-lo a revisar bastante o material antes da apresentação. Pesquisas, leituras complementares ou até aulas particulares são benéficas para o aluno ter mais profundidade na matéria. Com esses ajustes, ele vai se sentir mais confiante perante os colegas.

2-Organizar a ordem em que vai apresentar os assuntos

A habilidade de improvisação não é simples de desenvolver. Além disso, por causa do nervosismo pode acontecer da criança “se perder” no meio da fala.

Uma maneira de evitar essa situação é organizando a ordem em que os tópicos serão apresentados. Ajude seu filho a montar uma espécie de roteiro com introdução, meio e conclusão do trabalho. Desse modo, ele vai ter mais segurança sobre o encadeamento das ideias.

3-Fazer slides ou cards de apoio

Depois de ter em mãos o roteiro, montar slides ou cards de apoio em cartolina ajudam muito na hora de se apresentar.

Ter material para consultar, conferindo se está abordando tudo que tinha programado afasta a ansiedade. Além disso, recursos visuais tornam a apresentação mais interessante para quem está assistindo. Incluir imagens, gifs ou mini vídeos nos slides enriquece o trabalho e ainda permitem maior interação com os outros alunos.

4-Treinar a apresentação em voz alta

Quando falamos em voz alta acontece de travarmos na pronúncia de alguma palavra. Cometer esse deslize na frente da turma pode deixar seu filho mais tímido e com medo de seguir com o trabalho.

Repassar a apresentação em voz alta permite que a criança tenha maior consciência sobre a velocidade da sua fala, compreenda melhor a cadência das palavras e tenha segurança para não “embaralhar” os fonemas.  

Para ser um bom orador é preciso praticar! A cada ensaio seu filho vai se sair melhor, pois será  possível identificar os pontos que precisa melhorar. Assim, sabendo das suas fraquezas ele poderá trabalhar nelas.

5-Manter contato visual com pessoas com quem tem proximidade

Se mesmo depois de seguir esses passos, o medo bater no momento da apresentação, uma técnica é focar o olhar em uma pessoa de confiança.

Pode ser um integrante do grupo, caso o trabalho seja coletivo, ou em um amigo que está na plateia.

Ficar olhando para toda a turma, buscando sinais de aprovação ou desaprovação costuma trazer preocupações extras. Sendo assim, o ideal é manter o foco em quem seu filho sabe que vai estar o apoiando.  

O professor também pode ser figura! Só é importante tomar cuidado porque em casos de apresentações que contam nota, o estudante pode ficar nervoso ao olhar para o professor enquanto ele faz a avaliação.