Você já tentou explicar algo para uma pessoa e percebeu que para que ela entendesse, seria necessário ensinar várias coisas antes até que o seu ponto tenha sentido?

Esse fenômeno se aplica também na hora de passar os conteúdos a um aluno, e tem até um nome específico: a sequência didática.  

Sequência didática é o planejamento pedagógico feito por professores, escolas e planos diretores da educação para promover a aprendizagem de forma progressiva e coerente. Nele são mapeados quais etapas ou ações devem ser interligadas para ensinar uma ou mais matérias de maneira completa. Possibilitando assim que os estudantes possam construir o conhecimento alicerçados em bases sólidas.

Nesse post, vamos explicar um pouco mais sobre como as sequências didáticas funcionam, quais os seus benefícios e como os pais podem ajudar na jornada de aprendizagem dos seus filhos. Com alguns simples conhecimentos é possível potencializar a estruturação de atividades que auxiliam no desenvolvimento escolar do seu filho de acordo com o que foi programado pelo colégio.  

O que é sequência didática

A sequência didática é a área da pedagogia que envolve o estudo de quais etapas ou ações do ensino devem estar interligadas e a partir de qual ordem ela deve ser colocada. As práticas relacionadas a sequência didática envolvem desde a definição dos temas que serão explorados até as estratégias serão mais adequadas para apresentá-los as turmas.

Dessa maneira, o aluno tem uma experiência de aprendizagem mais estruturada e significativa, isso ocorre porque o conhecimento vai sendo construído aos poucos, de forma que faça sentido para ele. Assim, os conteúdos costumam ser retidos com mais facilidade, já que o aprendizado de terminado tema está sempre interligado com o outro que foi trabalhado anteriormente.  

Além disso, a sequência didática também promove a construção do conhecimento de maneira autônoma, afinal as ferramentas que são construídas no dia a dia da sala de aula permitem avançar com mais facilidade no aprendizado em casa.

Com um conhecimento estruturado de maneira clara, os alunos conseguem entender conteúdos que poderiam ser incompreensíveis se ensinados de uma só vez, já que eles foram quebrados em tarefas menores e mais compreensivas.  

Alguns benefícios de utilizar uma sequência didática

A sequência didática oferece uma série de benefícios para a jornada de aprendizagem dos alunos, incluindo:

-Estrutura: Atividades sequenciadas ajudam a criar um ambiente de aprendizagem seguro e organizado, dessa maneira pode reduzir a ansiedade dos alunos.  

-Conhecimento sistematizado: Já que o conhecimento está sendo construído aos poucos, a criança consegue desenvolver a compreensão de maneira profunda, uma vez que todo o processo foi explicado a ela.  

-Desenvolvimento de habilidades: O aprendizado sequenciado possibilita que o aluno vá desenvolvendo suas habilidades de maneira gradual, o que fortalece o seu senso de realização.

-Retenção de informações: Por um conteúdo está relacionado ao próximo, as sequências didáticas ajudam na hora de lembrar o que já foi aprendido. Essa maneira de retomar os aprendizados passados no presente auxiliam bastante na fixação do que foi apresentado.  

-Maior motivação: as crianças costumam ser motivadas pelo senso de progressão e desenvolvimento de atividades enquanto elas progridem nos estudos

-Aumento da compreensão: As atividades sequenciadas ajudam as crianças a fortalecerem seu pensamento crítico, pois as sequências ajudam a criar maiores conexões entre um tema e o seu seguinte.

O que fazer se o seu filho perdeu conteúdos passados

Um dos pontos negativos do ensino através de sequências didáticas é que a má compreensão de um tema pode ter um efeito dominó grande na educação do seu filho. Por isso, caso você esteja sentindo que o seu filho está com dificuldade de alcançar a turma, tente dar uma atenção especial ao assunto.

O primeiro passo é entender onde está a raiz da dificuldade do seu filho, e a partir desse diagnóstico recomeçar a sequência de estudos. Uma maneira fácil é revisitar os temas através do ensino personalizado.  

Um professor particular pode conversar com o seu filho e entender como ajudá-lo. Outro ponto importante de um acompanhamento escolar personalizado é que o professor também poderá trabalhar a partir de uma sequência didática que reflita especificamente as necessidades pedagógicas do filho. Com isso, ele poderá ter uma base sólida e acompanhar com tranquilidade as matérias trabalhadas na turma da escola.  

Aqui no Meu Prof, é possível marcar sessões diagnósticas gratuitas com os professores e montar planos de estudos personalizados para os alunos. Com os nossos pacotes de aulas semanais ou quinzenais, seu filho conseguirá alcançar o ponto que precisa para acompanhar a sequência didática novamente.  

Caso tenha dúvidas de como escolher o melhor professor para o seu filho, demos mais dicas no post A importância de um professor particular e motivos para contratá-lo. Também explicamos um pouco mais de como funciona o ensino personalizado e quais são os pontos que devem ser levados em conta nessa técnica de estudos.  

Além disso, uma ação que pode ajudar que seu filho se dedique em casa é identificar com ele os objetivos de aprendizagem e estabelecer uma rotina de estudos progressivas. Também é importante trazer os temas dos estudos para os exemplos do dia a dia, mostrando para a criança livros, filmes e exemplos variados da aplicação prática de seus estudos.  

O crescimento é uma constante evolução, então é natural que o ensino também siga uma progressão. Por isso, as sequências didáticas podem começar desde a primeira infância e se estenderem continuamente. Seja através do conhecimento formal ou do aprendizado prático, elas são uma ferramenta para que seu filho saiba que está em constante evolução.