Saber escrever e se comunicar de acordo com a norma culta da língua portuguesa é de extrema importância para todos os brasileiros. Ter amplo domínio do idioma é fundamental não só para garantir um bom desempenho escolar como no momento de se colocar no mercado de trabalho.

Uma forma de aprofundar os conhecimentos sobre essa matéria é recorrer a aulas particulares. Mais do que apenas tirar dúvidas eventuais, essas classes funcionam como potencializadora, ajudando a desenvolver diferentes capacidades.  

Se o seu filho já está fazendo aulas particulares ou se você está pensando em contratar esse serviço para ele, uma pergunta que costuma aparecer é: como mensurar a evolução do estudante nessa disciplina?

Pensando em responder essa questão, trouxemos nesse artigo pontos centrais que devem ser olhados na hora de avaliar como o aprendizado do aluno está caminhando.

Português: a matéria escolar que é fundamental para a vida

Tanto na hora de entender um meme na internet como no momento de montar um relatório técnico no trabalho, dominar a língua portuguesa é a base para que possamos interagir em sociedade.

Conseguir ler e escrever não é o bastante. É preciso ter amplas habilidades de interpretação, bom vocabulário, conhecimentos literários, compreender bem a comunicação não verbal... Afinal, todos esses recursos nos são exigidos no dia a dia e quem possui mais conhecimento acumulado acaba se destacando.

Por isso, os alunos precisam ser preparados desde cedo de modo que possam ao longo da vida escolar desenvolver todas essas ferramentas de comunicação.

Aulas online de português: uma boa forma de potencializar os estudos

Uma boa forma de capacitá-los é recorrer a aulas particulares de português com o objetivo de potencializar o que é ensinado na escola. Possibilitando desse modo que eles consigam aprender ainda mais, se preparando com maior profundidade para os desafios e cobranças da vida adulta.  

Potencializando os estudos

Já abordamos aqui como funciona o acompanhamento pedagógico e as vantagens do ensino individualizado. Essas duas estratégias são bastante úteis para maximizar o conhecimento dos alunos na área de linguagem.  

Inicialmente, pode parecer que ter um bom desempenho em português ajuda apenas em matérias mais próximas desse campo de estudo como literatura ou redação, no entanto ter domínio da língua também auxilia em disciplinas aparentemente mais distantes como matemática e física.

Na hora de fazer os exercícios matemáticos, por exemplo, conseguir interpretar bem o enunciando, entendendo todas as informações disponíveis permite que seu filho tenha mais facilidade de “fazer as contas”.  

Vantagens do ensino online

Como as aulas online são mais dinâmicas, pois o professor pode utilizar recursos digitais para conectar as atividades com os interesses do estudante, é possível explorar a aplicação da leitura e interpretação na resolução de diferentes situações educacionais.

Além disso, durante as aulas online o profissional consegue dar total atenção ao seu filho. Identificando exatamente quais pontos precisam de mais cuidado, os temas em que ele tem maior dificuldade e planejar um trabalho que se conecte com essas necessidades.

Como mensurar se as aulas de português online estão funcionando?

Normalmente, quando pensamos em medir a evolução escolar a primeira coisa que vem à mente é a nota. Contudo, avaliações quantitativas são apenas parte do processo de aprendizagem.

Principalmente nas matérias de linguagem é preciso compreender como o aluno está se saindo para além do desempenho dele em uma prova.

A melhora do resultado nas atividades avaliativas formais que são aplicadas na escola funciona sim como um indicativo de que as aulas particulares estão sendo eficientes. No entanto, principalmente quando seu filho já tem o costume de tirar notas boas na matéria, é importante olhar também para outros pontos.

Para facilitar, listamos abaixo alguns indicadores qualitativos que podem ajudar a sua família a entender como está sendo a relação do aluno com o apoio educacional.

Principais pontos que indicam sucesso nas aulas:

-aumento do gosto pela leitura e escrita;

-facilidade em concluir tarefas de redação;

-melhora na interpretação dos enunciados das atividades de diferentes disciplinas;

-agilidade em fazer exercícios com textos introdutórios;

- diminuição dos erros ortográficos;

-domínio da norma culta da língua portuguesa;

-desenvolvimento de habilidades comunicacionais;

-desenvoltura na hora de se expressar verbalmente;

-comunicar melhor emoções e desejos (principalmente em crianças pequenas).

-maior autoconfiança quando precisa se expressar em público.

Como cada aluno possui uma curva de aprendizagem única. É preciso levar isso em conta na hora de fazer a mensuração. Não necessariamente todos esses pontos vão ser desenvolvidos ao mesmo tempo. Busque priorizar alguns aspectos de cada vez!

Montar um planejamento auxilia a maximizar os resultados:

Para ter os melhores resultados possíveis, uma ótima alternativa é junto com o professor traçar metas de aprendizagem. Ter esses objetivos estabelecidos e pensar estratégias para alcançá-los torna a rotina educacional do seu filho mais tranquila.

Assim, com um direcionamento concreto, o profissional, através do acompanhamento educacional, monta um planejamento assertivo para organizar os estudos da criança, definindo o que deve ser trabalhado, em quanto tempo e como mensurar os avanços.