Dentro os inúmeros desafios de se criar uma criança, um dos mais importantes, porém pouco discutido é a construção da autonomia infantil.  

Ao conviver com adultos, existe a percepção de que o controle de suas escolhas e auto responsabilização é uma característica carregada desde o nascimento, no entanto, assim como aprender a ler e escrever, a independência é algo que deve ser ensinado.

Ter autonomia desde a infância ajuda na criação de um indivíduo confiante.

A independência incentivada em uma criança permeará as escolhas feitas durante toda a vida, desde o que comer e como se vestir até passando para assuntos mais graves, como com quem eles se relacionarão. Nesse artigo, vamos conversar um pouco sobre como é possível incentivar a autonomia em seus filhos.

O que é autonomia

Autonomia é a capacidade da pessoa em agir de maneira condizente com seus desejos, valores e interesses.  

De acordo com o manual de desenvolvimento infantil, a criança começa a mostrar os primeiros traços de autonomia aos 18 meses. Algumas ações que demonstram que ela está desenvolvendo esse sentido é a capacidade de ir ao banheiro, escolher as próprias roupas e dizer quais comidas gostam e quais não.  

É bem comum que algumas pessoas vejam autossuficiência como um traço de autonomia. Mas, nem sempre um indivíduo capaz de realizar seus cuidados próprios é alguém autônomo.  

A chave de diferença entre um e outro é que a autonomia envolve a capacidade de fazer suas próprias escolhas ao realizar uma função.  

Por isso, mesmo que pareça mais fácil ditar exatamente a maneira “correta” de se fazer algo, é preciso abandonar o micro gerenciamento e deixar que as crianças determinem a maneira que querem encarar os desafios (mesmo que isso signifique que eles estejam mais sujeitos ao erro).  

Benefícios de uma criação autônoma:

  • Desenvolvimento de personalidade;
  • Confiança;
  • Autonomia sob sua mente e corpo;
  • Pensamento crítico;
  • Senso de responsabilidade;

Dicas de como ajudar no desenvolvimento da autonomia da sua criança

Acompanhe as dicas que separamos para você tornar a sua pequena ou pequeno mais autônomo desde cedo.

Dê poder de escolha

Tão logo a criança começa a mostrar seus primeiros traços de personalidade, já é possível começar a incentivá-la na tomada das próprias decisões. E uma das primeiras maneiras que você pode fazer isso é dando o poder de escolha a elas. Crianças pequenas costumam ter pouco espapaço para tomar decisões em relação a própria vida.  

Perguntas bem simples como qual calça ele prefere usar ou em qual prato ele gostaria de comer ajuda a construir maneiras de se expressar.  

Além disso, essas questões, mesmo que pareçam corriqueiras para você enquanto adulto, podem fazer uma enorme diferença no desenvolvimento do seu filho, atuando na maneira como ele percebe a si mesmo e ao mundo.

Tente perceber quando o seus filho não precisa de você

Por mais que essa possa parecer uma dica fácil, ela esconde grandes desafios. Isso acontece porque é preciso uma virada de chave na maneira como os pais costumam se relacionar com a criança.  

Desde o nascimento, é comum que aquele indivíduo precise de alguém que cuide integralmente dele. Mas com o crescimento, essa dependência vai se atenuando.  

Pode parecer um movimento natural ajudar o seu filho toda vez que ele estiver desempenhando uma ação, por isso, tente criar uma diferenciação de quando aquela tarefa não é realizável sozinha e quando você não precisa intervir.

A criança está demorando para comer sozinha? Deixe que ela tome o tempo necessário. Você a viu tentando pegar um objeto em um lugar alto demais? Talvez esse seja um momento de ajudar!

Se estiver em dúvida se deveria ou não executar a tarefa com ela, tente ficar de olho na linguagem. Se ela estiver te chamando ou acuada, busque uma maneira de auxiliar no que está sendo feito. Agora, se ela parecer compenetrada em sua tarefa, experimente deixá-la explorar sozinha.  

Dê tarefas para as crianças executarem

Sabe aquele sentimento de realização que aparece ao terminar de executar uma tarefa complexa? As crianças também gostam de se sentir assim. Por isso, crie tarefas para que seus filhos se sintam fortes e independentes.  

É importante que sejam tarefas adequadas a faixa etária da criança. Ações tão simples quanto guardar os brinquedos ou ajudar a separar os alimentos para fazer o almoço já podem aumentar a confiança dos pequenos.  

Respeite os sentimentos e ouça as opiniões do seu filho

As crianças não têm muito controle da própria rotina, então, tente reafirmar que eles têm controle sob seus sentimentos e opiniões.  Dando espaço para que seu filho se expresse livremente, você ajuda que eles se sintam mais autônomos.  

Deixe que eles façam as coisas do seu jeito

Todos possuem um jeito ideal de fazer determinadas das suas tarefas. Mas, para isso, você dominou a técnica ao longo da sua vida, levou tempo para aprender. Sendo assim, quando seu filho estiver começando a fazer algo, ensine a ele e deixe que a criança explore as possibilidades na realização daquela tarefa.

Um exemplo disso, é deixar com que a criança faça o seu próprio cronograma de estudos ou um cronograma de tarefas da casa. Mesmo que não saia perfeito, ela já vai aprendendo a ter autonomia em vários âmbitos da vida, inclusive no seus próprios horários.  

Críticas construtivas ajudam na criação de disciplina, no entanto, quando feita muitas vezes e de forma muito contundente, pode desencorajar a criança a fazer algo por si, pois assim, ela evita as críticas.

Incentivando a autonomia em crianças com restrições motoras e mentais

Quando a sua criança precisa de cuidados especiais é comum que você se torne mais atento as suas vontades. Contudo, realizar todas as tarefas daquela criança às vezes faz com que ela sinta que possui ainda menos poder de escolha.  

Leia também: Atividades lúdicas para autistas

Até mesmo para crianças com autonomia limitada (seja por dificuldades intelectuais ou motoras) é possível desenvolver o senso de escolha, oferecendo possibilidades realísticas dentro do escopo do que elas conseguem fazer.

Conclusão

Controlar muito fortemente as ações dos seus filhos pode minar toda a confiança que ele tem em si. Dar autonomia mostra que você confia na relação e educação que você construiu com a criança, e isso é muito mais valioso para a relação dele com a sociedade.

Por aqui você descobre quando é necessário uma aula de reforço infantil e muitos outros temas sobre o desenvolvimento infantil. Continue acompanhando o Blog Plurall!