O Ensino Médio é um período decisivo para a vida dos alunos. É nesse momento em que eles devem escolher qual carreira seguir, aprofundar os estudos e se preparar para o vestibular.

Durante essa época, o adolescente é muito exigido. A pressão para que ele consiga garantir o melhor desempenho possível, concretizando assim seus objetivos é alta. Paralelamente a vida escolar, o jovem ainda precisa lidar com os desafios do seu amadurecimento pessoal.  

Por esses motivos, ter acompanhamento educacional além da sala de aula é extremamente benéfico para que ele atinja seu potencial máximo. As aulas particulares são uma ferramenta de apoio que possibilitam o estudante construir sua jornada rumo ao vestibular com mais tranquilidade.

Buscando ajudar sua família a entender melhor como funcionam as aulas particulares para a preparação de alunos do Ensino Médio, montamos esse artigo trazendo os pontos mais importantes sobre esse tema, assim você pode escolher se essa é a alternativa certa para o seu filho com mais segurança.

Aula particular: quando contratar?

Existe o pensamento muito disseminado no senso comum de que aulas particulares são apenas para alunos cheios de dúvidas, baixo rendimento ou com problemas de aprendizagem.  

Contudo, essa ideia não é verdadeira! Em outros conteúdos aqui do blog já tratamos desse tema. Para entender melhor sobre esse assunto, confira nossos artigos sobre a importância do professor particular e o funcionamento das aulas de reforço.

Estudantes que buscam potencializar o aprendizado e atingir objetivos específicos, como uma aprovação no vestibular, se beneficiam muito do ensino individualizado, pois por meio do contato próximo com o professor eles conseguem desenvolver as habilidades que mais necessitam para alcançar o sucesso.

Como a aula particular pode ajudar alunos do Ensino Médio

O Ensino Médio é uma fase pedagógica em que as matérias são correlacionadas. Sendo assim, é fundamental ter uma base de conhecimento sólida para que no terceiro ano o estudante esteja pronto para realizar o vestibular.

Através do ensino particular individualizado, o adolescente consegue adquirir uma “bagagem de conhecimentos” robusta que o permitirá ter repertório para enfrentar provas concorridas.

Isso ocorre, principalmente, porque o professor consegue identificar os pontos que o estudante mais precisa dar atenção, otimizando as qualidades que ele já possui e focando esforços no que deve ser melhorado.  

Carreiras diferentes pedem abordagens diferentes

Com o Novo Ensino Médio, os estudantes têm a possibilidade de escolher quais disciplinas irão compor sua formação de acordo com a carreira que pretendem seguir.  

No entanto, em sala de aula, com um grande número de alunos, é difícil para o professor contemplar as especificidades de cada um nos diferentes campos de aprendizagem.

Recorrer ao ensino individualizado é uma ótima opção para dar um enfoque maior nas capacidades que serão exigidas do seu filho em provas específicas para a admissão na carreira que ele gostaria de cursar.  

Habilidades socioemocionais: aprendendo para além das notas

Tirar notas boas nas avaliações escolares ao longo das séries do Ensino Médio é importante. No entanto, a sociedade atual exige que além de bons resultados avaliativos os alunos tenham capacidades socioemocionais para lidar com os desafios do mundo moderno.

Essas habilidades (também conhecidas como soft skills) também são testadas no vestibular!

Conseguir ter um bom poder de concentração, gerir o tempo, estabelecer prioridades, controlar a ansiedade e possuir autoconfiança são exemplos de soft skills que auxiliam o estudante nos concursos de admissão.  

Na escola, é um desafio para o professor trabalhar essas habilidades de toda a turma. As aulas particulares permitem que o profissional consiga estabelecer planos de ação personalizados para o seu filho baseado naquilo que vocês consideram mais importante desenvolver.

Vantagens da aula particular para alunos do Ensino Médio

Retomando o que destacamos anteriormente, fazer aula particular online permite que todos os alunos tenham uma formação mais completa. Não é necessário ter dúvidas ou problemas no desempenho para se beneficiar dessa ferramenta.

O ensino particular é aliado das famílias que buscam potencializar os estudos dos jovens para conseguir a aprovação em uma faculdade de ponta ao final do Ensino Médio. Mesmo que o estudante possua uma boa performance escolar, as aulas individuais permitem lapidar o processo de obtenção de conhecimento.  

As vantagens que são facilmente observadas na jornada educacional dos adolescentes são:  

-aumentar a fixação do conteúdo;

-criar uma base de conhecimento sólida;

-desenvolver técnicas de estudo;

-aprender a priorizar os conteúdos;

-trabalhar a autogestão;

-refinar as temáticas aprendidas;

-aprofundar a aprendizagem nos tópicos mais importantes para a carreira escolhida pelo aluno;

-identificar pontos que precisam de atenção com antecedência;

-preparar o estudante para provas de vestibular;

-montar aulas que contemplem temáticas relevantes para a carreira que seu filho quer seguir.