As aulas particulares não devem ser vistas como um recurso apenas quando o estudante precisa de ajuda extra para entender o conteúdo e ir bem nas provas.

Ter contato próximo com um professor que guia toda a trilha de aprendizagem desde o início da experiência educacional permite que o aluno exercite habilidades fundamentais tanto para a vida escolar como para a pessoal.

Se o seu filho está na educação infantil ou nos primeiros anos do ensino fundamental ele já pode se beneficiar muito desse apoio pedagógico individual! Quanto mais cedo a criança começar a desenvolver autoconhecimento, confiança e autonomia para gestão dos estudos, melhor para o seu futuro.

Para tirar possíveis dúvidas que você tenha sobre aulas particulares infantis, trouxemos nesse artigo alguns pontos importantes sobre esse tema. Vamos abordar como as aulas funcionam, seus benefícios, como definir a metodologia e qual formato se adequa mais ao que a sua família procura.

No que consiste uma aula particular voltada para crianças?

É uma aula na qual o método de ensino utilizado pelo professor para trabalhar os conteúdos, passar os exercícios e mensurar os avanços busca refletir totalmente necessidades individuais do aluno.

A classe deve ser leve, com elementos lúdicos e atividades divertidas. Essas características permitem que a criança absorva a matéria com maior facilidade.  

O objetivo principal dessas aulas é complementar a aprendizagem oferecida na escola, permitindo que a criança se desenvolva no seu próprio ritmo, de acordo com a própria curva de aprendizagem.

No colégio, as turmas são formadas por diversas crianças. Sendo assim, o profissional precisa dividir a atenção para atender cada estudante. No ensino particular, seu filho é apoiado integralmente, pois o encontro com o professor é individual.

Qual metodologia deve ser utilizada?

O ensino particular deve ser voltado para o que funciona melhor para o seu filho. Desse modo, a metodologia empregada deve ser personalizada de acordo com as demandas da criança.  

No nosso artigo sobre métodos de ensino explicamos como funcionam as principais metodologias de educação e te ajudamos a identificar qual se aplica melhor as características do seu filho.

O fundamental é conversar com o professor previamente, falar sobre o comportamento do aluno, seus gostos, dificuldades, facilidades... Assim, juntos vocês podem escolher um modelo que faça sentido e permita que o estudante tenha um melhor aproveitamento.

Principais benefícios:

-cria o hábito de estudar desde cedo;

-permite que o aluno tenha uma base de conhecimento sólida;

-fomenta a interação próxima com o professor;

-desenvolve o autoconhecimento;

-estimula a autogestão;

-gera maior autoconfiança;

-ensina a criança a usar a tecnologia para se educar;

-permite identificar possíveis dificuldades de aprendizagem precocemente;

-auxilia quem já possui alguma dificuldade desde cedo para conseguir alavancar o desempenho.

Aula particular presencial x Aula particular online

As aulas particulares possuem duas modalidades básicas presencial e online:

Presencial: o professor vai até a casa do aluno ou o estudante vai à casa do profissional. Durante o período pré-estabelecido, que costuma ser 1h, as lições são apresentadas.

Online: professor e aluno se conectam através de uma plataforma digital. Nessa modalidade é possível ter aula com profissionais de qualquer lugar do Brasil ou do mundo quando e onde quiser, sem precisar se preocupar com deslocamento.

Aula particular online para crianças é bom?

Desde cedo, a tecnologia faz parte da vida das crianças. Na sociedade atual desenhos, filmes e jogos digitais já fazem parte da rotina delas desde a primeira infância. Por isso, incluir a tecnologia na educação permite que elas se preparem para a dinâmica da vida em sociedade.

Com a supervisão de um adulto, é benéfico para a relação do seu filho com a internet introduzir esse elemento na vida dele através de uma abordagem educativa. Dessa forma, ao invés de ver a tecnologia como uma distração na hora de estudar, ele aprende a como usar as ferramentas digitais como aliadas.

As aulas particulares online são uma forma de promover o amadurecimento digital do aluno. Afinal, a internet vai desempenhar um papel de formação na rotina dele, não sendo apenas um espaço para divertimento. Ter essa percepção permite que a criança desfrute das potencialidades tecnológicas de um jeito mais saudável.

Como funciona a aula digital voltada para alunos mais novos?

Tendo a supervisão de um adulto, as ferramentas disponíveis online ajudam o estudante a se desenvolver desde os primeiros anos.

Os pequenos costumam aprender com mais facilidade através de atividades lúdicas. O interesse deles é bastante estimulado quando a lição se aproxima de temas que fazem parte do seu universo.  

Um benefício da aula particular online é que o professor pode usar diversos recursos para tornar a classe personalizada e dinâmica. É possível ensinar através de jogos educativos, aplicativos, louças digitais compartilhadas, quizzes...

Como a aula já acontece em um ambiente digital é mais fácil utilizar ferramentas que fomentam a interatividade. Assim, seu filho consegue avançar com a aprendizagem de um modo divertido!

O Meu Prof te ajuda a encontrar educação de qualidade online

O Meu Prof é uma plataforma de ensino digital personalizada segura e orientada para excelência pedagógica.  

Através do nosso site, você pode se conectar com os professores dos maiores sistemas de ensino do Brasil. Todos altamente capacitados, com ampla experiência em metodologias de ensino digital.  

Oferecemos diversos planos educacionais:

Plano Mensal Básico: conta com 2 aulas particulares por mês, planos de estudo personalizado, chat com o professor e 1 sessão de orientação de estudo.

Plano Mensal Premium: conta com 4 aulas particulares por mês, planos de estudo personalizado, chat com o professor e 2 sessões de orientação de estudo.

Além disso, contamos também com pacotes de aulas ou aulas avulsas se estiverem precisando de uma ajuda pontual.

Para saber mais sobre os nossos planos, entre em contato com a nossa equipe de consultores clicando aqui.

Vamos juntos desenvolver toda a potencialidade do seu filho!