Algumas pessoas não acreditam na eficácia de ter aulas virtuais ou procurar acompanhamento digital para os seus filhos. Essas desconfianças às vezes atingem ainda mais fortemente matérias que as pessoas têm mais dificuldade de aprender, como matemática.

Para muitos, a matemática é uma das disciplinas mais difíceis durante o período escolar. Porém, ela também traz diversos assuntos e possui uma versatilidade enorme de possibilidades para a hora de estudar.  

Por isso, ter aulas digitais de matemática pode beneficiar não só estudantes com dificuldade na matéria, como aqueles que querem expandir os conhecimentos sobre o tema.  

Nesse texto, vamos trabalhar os benefícios de ter aulas online de matemática e também quais são as abordagens que cada criança deveria ter, dependendo da sua idade:

Aulas particulares online de matemática para o Ensino Infantil:

Não existe idade mínima para aprender matemática ou para ter um contato com aulas digitais. Como as crianças nascidas nos últimos anos já tem a tecnologia como parte integrada à sua vida, as aulas online podem ser um bom momento para ensiná-las sobre aspectos do uso de ferramentas digitais.

Também é quando elas são mais novas que devemos ensinar conceitos como números, formas e tamanhos. Essas são aprendizagens básicas que ajudarão na construção de um conhecimento avançado de matemática no futuro.

As aulas de matemática para crianças do ensino infantil devem ser lúdicas e estimular a curiosidade de aprender. Isso é possível ao comparar formas que podem ser mostradas na internet (como retângulos, quadrados, círculos....) e outras formas espaciais que ajudam na coordenação viso-motora que está em construção entre os 3 até os 7 anos.

Aulas online de matemática para o Fundamental I:

Nessa fase da vida, os estudantes estão começando a compreender mais os conceitos básicos da matemática. Desse modo, as aulas devem ser pautadas em pontos como adição, subtração, multiplicação de divisão.  

Os alunos que estão entre o primeiro e o quinto ano do ensino fundamental, também iniciam a aprendizagem sobre maneiras de organizar o pensamento matemático, seja através de disposições visuais (como gráficos e tabelas) ou seja com a criação de problemas matemáticos.  

Por isso, a aula para eles deve incluir não só os conceitos como também maneiras interessantes de lidar com a lógica matemática. Isso pode ser feito através de recursos multimídia, como jogos e atividade interativas, o que fará com que essas crianças aprendam a matéria, percebendo o potencial de aplicações da matemática na vida cotidiana.

Aulas online de matemática para o Fundamental II

Geralmente, é entre o sexto e o nono ano que os alunos passam a sentir mais dificuldade com matemática. Se o seu filho já estiver tendo a percepção de que a matéria não faz sentido para ele, é possível contornar. Isso acontece por são nessas séries em que as fórmulas começam a aparecer e os problemas ficam mais desafiadores.

É muito importante que os estudantes dessa faixa etária aprendam em suas aulas particulares a capacidade de raciocínio lógica e abstrato. Isso facilitará que eles estabeleçam padrões e conexões com os conceitos matemáticos que serão apresentados para eles.

Mas não é só a capacidade de raciocínio que deve ser trabalhada, a memorização de fórmulas é crucial para resolver problemas complexos.  

Para desenvolver todas essas competências, o professor online pode trabalhar com softwares e aplicativos de cálculo disponíveis na internet. Também podem buscar conjuntamente novos desafios matemáticos que melhor se adequem ao nível de ensino dele.

Aulas particulares de matemática no Ensino Médio  

As aulas particulares durante os três anos que duram o ensino médio funcionam como uma ótima opção para adolescentes que desejam se aprimorar. Elas também ajudam que o aluno reforce os conceitos aprendidos em sala de aula.

Um professor particular pode ajudar o aluno a entender todos os recursos pedagógicos que ele acumulou em toda a sua vida escolar. Muitas vezes, algo que foi aprendido há anos pode ser útil na hora de resolver um problema atual. Na matemática, os conceitos se relacionam sempre, por isso ter uma boa base é fundamental para o sucesso na matéria.

Outro ponto que deve ser trabalhado dentro desse contexto é a disciplina, já que a matemática se torna muito mais fácil para quem sabe acessá-la de maneira metódica. Isso deve ser trabalhado de acordo com a necessidade específica de cada aluno.  

Às vezes a percepção de um método pode ser completamente diferente de pessoa para pessoa. O professor particular consegue perceber isso e adaptar o ritmo. Isso aliado ao ensino digital, que conecta o adolescente com diferentes conteúdos disponíveis na internet, pode ser um ponto primordial para um desempenho de ponta daquele aluno.

Aulas digitais de matemática com o Meu Prof.

As aulas de reforço online no Meu Prof buscam aproveitar ao máximo as possibilidades de inovação oferecidas pela tecnologia. Isso, junto com os nossos professores especialistas que também atuam em escolas que utilizam sistemas de ensino que mais aprovam no Brasil, como Anglo, pH e Pitágoras ajudam a criar um ambiente de excelência para o seu filho.

Por aqui nós personalizamos aulas, que são 100% orientadas para o objetivo de aprendizagem do seu filho. Dessa maneira, todas as técnicas que podem ser interessantes para o aluno são levadas em consideração na hora de montar uma sessão de aprendizagem.