Todos os pais buscam o que há de melhor para o seu filho quando se trata de educação. Às vezes, isso pode significar uma escola com aparatos tecnológicos, outras um professor particular que dê ouvido aos medos e dificuldades das crianças e em algumas situações um momento de descanso entre aulas para os filhos.  

Mas tão importante quanto as ferramentas que podem melhorar a performance da criança, é a criação de um ambiente seguro de aprendizagem. Por isso, o recurso que pode ser determinante para o bom desempenho acadêmico é a psicologia educacional.  

Esse ramo trabalha como os indivíduos aprendem e quais são as melhores maneiras de criar um bom ambiente para a aprendizagem. Hoje, vamos mergulhar um pouco mais nesse ramo de estudo da psicologia e em como ele pode ser um fator decisivo para o sucesso da aprendizagem do seu filho.  

O que é a psicologia educacional?

A psicologia educacional é um ramo da ciência que foca nos ambientes de aprendizagem. Ela tenta entender os processos cognitivos, emocionais, comportamentais e sociais que podem influenciar a maneira de aprender.  

Os psicólogos da educação tentam aplicar os seus conhecimentos para melhorar os métodos de ensino existentes, aumentar a motivação dos alunos, procurar novas maneiras de motivar os estudantes e ir atrás da criação de um ambiente de aprendizagem seguro e estimulante.  

Como o processo de aprendizagem é algo complexo e envolve diversos fatores, o ramo da psicologia educacional não poderia ser diferente. A base dessa área é entender como dar apoio ao desenvolvimento dos alunos. Alguns dos pontos mais importantes para isso são:

Aprendizado e cognição:

Entender como uma pessoa adquire, processa e retém uma informação nova é fundamental para a psicologia educacional. Essa é uma área de estudo que explora os processos cognitivos, a memória e a neurociência. É a partir dela que os educadores ou psicólogos educacionais desenham as melhores estratégias para um aprendizado de qualidade.  

Psicologia do desenvolvimento:

Esse é um campo de estudo científico que busca entender como os seres humanos mudam ao longo da vida. Nele, os profissionais estudam os hábitos físicos, cognitivos, sociais e emocionais que ocorrem durante  toda a vida de uma pessoa.  

Quando estudamos esses fatores, é possível entender quais são os pontos críticos no desenvolvimento do indivíduo e criar experiências de ensino que tenham relação com as necessidades específicas do aluno para que elas se adequem as potencialidades do estudante em diferentes estágios da vida.

Motivação e disciplina:

Esses são dois aspectos que tem uma importância primordial em todo o processo de aprendizagem. Por isso, os psicólogos da educação colocam no centro dos seus estudos, para que assim possam entender o que motiva um aluno e o que o faz continuar estudando.

As individualidades de cada estudante no processo de aprendizagem:

Que cada aluno é único, nós já sabemos, mas o papel da psicologia da educação é entender o papel das individualidades que cada um de nós na hora de estudar. Dessa maneira, é possível mapear como traços de personalidade, a história pregressa e as necessidades de aprendizagem especiais podem contribuir para o processo de estudar.

Aplicação de métricas de ensino:

Aqui no blog já falamos do importante papel das atividades avaliativas, mas elas são apenas uma maneira de medir o processo de aprendizagem do aluno. Os psicólogos da educação estudam também maneiras de acompanhar o progresso de um aluno e ter certeza de que ele está sendo bem assessorado.

Apesar de ser um tema pouco falado, a psicologia da educação não deveria ser debatida apenas na escola. Para os pais, ela pode ter um papel fundamental para a compreensão de como os seus filhos estão aprendendo.

Aqui listamos as principais de um sem-número de áreas da psicologia da educação. Todas elas estão interconectadas e ajudam a entender o ser humano de maneira integrada com o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.

É utilizando técnicas da psicologia da educação que os pais poderão entender o que motiva o seu filho o faz ir adiante nos estudos. Algumas crianças se sentirão mais motivadas com aprendizagem visuais, outros ficam mais animados através do ensino lúdico.

Também é através dela que os pais poderão saber as melhores maneiras de criar um ambiente propício para o aprendizado do seu filho. E isso se refletirá na maneira como a criança entende o processo de aprendizado, podendo assim criar uma paixão por aprender que carregará pela vida inteira.  

Caso o seu filho passe por alguns percalços na vida escolar, como notas baixas ou dificuldade em alguma matéria específica, a psicologia da educação também pode apoiar vocês nesses momentos.  

Com ela, é possível que você pense nas melhores ferramentas de apoio e compreensão para que o seu filho entenda que o processo de aprender nem sempre é linear e algumas coisas podem tomar mais tempo que outras.  

Para quem é a psicologia educacional

A psicologia educacional é uma ferramenta que pode empoderar pais, alunos, professores e pedagogos e tomar decisões bem-informadas sobre o processo de ensino e aprendizagem. Ela possibilita a criação de ambientes saudáveis onde a aprendizagem acontece de maneira natural.

Ao levar a psicologia educacional em conta, você conseguirá tomar decisões que levarão a educação do seu filho ao próximo nível, e da maneira que mais importa: sem que isso custe a saúde mental dele, de modo que a criança crescerá pronta para encarar os desafios no processo de aprender e carregará bons momentos ao se recordar da experiência escolar por toda a vida.