É natural que a aproximação da semana de provas deixe os alunos apreensivos. Afinal, é o momento decisivo em que todo o conteúdo aprendido por eles durante um ciclo letivo vai ser testado através de avaliações formais.

Exercícios para fazer, conteúdos para revisar e um cronograma relativamente apertado costumam provocar o nervosismo nas crianças.

Mais do que dominar a matéria em si é preciso ter tranquilidade para passar pela bateria de provas garantindo um bom resultado porque ansiedade pode atrapalhar na hora de responder as questões das provas.

Para te ajudar a organizar a rotina do seu filho nesse período destacamos algumas iniciativas simples, mas muito eficientes, para otimizar os estudos dele nessa época. Continue a leitura para conhecer as estratégias que separamos!

Quais os motivos fazem o estresse antes da prova aparecer?

Cada criança é única, então as causas do nervosismo podem ser bem particulares. Por isso, as informações que trazemos aqui são um direcionamento, contudo nada substitui uma boa conversa com o seu filho. Assim, será possível entender exatamente como ele se sente e pensar em soluções focadas centralmente nas demandas dele.

De modo geral, o que mais desperta a ansiedade dos alunos durante o período de avaliação é o medo de não conseguir responder as atividades propostas. Essa preocupação muitas vezes está ligada a falta de autoconfiança ou a dificuldades com parte do conteúdo educacional abordado no teste.

Os estudantes ficam tão preocupados com a possibilidade de tirar uma nota ruim que acabam tendo o desempenho prejudicado por conta desse receio.

O que fazer para evitar a tensão pré-prova?

A prova é o final do processo de aprendizagem. Ela é o momento em que a equipe escolar pode mensurar de forma mais assertiva como o estudante está. Conseguindo dessa forma perceber com mais clareza o quanto da matéria ele conseguiu reter.

Sendo assim, a melhor estratégia para que seu filho se sai bem nas provas sem ficar ansioso antes da avaliação é criando o hábito de estudar um pouco cada dia.  

Repassar os assuntos trabalhados na sala de aula em casa, fazer as tarefas em dia e estipular um cronograma para estar sempre revisitando os temas, auxilia a fixar o conteúdo uma parte de cada vez.

Ao invés de concentrar todas as revisões nos dias anteriores a prova, o ideal é espaçar as sessões de estudo ao longo do ciclo letivo. Essa abordagem permite que a criança não se sinta sobrecarregada por uma grande quantidade de atividades e aumenta a autoestima na medida em que o aluno vai percebendo sua evolução.

O costume de estudar diariamente gera confiança no seu filho. Isso ocorre porque ele nota que já possui domínio sobre os tópicos. Com isso, a prova passa a ser parte do processo de aprendizagem e não um momento que gera ansiedade.

Como ter uma boa semana de provas:

Cada criança possui uma personalidade, sendo assim as necessidades delas vai ser diferentes. No entanto, existem alguns pontos chaves que quando seguidos garantem que o período de avaliação será mais tranquilo. Reunimos aqui os principais deles:

1.Dormir bem

Virar a noite estudando para dar conta de repassar todos os tópicos não é uma boa estratégia. Além de ser difícil reter muita informação ao mesmo tempo, não ter uma boa noite de sono prejudica o desempenho.

Quando não dormimos adequadamente ficamos mais dispersos, apresentamos dificuldade para raciocinar rapidamente, podemos esquecer informações... tudo isso atrapalha bastante a hora da prova.

Então não esqueça, como já explicamos anteriormente o ideal é estudar aos poucos para conseguir garantir um bom descanso. É muito importante estar bem-disposto para se sair bem nas atividades avaliativas.

2.Incluir atividades físicas na rotina

Essa dica não é válida apenas para a semana de provas!

Fazer exercícios físicos regularmente auxilia na saúde mental, melhora a concentração, diminui a ansiedade e facilita até a capacidade de memorização.  

Outro benefício é o impacto positivo que os exercícios possuem na postura corporal. Possibilitando assim que seu filho consiga ficar sentado durante as provas sem ter incômodos como dor nas costas, por exemplo.

3.Ter momentos de lazer

Estudar é importante, mas incluir momentos de pausa é fundamental para o sucesso durante as avaliações.  

Separar tempo para relaxar fazendo algo que a criança gosta permite que ela vá para a prova menos tensa. Com mais tranquilidade, esquecimentos sobre alguma parte do conteúdo, os famosos “brancos” podem ser evitados.

4.Meditar

Desenvolver o hábito de meditar contribui bastante para a diminuição da ansiedade e mostra como a criança pode ficar mais focada no presente. Ela ensina a importância de dedicar total atenção ao que se está fazendo, afastando possíveis distrações.

Por esse motivo, é uma técnica excelente para que o seu filho consiga se ter mais controle sobre as suas emoções durante situações desafiadoras ou que exijam plena concentração.

Existem vários vídeos e áudios de meditação guiada na internet para facilitar o processo. Apenas 10 minutinhos diários já garantem a melhora do foco.